PS4 Slim esquentando: o que fazer quando o console superaquece?

PS4 Slim esquentando

Com os videogames ficando mais desenvolvidos e com diversas funcionalidades, o número de horas que as pessoas passam jogando fica cada vez maior. Isso pode provocar alguns problemas, como o superaquecimento. Já notou seu PS4 Slim esquentando? Para que isso não aconteça, você precisa tomar algumas medidas e cuidados especiais!

Mas não se preocupe! Estamos aqui para ajudar você a evitar esse problema. Algumas dicas são fundamentais para manter o bom funcionamento do console, como fazer uma limpeza constantemente e deixá-lo em lugares com boa ventilação.

Neste post, vamos mostrar o que fazer para evitar que o seu PS4 Slim superaqueça e explicar como agir para resolver o problema. Confira!

Faça uma boa limpeza

Um dos maiores erros que uma pessoa com um PS4 Slim pode cometer é deixá-lo com muita poeira acumulada. Isso ocorre quando o dono do console não faz uma limpeza constante. O maior inimigo de qualquer aparelho eletrônico é a sujeira e os pequenos detritos. Eles podem causar diversos problemas que, às vezes, não têm solução.

Por isso, faça uma limpeza constante no seu Playstation com flanelas limpas e pincéis na parte externa. Em alguns casos mais extremos, a sujeira pode até atrair insetos, que aproveitam a alta temperatura para criar seus ninhos na parte interna. Não deixe a poeira acumular e conserve a vida útil do seu videogame.

Cuide da temperatura

O PS4 Slim, assim como qualquer aparelho eletrônico, também aquece naturalmente. Porém, você precisa tomar alguns cuidados para não o deixar superaquecer. Um deles é em relação à temperatura do videogame. Mantenha seu console em locais que sejam frescos e tenham uma boa circulação de ar.

Além disso, é fundamental manter o aparelho bem limpo, como citamos anteriormente. O acúmulo de poeira e outros detritos pode fazer com que as entradas de ar fiquem bloqueadas, impedindo a ventilação. Consequentemente, a temperatura do Playstation pode aumentar consideravelmente e causar diversos problemas.

Mantenha uma boa ventilação

A circulação de ar é fundamental para evitar que o aparelho superaqueça. Uma boa ventilação impede o aumento da temperatura e diversos problemas. Uma das dicas que os gamers mais indicam é colocar o PS4 posicionado na horizontal, já que quando ele fica na vertical, o ar quente precisa passar por toda a parte interna para sair.

Além disso, tome cuidado com as superfícies em que o videogame está instalado. É preciso evitar lugares que aqueçam facilmente ou que recebam o calor do sol durante parte do dia. Procure locais na sombra e que tenham um constante fluxo de ar para que a ventilação ajude a evitar o superaquecimento.

Algumas pessoas que jogam por bastante tempo optam por utilizar dispositivos que auxiliam na circulação de ar do aparelho, como os coolers. Essas ferramentas têm a função de ajudar o PS4 Slim no processo de resfriamento. Mas fique atento, pois quando os coolers ficam muito barulhentos, significa que estão trabalhando muito para evitar o superaquecimento.

Mantenha seu PS4 Slim em um local amplo

É muito importante prestar atenção no local em que o seu PS4 Slim será instalado. Muitas pessoas acabam instalando o videogame em lugares com pouca circulação de ar, com contato constante com o calor do sol e muita poeira acumulada em volta. Por isso, é essencial manter o ambiente sempre limpo, sem sujeiras ou pequenos detritos.

Procure instalar o seu aparelho em locais que sejam abertos e evite colocá-lo em armários ou estantes que tenham as laterais e a parte de trás bloqueadas. Isso pode provocar uma dificuldade na circulação de ar e causar um superaquecimento. Esses pequenos detalhes são extremamente importantes para aumentar a vida útil do seu console.

Tome cuidado com o drive

O drive é o responsável pela leitura dos discos e é preciso ter um cuidado muito especial com ele. Além da limpeza da parte externa do PS4 Slim para evitar o acúmulo de poeira e detritos, é preciso tomar cuidado com a parte interna do console. Evite balançar demais o videogame quando for transportá-lo para outro lugar.

Isso pode causar alguns defeitos ou tirar uma peça do local, provocando um problema bem maior. Além disso, tome cuidado para não deixar que nenhum objeto, como moedas, parafusos e alimentos, entrem no drive. Caso isso aconteça, os danos em seu aparelho podem ser graves.

