Mesa de Som: O que é e para que funciona?

A mesa de som é um equipamento extremamente importante para criadores e estúdios, sejam caseiros ou profissionais

 

O mundo da música é repleto de equipamentos voltados para amadores e profissionais. Os amantes de música precisam investir em itens que vão desde fones de ouvido e microfones de qualidade até instrumentos e software. 

 

No caso dos músicos profissionais, em especial aqueles que fazem parte de bandas ou produzem música por conta própria, um dos materiais mais importantes – além dos instrumentos, é claro – é a chamada mesa de som. 

 

Talvez você esteja se perguntando: qual a utilidade de uma mesa no meu dia a dia como músico? Será que preciso adquirir uma também? 

 

A mesa de som é que faz com que a música seja finalizada, ficando pronta para todos ouvirem. Ou seja, trata-se de um equipamento extremamente importante para criadores e estúdios, sejam caseiros ou profissionais. 

 

Se você não sabe o que é ou para que serve uma mesa de som, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas, incluindo:

 

  • O que é a mesa de som

  • Estrutura e recursos

  • Mesa de som analógica

  • Mesa de som digital

 

O que é a mesa de som

 

mesa1 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

Além de ter várias funções, a mesa de som também tem vários nomes diferentes, sendo os mais comuns misturador, mesa de mistura ou simplesmente mixer, e é um item indispensável para quem trabalha com áudio. Pouco importa se você tem uma banda ou é DJ, produz música independente, cuida da música na igreja, empresa, estúdio, evento, festa, etc. 

 

Estes equipamentos são usados para mixar ou combinar várias fontes de som, de forma que possamos somá-los em um único sinal de saída. Uma mesa de som pode executar várias mixagens simultâneas e independentes, além de alterar parâmetros de som como seu volume, timbre, faixa dinâmica e efeitos sonoros.

 

Na hora da gravação ou do show ao vivo, a mesa de som é responsável por pegar o sinal eletrônico de áudio de cada instrumento e microfone (as fontes de áudio) e juntar tudo de forma que o produto final, ou seja, a música, possa ser escutada da maneira correta.

 

Depois da captura de sinais e ajustes, a mesa de som envia o produto sonoro final para os amplificadores ou equipamentos que fazem o tratamento do som.



Estrutura e recursos

MESA2 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

A mesa de som agrupa vários canais de entrada e de saída, que servem para plugar instrumentos, amplificadores, entre outros. Os canais de entrada são os que recebem o sinal das fontes de áudio e fazem a mixagem, que nada mais é do que juntar todos os sinais. Já os de saída pegam o resultado da mixagem e levam para outros aparelhos.

 

Os canais de entrada e saída têm diferentes sistemas de conectores, sendo os mais comuns o P10 estéreo ou mono e o XLR. Aliás, a quantidade de canais é um dos fatores aos quais você deve prestar mais atenção ao escolher uma mesa de som, pois diz respeito à quantidade de equipamentos que podem ser ligados ao mesmo tempo na mesa.

 

Ou seja, uma mesa de som de 4 canais de entrada permite que 4 instrumentos sejam ligados ao mesmo tempo na mesa para serem controlados, assim como uma mesa de som de 8 canais permite que 8 instrumentos sejam manipulados.

 

MESA3 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

Como é de se imaginar, a mesa de som também possui muitos botões – que visam justamente controlar os aparelhos conectados a ela. A maioria dos botões serve para ajustar o volume de cada fonte de áudio, os níveis de graves e agudos, as frequências médias e para onde o som mixado será enviado na saída.

 

Os botões de fader servem para ajustar o volume de cada canal, de modo a criar harmonia entre cada fonte de áudio, para que o resultado final seja o melhor possível. Já os níveis de graves, agudos e médios são controlados nos botões de equalização. 

 

Em geral, as mesas de som possuem diferentes faixas de equalização, dependendo da marca e modelo. Os modelos ainda se diferenciam em tipo de funcionamento: existem mesas de som digitais e analógicas. 

 

Mesa de som analógica

mesa4 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

A mesa de som analógica possui voltagem dentro do seu próprio circuito e realiza a gravação em fita, o que destaca os timbres mais graves de instrumentos, como o bumbo da bateria e o contrabaixo.

 

Em comparação com a mesa de som digital, o modelo analógico normalmente possui mais canais e são mais baratos. Porém, em compensação, as mesas analógicas não possuem equalizadores embutidos e oferece menor possibilidade de correção de erros. O profissional deve gravar em uma tomada única, até porque esse equipamento não permite deixar salvo equalizações diferentes 

 

Mesa de som digital

MESA5 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

Este tipo de mesa de som tem tecnologias mais avançadas. O processo de controle envolve a conversão das informações elétricas recebidas em informações digitais (bits), o que, consequentemente, acaba compactando o som.

 

Geralmente a mesa de som digital conta com um software que disponibiliza uma série de efeitos e equalizadores, e utiliza o mesmo controle para uma série de canais, o que torna o equipamento um pouco menor em comparação com a mesa de som analógica. Além disso, esse modelo necessita de uma interface com entrada óptica para receber o sinal elétrico de instrumentos musicais, por exemplo.

 

mesa6 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

Um ponto bastante positivo das mesas digitais é o recurso “cena”, que permite ao usuário “salvar” equalizações diferentes para diversas músicas, bandas, grupos, estilos, etc.

 

Em compensação, este modelo é bem mais caro se comparado ao analógico e exige mais conhecimento em áudio e processadores para ser manuseado da forma correta. 

 

As principais marcas de mesa de som do mercado incluem a Yamaha, a Behringer e a Soundcraft. No final das contas, a escolha por um modelo vai depender das suas necessidades e interesses. O importante é levar em consideração a relação custo-benefício!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?