Blog da m.e.c.a fix!

PS4 com luz azul: o que isso significa?

Você está com o famigerado problema do PS4 com luz azul? Segundo a Sony, esse é um contratempo comum, que afeta uma pequena porcentagem de aparelhos e que impossibilita sua jogatina.

O PS4 emite diferentes tipos de luzes. Cada cor serve para indicar uma coisa ao usuário. A luz branca sólida, por exemplo, diz que o console está funcionando normalmente e que você não deve se preocupar. Mas o que quer dizer quando vemos um PS4 com luz azul?

Vamos descobrir!

O que o PS4 com luz azul indica para o usuário?

Como vimos acima, as luzes emitidas pelo PlayStation 4 servem para indicar ao usuário o estado do videogame.

Segundo a Sony, a luz azul piscante ou sólida significa que o console não consegue ligar totalmente e nem entrar no modo de jogo, que é indicado pela luz branca.

Ou seja, alguma coisa não está permitindo que o console ligue e funcione normalmente. Mas o que poderia causar isso?

Quais as causas do PS4 com luz azul e como solucionar o problema?

O PS4 acende a luz azul porque o console precisa de uma série de condições para ligar e funcionar normalmente. Se um desses requisitos apresentar um problema, ele não liga.

A Sony diz que o PS4 com luz azul pode ter como causa uma incompatibilidade com a sua TV, problemas com a fonte de energia ou com o disco rígido do console ou questões específicas dentro do aparelho. Vamos analisar esses pontos com detalhes mais à frente.

As soluções para a luz azul variam de acordo com a causa da situação. Elas vão desde comprar um novo cabo de alimentação até enviar o PS4 para a assistência técnica. Portanto, o primeiro passo para corrigir o problema é identificar de onde ele vem.

O que fazer se o seu PS4 estiver com a luz azul?

Como esse problema pode ser causado por uma série de fatores, primeiro nós devemos tentar diminuir as possibilidades e identificar o que está causando essa questão. Vamos analisar algumas ocorrências!

Incompatibilidade com a TV

Uma das razões para o PS4 acender a luz azul pode ser uma incapacidade de diálogo entre o seu console e a sua televisão. Isso pode acontecer por muitos motivos, entre eles um problema no cabo HDMI ou alguma definição na TV.

Se for a primeira vez que a TV e o PS4 trabalham juntos (um dos dois é novo), o problema pode ocorrer porque eles não estão dialogando na mesma resolução, o que pode causar falhas na imagem. Existe um truque para corrigir isso:

  1. desligue o aparelho apertando no botão de ligar, até ouvir dois bips.
  2. espere alguns segundos;
  3. segure mais uma vez o botão de ligar até ouvir dois bips novamente. Isso vai fazer com que o PS4 entre no “Safe Mode”.

Nesse modo, você poderá escolher a resolução do PS4. Selecione aquela que seja suportada pela sua TV e reinicie o videogame. Se não resolver, desligue novamente o PS4 e cheque se há alguma deformidade no conector HDMI do console ou da TV.

Fonte de energia

Outra razão para o PS4 com luz azul pode ser a fonte do console. Para checar a situação, desligue o aparelho completamente e retire o cabo de alimentação dele.

Olhe com cuidado o aparelho e procure por alguma área danificada ou com problemas. Se estiver tudo certo, tente ligar o console com um cabo emprestado de algum amigo. Se o PS4 continuar com a luz azul, siga para o próximo passo.

Disco rígido

A dor de cabeça com a luz azul também pode ser causada por um problema no seu disco rígido. Nesse ponto, as coisas ficam um pouco mais complicadas.

Basicamente, existem duas situações no disco rígido que podem causar esse contratempo: ou ele está fora de lugar dentro do PS4 ou ele tem um erro de informações.

Se ele estiver solto dentro do console, você precisa abrir o videogame para consertá-lo, o que não é recomendado (você pode até perder sua garantia por causa disso).

Já se o problema for na leitura de dados, uma possível solução é instalar um novo sistema operacional. Isso vai formatar o seu disco (incluindo todos os jogos, save games e outras informações). A Sony liberou um vídeo ensinando como fazer o procedimento.

Se nada disso resolver o problema do seu PS4 com luz azul, você precisará enviar o seu console para uma assistência técnica. Somente os profissionais treinados poderão abrir o videogame e identificar a falha seguindo as instruções da Sony.

Agora que você conhece um pouco mais sobre esse assunto, que tal descobrir outros problemas que a assistência técnica de PlayStation 4 pode resolver?

Atenção! Não recomendamos o manuseio do console caso você não tenha experiência. As peças internas são sensíveis e podem ser danificadas no processo, levando a novos problemas. Vale lembrar que o rompimento do lacre, independentemente do tempo, anula a garantia do aparelho.

Na dúvida, procure ajuda especializada!

13 comentários em “PS4 com luz azul: o que isso significa?”

  1. Andre Willian

    O meu ps4 entrou na luz azul, porém depois de alguns minutos tentei novamente e ele ligou ! O que pode ser?

