Placas de Vídeo

Veja 5 dicas para evitar superaquecimento da placa de vídeo

O superaquecimento da placa de vídeo complica muito a vida de quem precisa do computador para games ou para tarefas do dia a dia. Problemas ligados a altas temperaturas provocam uma série de inconvenientes no equipamento, tais como desligamentos, reinicializações, bloqueios, perda de dados e erros.

Como se isso já não fosse ruim o bastante, essas situações ainda diminuem a vida útil dos componentes e podem até causar danos irreparáveis em alguns deles.

Para muitas pessoas, a placa de vídeo tem um papel fundamental para o uso da máquina, sendo assim, selecionamos algumas dicas simples e práticas para você evitar que a temperatura cause danos nesse item essencial. Pronto? Vamos lá!

Dicas preventivas para evitar o superaquecimento da placa de vídeo

Como você poderá acompanhar, evitar o superaquecimento não tem nada de complicado. Além disso, apesar de básicos, os pontos a seguir são importantes para quem quer ter um equipamento bem cuidado e, assim, garantir sua vida útil.

1. Use ferramentas de monitoramento

É possível encontrar no mercado uma variedade muito grande de ferramentas para mapear a temperatura do computador que oferecem leituras térmicas atualizadas a cada segundo. O mais legal é que existem aquelas universais, ou seja, você pode usá-las independentemente do sistema operacional utilizado.

Algumas oferecem recursos muito úteis para uma possível manutenção, como registros de erros, travamentos e desligamentos. Assim, fica mais fácil não somente analisar como anda a temperatura, mas acompanhar a recorrência dos problemas causados e o que os provoca.

2. Mude o computador de local

Essa dica é muito útil — e fácil—, especialmente se você mora em uma região de clima quente. Tente usar seu equipamento em um local que tenha ventilação e que seja arejado. Se tiver um cômodo com ar-condicionado, melhor ainda. Sua placa de vídeo vai agradecer!

3. Atualize drives e sistemas

Praticamente tudo dentro de um PC ou notebook esquenta, mas manter as atualizações de drives e sistemas em dia pode ser fundamental para corrigir eventuais problemas de superaquecimento que possam afetar a placa de vídeo. Vale lembrar que fazer isso também ajuda no trabalho da GPU e do processador, dois componentes que também são muito sensíveis a altas temperaturas.

4. Tenha um cooler de qualidade

Contar com um cooler de alta performance pode ser uma solução muito eficiente para problemas com o calor. Há opções para todos os gostos e bolsos, por isso, pesquise um pouco para saber qual a melhor alternativa para seu equipamento e seu perfil de usuário.

Outra ideia interessante é pensar em um cooler para o processador. Vale lembrar que normalmente os modelos atuais têm esse componente, mas, de acordo com a forma de uso, pode ser necessário um mais potente para a situação.

5. Use resfriamento líquido

Um sistema de refrigeração líquido é mais caro que os mais comuns, porém, é muito mais eficiente. Essa é uma opção que deve ser considerada caso você seja um usuário intenso de sua máquina ou tenha um equipamento que merece uma atenção diferenciada.

Por fim, é sempre bom lembrar que nem sempre conseguimos resolver os problemas sozinhos. Por isso, caso surja alguma dúvida ou dificuldade com sua placa de vídeo ou com outros componentes, busque por ajuda profissional. Além de garantir que tudo está sendo feito como deveria, você ainda evita causar danos ao seu PC ou note por falta de habilidade técnica!

Agora que você conferiu nossas dicas, aproveite para assinar nossa newsletter e receber em primeira mão muito mais conteúdos interessantes como este diretamente em seu e-mail!

Atenção! Não recomendamos o manuseio do console caso você não tenha experiência. As peças internas são sensíveis e podem ser danificadas no processo, levando a novos problemas. Vale lembrar que o rompimento do lacre, independentemente do tempo, anula a garantia do aparelho. 

Na dúvida, procure ajuda especializada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *