Aprenda a resolver os problemas de seu Xbox One!

Herdando o famoso temor pelas “três luzes vermelhas da morte” do Xbox 360, o mais novo console da Microsoft, Xbox One, luta para provar sua estabilidade em jogo. A própria empresa convocou, por algumas vezes, a troca dos aparelhos por novos, diagnosticados com alguns problemas de hardware.

 

Apesar de possuir uma incidência menor de inconvenientes que seu concorrente, o Playstation 4 da Sony, ainda é possível ter experiências com ruídos e desligamentos inesperados por diversas causas. Se essa é sua situação, nada tema! Vamos te auxiliar com algumas dicas para os principais problemas do mais potente console da poderosa Microsoft.

Já sabe seu problema? Vá direto ao ponto!

 

Atenção, jovem gafanhoto! A M.E.C.A. não recomenda o manuseio da placa caso você não tenha experiência. As peças internas são sensíveis e podem ser danificadas no processo, levando a novos problemas. Na dúvida, procure ajuda especializada!

 

 

Superaquecimento

 

Como sempre, um dos grandes inimigos de qualquer hardware é a poeira. O Xbox One foi especialmente desenvolvido para que sua ventilação de ar permita uma temperatura normal durante os jogos. Porém, é comum que obstruções nas saídas de ar causem aquecimento excessivo no console, atrapalhando (e muito!) a performance do aparelho.

 

Assim, o Xbox One começa a apresentar lentidão, quedas de fps e, em casos extremos, desligamentos. Por essa razão, a Microsoft disponibiliza um manual de posicionamento do console, que você pode conferir a seguir:

 

Xbox One Original

 

Xbox One (Reprodução/ Microsoft)

 

Como o console não possui o suporte lateral, como no caso das versões Xbox One S e X, é recomendável que o console esteja na horizontal. Além disso, é recomendável que o mesmo esteja em um ambiente estável, bem ventilado, relativamente frio, distante de fontes diretas de calor e desobstruído. Por fim, evite colocar objetos em cima do console, principalmente sua fonte, para evitar acidentes e o fechamento da saída de ar superior.

 

Xbox One X ou Xbox One S

Xbox One (Reprodução/ Microsoft)

 

Essas versões do Xbox One possuem o suporte lateral, possibilitando que o console fique na posição vertical. A principal função do acessório é garantir a circulação de ar do aparelho, que fica obstruída sem o mesmo. Além das recomendações do tópico anterior, vale ressaltar que não se deve posicionar o console sobre alto-falantes e subwoofers, pois podem causar problemas devido a oscilação constante de sua base.

 

Por fim, é possível que os coolers estejam obstruídos por dentro. Isso ocorre geralmente por conta da poeira que circula dentro do console, juntamente do ar para resfriação. Parte das partículas acabam ficando acumuladas na estrutura da saída. Nesse caso, recomendamos a procura de um especialista em manutenção, que fará a limpeza interna do console. Que tal conferir os serviços de assistência técnica da MECA?

 

 

Luz laranja/Alimentação de energia

 

A luz laranja intermitente nos consoles Xbox One significa insuficiência da fonte de energia. Muitas vezes, o console não liga/desliga inesperadamente. Isso pode ser causado por diversos fatores, listados a seguir:

 

  • Redefinição da alimentação interna

 

Segundo a Microsoft, o console funciona em todas as regiões do mundo e, portanto, precisa definir quais as definições da fonte de alimentação apropriada. Para realizar a redefinição, desconecte o cabo de alimentação por 10 segundos e reconecte-o. Tente ligar o console novamente.

Xbox One (Reprodução/ Microsoft)

 

  • Fonte danificada

 

É possível que sua fonte esteja queimada ou tenha sofrido com algum impacto. Em alguns casos, até mesmo maresia e o próprio uso podem ser os vilões, deixando a fonte inoperante. Se possível, experimente outras fontes para se certificar.Em todo caso, não existe muito a se fazer, se não repor a peça.

 

  • Tomada e extensão

 

Tratando-se de um hardware complexo, não é recomendado que ele seja conectado em extensões. Isso dificulta a alimentação própria do console, podendo comprometer as peças internas durante momentos de estresse de performance. Experimente conectar o aparelho diretamente na tomada. Outra possibilidade é experimentar outras tomadas, testando a possibilidade da atual estar comprometida.

 

Se nada der certo, procure ajuda profissional!

 

 

Erros de leitor de disco

 

Erros de hardware de leitor são bastante comuns nos consoles. Tratando-se de um mecanismo que necessita de precisão e possui partes mecânicas, é fácil de sofrer traumas e/ou defeitos. Esses problemas são particularmente perigosos, pois podem danificar os disco dos jogos, até mesmo com riscos, em casos extremos. Uma recomendação simples é verificar se os drivers do leitor estão propriamente instalados, o que pode aliviar muito essa dor de cabeça.

 

Recomendamos a busca de uma assistência técnica competente, que fará a análise e troca do mecanismo de forma apropriada. Por sorte, você está no site de uma! Conheça a MECA.

 

 

Barulhos/ruídos

Assim como no tópico anterior, as partes do cooler são mecânicas e sensíveis. Muitos de nossos clientes reclamam de altos ruídos produzidos pela peça, causados por algum desalinhamento ou má formação da peça. Em alguns casos, a principal reclamação são barulhos agudos ou intensos, variando do som de algo arranhando como o de um avião.

 

É recomendável a troca do cooler ou reparação de seu alinhamento, geralmente realizada por um profissional técnico. Raramente o problema volta a aparecer depois da reparação.

 

Não encontrou o que buscava? Conheça mais sobre nossos serviços.

Confira outros posts da m.e.c.a!

plugins premium WordPress