PS4 FAT, Slim e PRO: veja prós, contras e diferenças nesta batalha da geração antiga do console da Sony

ps4_slim_vs_ps4_pro

Agora que já avançamos uma geração, quais foram os pontos fortes e fracos do PlayStation 4 original, Slim e PRO? Confira neste comparativo!


Desde que a Sony atualizou sua geração de consoles, uma importante pergunta ronda a mente dos jogadores: qual é a melhor hora para trocar de PlayStation? O PS5 chegou em 2020 para disputar com o Xbox Series X|S e uma porção de diferenças em relação ao PS4

No entanto, como é de se esperar, o PlayStation 4 ainda é uma boa opção com vários jogos disponíveis, incluindo alguns lançamentos. É por isso que muitos ainda o consideram na hora de adquirir um novo console. 


Porém, o PS4 tem nada menos que três versões: a normal (ou Fat), Slim e PRO. Cada uma delas apresenta prós e contras que as diferenciam  consideravelmente entre si, de forma a agradar diferentes tipos de jogadores. 


Se você estiver pensando em adquirir um PlayStation 4 — ou tem pura curiosidade sobre essa geração de console da Sony — pode estar buscando um comparativo entre essas variantes para descobrir qual atende melhor às suas expectativas.


A seguir, você confere quais são os pontos fortes e fracos do PlayStation 4 Fat, Slim e PRO, bem como as diferenças entre cada uma dessas versões. 

PlayStation 4 (Normal ou FAT)

O primeiro PlayStation 4 foi lançado em 2013 e tem uma estrutura de duas camadas que parecem unidas, uma em cima da outra. Esse console chegou no mercado com um visual bastante moderno. Os botões de Power e ejetar disco são sensíveis ao toque.


Este modelo original passou a ser conhecido como Fat (da palavra em inglês que significa gordo, mesmo), uma vez que mais tarde foi lançada a versão chamada Slim (ou seja, magra ou fina). No entanto, tanto o PS4 Fat como o Slim rodam os mesmos jogos com a mesma qualidade gráfica. Ambos utilizam uma CPU AMD custom “Jaguar” 1.6GHz 8-core e GPU AMD integrada.


O PS4 Fat tem ainda memória RAM de 8 GB e armazenamento de 500 GB, além de suporte ao HDR (High Dynamic Range). Suas dimensões são de 12. x 10.8 x 2 polegadas e seu peso, 2,8kg.

PlayStation 4 Slim

O Playstation 4 Slim foi lançado em setembro de 2016. Nessa versão, o console ganhou um design com detalhes um pouco diferentes. Sai o acabamento brilhoso e entra um visual totalmente fosco e preto. Além disso, ele possui as bordas arredondadas e um design um pouco diferente.


O PS4 Slim é 40% menor e mais silencioso que o primeiro modelo do console. Suas dimensões são de 11 x 10 x 1.5 polegadas e ele pesa 2kg. Essa versão “fina” também tem 8 GB de memória RAM e suporte ao HDR (High Dynamic Range), mas pode ser encontrada em opções com armazenamento de 500 GB ou 1 TB. 

PlayStation 4 PRO

Se você pretende entrar agora para a família PlayStation e já possui ou pretende possuir uma TV 4K em breve, sem dúvidas o modelo PS4 PRO é para você. Isso porque essa versão roda os mesmos jogos que as versões anteriores, mas com uma CPU AMD custom “Jaguar” 2.1GHz 8-core e GPU AMD Polaris capazes de reproduzir imagens em 4K. 


Além disso, esta variante grava e transmite (para o YouTube) vídeos em 1080p 60fps. O PS4 PRO tem suporte a resoluções mais altas, como 1440p, upscaling de conteúdo para 4K e suporte ao HDR (High Dynamic Range). Assim, mesmo em TVs mais simples, o console é capaz de entregar imagens nítidas e com mais detalhes. 


A carcaça também sofreu algumas alterações: o modelo PRO é mais semelhante ao PS4 Slim em alguns quesitos. O HD foi realocado para um compartimento discreto localizado em uma das laterais, assim como na versão “fina”. Porém, por ser mais potente e robusto, o PS4 PRO é a variante mais pesada, com um total de 3,3kg, e também maior em termos de dimensão (12.8 x 11.6 x 2.1 polegadas). 


Outras diferenças incluem as opções de armazenamento: de 1 ou 2 TB, esta última sendo exclusiva da versão PRO. Ao todo, o console apresenta 3 portas USB 3.1, ou seja, possui uma a mais em comparação com as duas outras versões.


De modo geral, o PlayStation 4 PRO é um tanto mais caro que os PS4 Fat e Slim, visto que apresenta diversas características mais avançadas. No entanto, ele deve ser sua escolha caso seja do seu interesse usufruir do máximo de qualidade de imagem e ter um console com alto desempenho. 


Em contrapartida, se você tem um orçamento mais apertado ou não se preocupa em ter um console menos robusto, confira a seguir as diferenças cruciais entre o PS4 Fat e Slim para lhe ajudar a decidir entre os dois.

PlayStation 4 FAT vs. Slim

Além das diferenças de peso, dimensões e armazenamento, o PS4 Fat e Slim diferem em termos de suporte ao Wi-Fi. O modelo original só suporta 2.4 GHz, enquanto o Slim oferece o de 5GHz, que é bem mais rápido. 


O Slim ainda possui suporte para Bluetooth 4.0, dando uma performance melhor de áudio em comparação com o Bluetooth 2.1 da versão original, e suporte ao USB 3.1, que é duas vezes mais rápido do que o 3.0 do Fat e consome 165 watts de energia, enquanto o modelo antigo consome 250 watts. 


Em outras palavras, as diferenças — além das visuais — são poucas, pois ambos apresentam essencialmente o mesmo desempenho. Se, por acaso, você já tem o original e este funciona perfeitamente, não tem porque comprar o modelo Slim. 


Porém, se você está comprando seu primeiro PS4 e não pretende comprar uma TV 4K tão cedo, ou não é uma pessoa tão ligada em imagem, a melhor opção fica com o PS4 Slim — seu desempenho é bom e o preço é acessível.


NOS SIGA TAMBÉM NO INSTAGRAM E FACEBOOK!

Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?