Saiba como prevenir e acabar com as falhas mais comuns dos laptops
Com a pandemia de coronavírus, as atividades remotas dominaram o mundo. Os dispositivos eletrônicos dispararam em vendas, em especial aqueles que possibilitam uma variedade de tarefas – como os laptops.
Na hora de escolher um computador, a preferência pelo notebook é baseada principalmente na leveza e conforto que esse dispositivo pode proporcionar. Além, é claro, da portabilidade.
No entanto, os laptops podem apresentar falhas sérias que não costumam afetar PCs. Neste sentido, é interessante saber quais são os principais erros que seu notebook pode manifestar no futuro – assim como suas possíveis causas e soluções.
Assim, você poderá se prevenir e avaliar se o laptop é a melhor opção para o seu dia a dia.
Problemas com a bateria
Sem dúvidas, o principal defeito apresentado pelos laptops tem a ver com a bateria. Diferente dos desktops, os notebooks possuem a capacidade de carregamento (e descarregamento) similar a um celular e outros dispositivos portáteis. Embora essa característica seja excelente para quem se desloca com frequência e precisa levar um computador, a bateria pode apresentar problemas e dificultar a usabilidade.
Após cerca de 300 a 550 ciclos de energia, a bateria do laptop tende a ter menos vida útil. Daí em diante o usuário passa a ter cada vez menos tempo de utilização longe da tomada. Em casos extremos – mas também comuns – a bateria fica “viciada”, fazendo com que o notebook já não mais ligue sem estar conectado à tomada.
Os laptops costumam avisar quando a bateria está fraca para que você possa carregá-la, mas quando o componente está danificado, seu computador pode acabar desligando inesperadamente. É assim que surge a dor de cabeça pela perda do trabalho que não foi salvo, não é?!
Em alguns notebooks, a bateria pode ser removida e nesses casos é possível fazer a substituição por uma nova. É recomendável optar por uma bateria de boa qualidade e preferencialmente fabricada pela mesma marca que produziu o laptop.
Mas existe a possibilidade de mau contato entre a bateria e o notebook, ou até mesmo problemas no cabo de alimentação. É necessário fazer testes. Procure uma assistência técnica especializada em caso de dúvidas.
Para economizar bateria, você pode:
- Fechar programas que o laptop abriu em segundo plano
- Manter o brilho em condições mínimas
- Ativar o modo de economia de energia
- Em laptops mais modernos, procurar pela opção de “preservação de vida útil da bateria”, que limita o carregamento e previne o desgaste precoce
Lentidão
Você já precisou enfrentar um computador para lá de lento na hora de executar uma tarefa importante? Se sim, você sabe quão importante é a velocidade do dispositivo no dia a dia.
Quando o laptop apresenta lentidão, a causa pode ser o excesso de programas e arquivos instalados. Esse problema não é necessariamente uma exclusividade dos laptops, mas é mais comum entre eles, já que normalmente possuem menos memória.
É aconselhável checar com frequência o armazenamento do seu notebook a fim de excluir tudo que for desnecessário, assim você libera memória e melhora o desempenho da máquina.
Caso você seja um usuário que costuma armazenar arquivos pesados, como imagens e vídeos, cogite utilizar um disco rígido (HD) externo. Com isso, você não precisará se desfazer de documentos e seu laptop ficará mais leve.
Além de eliminar itens irrelevantes, vale a pena checar o ”Gerenciador de tarefas” do seu notebook. Finalize todos os processos dispensáveis e deixe apenas o essencial para aumentar a velocidade da sua máquina.
Você ainda pode optar por uma mudança mais radical e poderosa para alavancar a performance do seu notebook. Trocar o HD comum por um SSD torna o laptop significativamente mais rápido.
Falhas no Wi-Fi
Os notebooks possuem entrada para cabo de Internet, mas é claro que a utilização da rede wireless é a grande vantagem desse tipo de computador. Se o Wi-Fi não conectar, o laptop perde sua portabilidade.
Os problemas com a rede sem fio têm várias causas relacionadas. Caso você não consiga mais conectar ao Wi-Fi através do seu laptop, em situações extremas, é possível que a placa de rede tenha parado de funcionar. Descargas elétricas, por exemplo, podem queimar peças internas do notebook, principalmente as placas de rede.
No entanto, você pode ter simplesmente ativado o modo avião sem querer, a conexão pode ter caído de forma inesperada ou o roteador precisa ser reiniciado. Vale a pena checar todas essas opções.
Superaquecimento
Se o seu notebook começar a desligar de forma inesperada, não assuma imediatamente que a bateria é a culpada. O sistema pode estar superaquecendo – e vários problemas podem surgir a partir disso.
O acúmulo de poeira e sujeira no ventilador do notebook é uma das principais razões pelas quais o superaquecimento acontece. O hábito simples de comer em frente ao laptop pode ser o responsável pela causa de vários problemas.
O mau funcionamento do cooler ou ventoinha tem impactos sérios no desempenho do notebook. É recomendado fazer limpezas preventivas anuais – em assistências técnicas especializadas – para a remoção dessas impurezas.
Também é aconselhável adquirir uma plataforma com ventilador externo para ajudar na dissipação de calor do laptop. Esses produtos podem ser conectados via USB e custam a partir de R$80.
Problemas com a tela
O display do notebook é um componente indispensável para a plena usabilidade, assim como em diversos outros dispositivos eletrônicos. Se você não conseguir visualizar corretamente o conteúdo sendo mostrado na tela, suas atividades serão comprometidas.
A portabilidade do laptop é uma dádiva e ao mesmo tempo uma maldição, digamos. Isso porque descuidos na hora de movê-lo podem causar sérios danos. A tela é o componente que mais sofre nesses casos. Choques bruscos da estrutura do notebook com superfícies mais rígidas e quedas são as causas das rachaduras nos displays.
Outra falha comum é a tela que “pisca”. Esse pode ser um sintoma do superaquecimento ou sujeira nas peças relacionadas ao display do laptop, como a placa de vídeo. O ideal é encaminhar a máquina para uma assistência técnica de confiança.
Placa Mãe
O motivo de falha mais citado nas assistências técnicas é uma das principais peças do notebook: a placa-mãe. Nos laptops, praticamente todos os componentes são integrados à ela. Assim, diversos problemas podem ser derivados – ou consertados – através da placa-mãe.
Variações de energia podem fazer com que toda a placa-mãe, ou algum componente específico, acabe queimando. Também são comuns as falhas na junção dos componentes, “soldadas” através do método BGA. O conserto normalmente é possível através dos métodos de reballing ou reflow.
De todo modo, os problemas com a placa-mãe precisam ser investigados e resolvidos por um profissional especializado.
Fique atento aos sinais que seu notebook pode apresentar e garanta uma vida útil mais longa ao prevenir as falhas citadas nesta matéria!