Na hora de escolher um computador portátil, você pode acabar ficando em dúvida… Mas a gente te ajuda!
Até alguns anos atrás, tínhamos somente duas opções de computadores: desktop e notebook. Com os componentes eletrônicos avançando cada vez mais, chegamos a um cenário em que a variedade de máquinas é muito maior.
Na hora de escolher um computador portátil, você pode acabar ficando em dúvida entre os modelos notebook, netbook e ultrabook. Cada um deles é voltado para um tipo de usuário diferente, incluindo aqueles que pretendem usar a máquina para lazer, estudo ou trabalho.
Portanto, é essencial saber a diferença entre os modelos de computador portátil para escolher o produto ideal, que atenda as suas necessidades. Entre as características mais notáveis estão:
Diferenças entre notebooks, netbooks e ultrabooks
Os notebooks normalmente têm melhor desempenho que o netbook.
O netbook é voltado para portabilidade e tarefas simples.
O ultrabook é uma “super máquina”, sendo que seu destaque é seu design ultrafino e leve.
Ficou curioso(a) para saber mais detalhes sobre os notebooks, netbooks e ultrabooks? As diferenças vão muito além das listadas acima. Continue lendo e entenda mais sobre esses populares modelos de computadores portáteis.
Notebooks
Os notebooks são computadores portáteis com desempenho potente e por vezes comparável ao dos desktops. Esses modelos têm processadores potentes e capacidade maior de memória, que pode inclusive ser SSD, a depender da faixa de preço.
Por serem qualificados e práticos, os notebooks são os mais populares quando o assunto é computador portátil. Há muitas marcas nesse mercado: Apple, Lenovo, ASUS, Dell, HP e Samsung. A variedade de configurações e a faixa de preço também são amplas; assim, a relação custo-benefício entre esses modelos costuma ser grande.
Em termos de uso, os notebooks são voltados para usuários que realizam tarefas diversificadas no computador e buscam um equipamento mais completo. É indicado para quem quer usar a máquina para atividades que exijam desempenho no mínimo moderado – e chegando a alto, como garantido pelos notebooks gamer.
Em comparação com os ultrabooks e netbooks, os notebooks podem ser mais potentes e ter telas maiores, mas costumam ser mais pesados. Os preços são menores em relação aos ultrabooks e maiores quando comparados com os netbooks.
Netbook
Por sua vez, o netbook é um computador ideal para quem precisa de portabilidade e vai realizar tarefas mais simples, como editar planilhas e documentos, navegar na Internet e checar e-mails.
Além do consumo de energia reduzido, as telas são menores – assim, os netbooks são bem mais leves e fáceis de transportar em comparação com os notebooks e ultrabooks. Muitos netbooks usam discos rígidos do tipo SSD, o que aumenta a velocidade do acesso aos dados e reduz as chances de falha de leitura por vibrações e balanços.
Mesmo assim, o netbook geralmente não suporta downloads de peso ou softwares potentes. A sua principal função é de fornecer acesso simplificado à internet e leitura básica. Em contrapartida, o netbook é o modelo de computador portátil mais barato do mercado.
Aos poucos, os netbooks estão sendo substituídos por tablets, que são ainda mais práticos e exercem as mesmas funções.
Ultrabook
Agora, para quem está atrás de uma super máquina, os ultrabooks são os mais recomendados. Um dos motivos é o seu design ultrafino – que agrada mais o gosto do público.
Os ultrabooks superam os outros dois produtos dessa lista em todos os sentidos, tanto na questão de design, como de funcionalidades. Por conta disso, os preços são mais elevados que os demais.
Este tipo de máquina é ideal para profissionais que lidam com áreas da tecnologia, que fazem uso de muitos softwares pesados e edições gráficas. Portanto, os ultrabooks são recomendados para designers, desenvolvedores, produtores de vídeo, entre outros.
Com espessura e peso menores em comparação com notebooks e netbooks, os ultrabooks conseguem entregar ótima performance, bom desempenho de bateria e até armazenamento SSD.
Os ultrabooks também estão se aproximando cada vez mais dos tablets. Um dos principais indícios é que a maioria dos ultrabooks vêm com tela touchscreen, e já é bem comum encontrar modelos “2 em 1”, que podem ser “dobrados” e utilizados tanto em conjunto com um teclado (como se fosse um notebook), quanto somente através de sua tela (como um tablet).
Mas, para garantir seu design ultrafino, alguns componentes do ultrabook acabam sendo sacrificados. Justamente por serem mais finos, os ultrabooks costumam ser menos potentes que os notebooks, geralmente com menos armazenamento e memória RAM, e sem placa de vídeo dedicada.
No entanto, a maior desvantagem dos ultrabooks realmente é o preço. Esses modelos ainda carregam a fama de “ultracaros”, porque geralmente custam mais que notebooks com configuração semelhante.
Qual escolher?
Vale lembrar que a escolha de qualquer gadget deve baseada em suas necessidades!
Nossas dicas são:
Se o que você quer é um aparelho conversível, com boa duração de bateria e configuração ideal para realizar tarefas mais leves com rapidez, escolha um ultrabook.
Se você precisa de uma máquina mais potente, que tenha tela maior ou mais espaço interno, é melhor optar por um notebook.
Se você não quiser perder a mobilidade, não exige muito de um computador e está com a grana curta, vá de netbook (ou tablet!).
Agora ficou mais fácil escolher o seu novo computador portátil, não é mesmo? Conte nos comentários qual é o seu modelo de computador e quais motivos te levaram a escolhê-lo!