Mantenha o HD bem preservado

O HD é como se fosse o cérebro do PS4 Slim, por isso é fundamental tomar cuidado com ele. Uma das principais dicas é evitar colocar objetos sobre o console. Isso pode causar um superaquecimento no videogame. Além de não colocar nada em cima do aparelho, procure não deixar outras peças ao seu redor.

Assim como em qualquer outro item eletrônico, procure evitar desligamentos inesperados durante atualizações ou instalações. Jamais tire o Playstation diretamente da tomada enquanto ainda estiver em funcionamento ou quando estiver sendo desligado. Caso essas medidas não sejam tomadas, com o tempo ele vai começar a aquecer rapidamente.

Evite o uso de muitos dispositivos externos

Muitas pessoas utilizam o PS4 Slim para carregar celulares, notebooks e outros aparelhos eletrônicos. Por mais que pareça algo inofensivo, essa ação pode originar alguns problemas para o seu console. Com uma grande quantidade de objetos sendo carregados, seu aparelho pode sofrer com o superaquecimento devido ao uso intenso.

Tome cuidado com a quantidade de dispositivos conectados simultaneamente em seu Playstation, principalmente nas entradas USB. Procure utilizar o seu PS4 apenas para carregar os controles. E mesmo assim, quando a carga do seu Dualshock 4 estiver totalmente cheia, retire o fio do aparelho.

Percebeu como é preciso tomar muito cuidado para evitar um PS4 Slim esquentando? Manter a limpeza do aparelho e do local em que ele está instalado é fundamental para o bom funcionamento. Além disso, é muito importante buscar uma assistência técnica especializada caso o problema do superaquecimento persista. Não arrisque mexer sozinho no aparelho, pois essa ação pode causar ou agravar danos definitivos.

E aí, gostou do nosso post? Então não deixe de acessar o site da M.E.C.A Fix e conheça nossos serviços de assistência técnica. Assim, você pode manter seu aparelho sempre em boas condições.

Atenção, jovem gafanhoto! Não recomendamos o manuseio do console caso você não tenha experiência. As peças internas são sensíveis e podem ser danificadas no processo, levando a novos problemas. Vale lembrar que o rompimento do lacre, independentemente do tempo, anula a garantia do aparelho.

Na dúvida, procure ajuda especializada!

44 respostas

  1. Mais quais são os sinais de que o ps4 está realmente superaquecendo? Porque ele esquenta bastante quando roda um game bonito, como resident evil ou final fantasy. Faltou mostrar isso na matéria: sinais que o ps4 dá quando verdadeiramente superaquece.

    1. Oi, Pedro. Obrigado pela sugestão! Vamos inserir essas informações no próximo texto sim. Quando o PS4 superaquece de fato, ele apita 3 vezes, o LED fica vermelho e aparece uma mensagem na tela dizendo que o console vai ser desligado por superaquecimento.
      Caso ele só esquente muito mas não desligue sozinho, já é um bom sinal para leva-lo para fazer uma limpeza preventiva e até mesmo ficar de olho se o aparelho está bem posicionado na estante permitindo boa circulação do ar.
      Se tiver qualquer dúvida é só falar com a nossa equipe!
      Um abraço

  2. Bom Dia, meu ps4 tava aparecendo a mensagem que eu precisava desligar ele porque estava muito quente, passou os dias ele tava desligando sozinho nem aparecia mensagem, levei em um técnico ele falou que eu tinha que trocar o processador do video game, ai fiz a troca paguei mo nota, não esta com 15 dias que eu troquei, voltou o mesmo problema..

    1. Oi, Leandro. Muito estranho tudo isso. Não é possível se trocar apenas o processador de uma placa de video game porque eles são encriptados e, caso troque, o console não vai funcionar. Teria que dar uma olhada para ver exatamente o que foi feito, se trocou a placa por completo, por exemplo. Recomendo que leve em alguma outra assistência para uma segunda análise. Se puder trazer até a nossa loja, veremos sem custo para você.
      Qualquer dúvida é só falar com a nossa equipe!
      Um abraço

  3. Meu ps4 fica elevado e próximo à uma janela com boa circulação de ar,mas msm assim faz uns barulhos principalmente quando o jogo é grande,50 gb ou mais,será que devo levar em uma assistência para limpeza interna?ou deixar mais próximo a janela para pegar mais o ar?uso um ventilador as vezes e pega principalmente o lado dele,outras deixo atrás,será que devo parar de fazer isso?

    1. Oi! Depois de um tempo é comum os consoles começarem a acelerar mais o cooler, principalmente com os jogos mais novos que são mais pesados. Você pode levar sim para uma limpeza interna que sempre ajuda, só não é garantido que vai resolver 100% do problema. Existem casos que é possível resolver e alguns outros que, pelo desgaste, o video game vai continuar a acelerar.
      Qualquer dúvida é só falar com a nossa equipe!
      Um abraço

  4. Olá. Meu console ainda é um PS3 e ele fica elevado em uma prateleira improvisada de madeira parafusada na parede. A altura é boa, mas pelo fato de a placa de madeira não ser muito grande e pra não espremer os cabos atrás, o console fica de lado, com a parte traseira totalmente desobstruída. Com isso, uma de suas laterais acaba ficando muito próxima da parede. Devo me preocupar com isso? E ademais, estou pra comprar o PS4 Slim, e fiquei sabendo que o HD dele fica justamente em uma das laterais. Isso significa que essa lateral onde está o HD vai aquecer mais do que as outras partes do console? Grato desde já!

    1. Oi, Carlos. Verifique se o console está ficando quente. É sempre bom deixar em lugares bem abertos, mas se ele não estiver esquentando mais do que o normal, não tem problema. Isso vale também para o PS4. No seu caso é recomendável também sempre fazer uma limpeza externa nas saídas de ar para desobstruir a passagem do ar.
      Qualquer dúvida é só nos avisar!
      Um abraço

        1. Oi, Paulo. O ideal mesmo é deixar o console em cima de uma superfície firme e com boa ventilação. Se a superfície ficar vibrando constantemente pode até danificar o HD, além de fazer o console escorregar e cair.
          Qualquer dúvida é só avisar!
          Um abraço

  5. Bom dia, ontem meu PS4- FAT, ficou dando tela de superaquecimento e desligando sozinho, assim que abro o COD- WARZONE, outro jogo ele segura normalmente. Tenho um suporte com ventilador extra e mesmo assim não segurou no COD. Isso ocorre por qual motivo? Começo a fazer isso ontem.

    1. Oi, Helder. Tudo indica que o console está com as saídas de ar entupidas e está fazendo o aparelho superaquecer. Recomendo que traga que faremos uma análise melhor nele e conseguiremos confirmar se é isso mesmo.
      Ficamos na Barra da Tijuca. Qualquer dúvida pode entrar em contato com a gente pelo número (21) 98849-3576.
      Um abraço,

      1. Eu fiz um breve limpeza nas laterais e na parte traseira, tinha muita poeira nas laterais e na traseira tirei uma pequena aranha já morta, aí fiz o teste liguei o COD e ele funcionou por uns 10 minutos, até q apareceu duas vezes a tela de aviso mais não desligou. Pena q eu moro em outro estado. Obrigado pela atenção.

  6. Olá pessoal, eu jogo COD e peecebi que o jogo não está renderizando bem e está com umas travadinhas continuas, o que poder ser? Não era assim.

    Obrigado

    1. Oi, Caue! É só no COD que isso acontece? A renderização pode ser por conta do processador do aparelho que não está mais funcionando bem. Esse jogo exige muito do aparelho e pode começar a apresentar esse tipo de problema quando jogado durante muito tempo. Recomendo que traga para uma melhor análise que confirmaremos para você!
      Qualquer dúvida é só falar com a nossa equipe.
      Um abraço

  7. Oi, queria saber se tem algum problema de deixar o ps4 em cima de um pano?
    Se pode jogar mesmo com o pano tando em baixo do ps4

    1. Oi, Fabio! Embaixo do console não tem problema não. Só fique atento se as saídas de ar nas laterais e atrás do aparelho estão desobstruídas. O aparelho precisa ficar em um local arejado para o ar circular, principalmente quando se passa muitas horas jogando.
      Um abraço!

  8. boa tarde
    meu ps4 esta com uns travamentos horriveis, tanto no menu quanto para ligar e desligar tambem. O msm para inicar os jogos, demora muito! e tambem esta esquentando muito.

    1. Oi, Junior!
      É bem provável que o HD do aparelho não esteja mais 100% e por isso fica travando. É só trazer o console até a nossa loja que confirmamos para você a causa da lentidão.
      Qualquer dúvida é só entrar em contato com a nossa equipe!
      Um abraço,

    1. Oi, Ronald!
      Pode ser que internamente o console esteja com as saídas de ar obstruídas ou é o cooler que não está mais funcionando bem. Recomendo que traga o aparelho para uma melhor análise!
      Qualquer dúvida é só entrar em contato.
      Um abraço

  9. Eu tenho meu ps4 slim á um ano e meio e eu sempre fica debaixo do meu monitor para o monitor ficar mais alto, eu nunca limpei ele também por dentro e já aconteceu varias vezes de o meu irmãozinho desligar meu ps4 da tomada e eu fico jogando quase o dia todo e desde que eu joguei the last part II todos os jogos estão fazendo MUITO barulho eu não sei se foi por causa que o the last of us part II Aqueceu demais meu ps4 slim e acabo estragando ele ou talvez seja uma mera coincidencia mas agora quando eu jogo red dead redemption 2, Gta v, hitman 2 e varios outros jogos o meu ps4 parece um ventilador com a velocidade no maximo agora até no youtube ta fazendo barulho alto e antes esses jogos nem faziam barulho oque eu faço?

    1. Oi, Gustavo. O primeiro ponto é deixar sempre as saídas de ar do aparelho desbloqueadas, um pouco longe da parede ou de qualquer objeto que possa atrapalhar. Se estiver tudo certo nesse sentido é provável que o aparelho precise mesmo de uma limpeza para fazer menos barulho nos jogos, apesar de ser normal com o tempo o aparelho acelerar um pouco de acordo com o jogo e a quantidade de horas jogadas.
      Qualquer dúvida é só entrar em contato com a gente!
      Um abraço,

  10. Olá
    Recentemente meu PS4 desligou sozinho enquanto eu jogava call of duty warzone, pensando ser queda de luz liguei de novo e novamente ele desligou sem mesmo aparecer nenhuma mensagem, levei em um rapaz aqui perto de casa que mexe em PS4 pra ele limpar e trocar a pasta térmica, meu PS4 voltou com o barulho de turbina de avião, e o cooler só dispara quando estou jogando, mas se eu abrir primeiro o call of duty warzone com o cooler parado ele desliga por superaquecimento, tenho que iniciar outro jogo antes para o cooler rodar e depois posso jogar o warzone tranquilamente(tirando o barulho ensurdecedor). O que pode ser que esteja acontecendo com o ps4 (slim)

    1. Oi, Jackson. Pode ser que a pasta térmica não tenha ficado direito ou até alguma das mantas que protegem as memórias do aparelho. Se quiser trazer até a nossa loja, faremos a revisão do aparelho para você.
      Qualquer dúvida é só nos mandar uma mensagem 🙂
      Um abraço,

  11. Tenho um ps4 fat. Ele começou a desligar sozinho eu abri ele fiz a limpeza de todo o interior incluindo o cooler e tmb fiz a troca dapasta termica. O game ganhou apenas alguns minutos a mais ligado. O cooler nao esta fazendo barulho. O que deve ser?

    1. Oi, Ricardo. Tem que ver porque ele está desligando, se é por superaquecimento ou por algum problema na placa ou fonte. Se for mesmo o superaquecimento, pode ser que o cooler esteja parado. Se precisar de ajuda, é só trazer até a nossa loja que resolvemos para você!
      Um abraço,

  12. meu PS4 slim não está rodando direito, jogos leves ele roda , mas coloca algum jogo pesado ele desliga sozinho, já troquei a ventoinha, já troquei a pasta térmica, mas jogo pesado não roda. Oque posso fazer? obrigado

    1. Oi, Clemison. É provável que o problema esteja vindo do processador que não está mais aguentando o peso dos jogos. Recomendo que traga o aparelho para uma melhor análise, que confirmamos para você se é isso mesmo. Ficamos à disposição para ajudar!
      Um abraço

  13. Meu slim esta aquecendo se desligando e trava no jogo
    Ele tem 1 ano de uso e esta super ventilado oq pode ser

    1. Oi, Andrieli. O aparelho está desligando por superaquecimento? Nesse caso pode ser que ele esteja com as saídas de ar tampadas por sujeira. Até mesmo o lugar em que você deixa o console vai influenciar, ele precisa estar em um espaço aberto para o ar poder circular. Caso o problema continue, pode trazer o aparelho até a nossa loja que verificamos para você o que realmente está causando isso.
      Qualquer dúvida é só nos mandar uma mensagem!
      Um abraço

  14. Olá! Comprei o meu PS4 há pouco mais de um ano e sempre funcionou perfeitamente! Porém, faz cerca de um mês que ele vem travando de vez em quando no meio dos jogos e não rodando com tanta fluidez no menu do sistema. De uma semana para cá já começou a travar de vez o console no meio dos jogos, dar loadings infinitos e até cheguei ao ponto de não conseguir desligar o console sem ter que retirá-lo da tomada. Além disso, ele vem esquentando bastante no fundo mesmo estando em um local amplo e ventilado. O que devo fazer?

    1. Oi, Henrique. Pode ser que o HD do console já não esteja funcionando 100%. Vou pedir que traga o seu aparelho para vermos se é isso mesmo a causa dos problemas. Caso não seja ele, pode acabar até sendo o processador. Ficamos à disposição para te ajudar e resolver esse problema.
      Um abraço

  15. Olá, comprei o meu PS4 faz alguns dias, ele está em um local adequado, assim como o site recomenda, minha internet não é muito boa e estou baixando PUBG deixei ele um dia inteiro em modo repouso e agora está quente mas nada muito alarmante, deixar ele ligado por tanto tempo pode causar problemas?

    1. Oi, Vinícius.
      É sempre bom sim desligar o console quando não estiver usando. No final das contas, enquanto ele está ligado ele vai desgastando as peças, além de correr o risco de sofrer com uma descarga elétrica.
      Qualquer dúvida é só entrar em contato 🙂
      Um abraço

  16. Meu ps4 slim as vezes liga mais depois de algums segundos se apaga sem bip. E quando pega ele funciona normal na tela de menu mas depois q eu abro o jogo o cooler dispara e chega o aviso de está quemte demais e se desliga. Ajuda aeh vlw

    1. Oi, Geovane. Se o PS4 está desligando por superaquecimento ou ele está com o cooler parado ou é muita sujeira acumulada dentro dele, que impede a circulação do ar.
      Nós podemos resolver esse problema para você aqui. É só trazer o console que passamos exatamente o que acontece. Qualquer dúvida é só nos avisar!
      Um abraço

    2. Resposta Simples, a Pasta Termica do seu Ps4 esta Ressecada devido ao Tempo, e Possivelmente seu Cooler deve estar comna Saida de Ar Repleta de Poeira, com o Passar dos Anos essa Poeira se acumula no Dissipador e Dificulta a saida de Ar quente do Aparelho, por isso ele se Alto Desliga para Evitar a queima do Processador. Tenho Sorte de Manjar em Eletronica e ter Pasta Termica, eu Mesmo Semana Passada Troquei a Pasta Termica do Meu Ps3 e Ps4 e Faço Limpeza Completa na Placa e Perifericos. Recomendo levar a uma Assistencia o quanto antes, para Manutençao

  17. o meu PS4 slim fica em um lugar bom mas mesmo assim tem um barulho alto do cooler, ele ta um pouco elevado me ajuda ai não sei o que fazer ta parecendo um secador

    1. Oi, Leonardo.
      Pode ser que uma limpeza e a renovação da pasta térmica resolva esse problema do barulho. Se puder traze-lo até a nossa assistência, nossos técnicos confirmam para você se é apenas isso mesmo ou se ele está com alguma outra coisa.
      Qualquer dúvida é só entrar em contato com a nossa equipe!
      Um abraço

  18. Meu ps4 slim é o modelo novo 2215a mais com 10 minutos ligado ele já fica quentão. Obs: Ele tá com 2 dias de comprado isso é normal?

    1. Oi, Rafael.
      Isso não é normal do console não. Ele realmente vai esquentar com jogos mais pesados, mas recomendo que você fique atento ao barulho do Cooler, para ver se ele acaba girando mais do que o normal.
      Outra coisa muito comum para o PS4 esquentar é deixar o console em algum lugar mais fechado enquanto está jogando. Isso faz com que o vento não consiga circular direito. Dê uma olhada também no local onde você tem deixado o console.
      Qualquer dúvida é só entrar em contato com a nossa equipe!
      Um abraço

    1. Oi, Ariel.
      É comum que os consoles esquentem quando você está jogando durante um bom tempo. Para evitar danos ao console, deixe ele em algum lugar aberto onde as saídas de ar não fiquem obstruídas. Caso ele desligue por superaquecimento, o que pode ser feito de início é uma limpeza interna e também a troca da pasta térmica do processador.
      Qualquer dúvida que tiver, é só entrar em contato com a nossa equipe!
      Um abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
1
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?