    1. Fabio Ferro

      Oi, Andre! Pode ser que ele já esteja com algum componente fadigado querendo ficar ruim. Geralmente a luz azul do PS4 vem do processador, o que é mais comum, ou do HD. Recomendo que leve o seu console para uma melhor análise para ter certeza do que está causando isso!
      Qualquer dúvida pode falar com a nossa equipe pelo número (21) 98849-3576
      Um abraço!

    1. Fabio Ferro

      Oi, Leonardo. Esse pode ser um problema do HD do aparelho ou até algo na placa mãe, talvez relacionado ao processador. Recomendo que traga até a nossa loja que veremos exatamente o que está causando isso!
      Qualquer dúvida é só falar com a nossa equipe pelo (21) 98849-3576.
      Um abraço!

    1. Fabio Ferro

      Oi, Sidinei. Nesse caso tem grandes chances de ser algo relacionado a placa mãe do aparelho. Recomendo que traga o console até a nossa assistência se você for do Rio de Janeiro que resolvemos para você! Qualquer dúvida é só falar com a nossa equipe pelo número (21) 98849-3576.
      Obrigado!

    1. Fabio Ferro

      Oi, Daniel. Nesse caso o console está ligando, só está com algum problema em transmitir imagem. A primeira coisa a se fazer é trocar o cabo HDMI para ver se vai funcionar. Caso continue com o problema, pode ser algo relacionado ao conector HDMI do aparelho ou na placa. O ideal é que traga para fazermos uma melhor análise.
      O nosso contato é (21) 98849-3576. É só falar com a nossa equipe!
      Um abraço

  2. O controle do meu Ps4 está com a luz azul acesa e não responde, não desliga e não carrega. Tem 2 dias que está com a luz azul acesa e não sei mais o que fazer .. tem alguma dica para resolver esse problema?

    1. Fabio Ferro

      Oi, Gabriel. Ele pode ter ficado com algum problema no botão PS e você acaba não conseguindo mais usar. Como é um defeito um pouco diferente, o ideal é trazer até a nossa loja para conseguirmos fazer uma análise mais correta. O nosso telefone é (21) 98849-3576.
      Qualquer dúvida é só falar com a gente!
      Um abraço,

  3. leandro felix

    Boa noite. o meu ps4 faz a atualização mais na hora de entrar na tela principal do ps4 e volta a tela da versão do 9.50 e fica assim toda vez

    1. Fabio Ferro

      Oi, Leandro. Você pode tentar fazer a reinstalação do sistema pelo pen drive. Tem todo o passo a passo no site da Sony. Se não resolver, é bem provável que o HD tenha corrompido e precisa ser trocado. Recomendo que leve até uma assistência mais próxima para verificarem para você.
      Qualquer dúvida é só falar com a nossa equipe!
      Um abraço,

      1. Boa noite meu PS4 não quer ligar
        Quando tento ligar,ele faz um bip e só pisca a luz azul e logo em seguida ele desliga ! O que pode ser ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Onde estamos?

Endereço: Avenida das Américas, N°6700 - Loja 218, Bloco 1 - Barra da Tijuca - RJ

Conserte seu aparelho sem sair de casa com o serviço de Coleta e Entrega da M.E.C.A!

Para o município do Rio de Janeiro, oferecemos um conveniente serviço de coleta e entrega de aparelhos. Agende e nossa equipe recolherá e devolverá seu aparelho após o reparo, garantindo rapidez, segurança e conveniência. Experimente e aproveite o reparo sem sair de casa. Sua satisfação é nossa prioridade!

estoque-controles.png

Válido para Console, controles, notebooks, projetores e equipamentos de som leves/portáteis*

Válido para determinados bairros da Zona Oeste, Zona Sul e Zona Norte do município do Rio de Janeiro. Confira a lista completa com nossa equipe

F.A.Q - Perguntas Mais Frequentes

A M.E.C.A. Fix está presente no America Mall, mais conhecido informalmente como PromoInfo Barra, na Avenida das América, n°6700 – Loja 218, Bloco 1 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ.

A M.E.C.A. conta com uma frota exclusiva de motoboys para coletar o equipamento diretamente na sua casa. Basta informar o horário de recepção e aguarda-lo com o produto em mãos.

Console, controles, notebooks e equipamentos de som leves/portáteis*


Zona Oeste  – Barra da Tijuca, Recreio, Jacarepaguá, Freguesia, Taquara, Curicica, Anil, Vargem Grande, Vargem Pequena, Joá, Itanhanga, Vila Valqueire;

Zona Oeste (Campo Grande e região) –  Santa Cruz, Campo Grande, Bangu, Realengo

Zona Sul  – Copacabana, Leblon, Botafogo, Gávea, Ipanema, Leme, Humaitá, Catete e Laranjeiras;

Zona Norte – Tijuca, Vila Isabel, Grajaú, Andaraí,  Madureira,  Méier.

Funcionamos de Segunda a Sábado, sendo nossos horários:

Segunda – Sexta – Das 9h às 20h;
Sábado – Das 9h às 17h.

Durante esse horário, também é possível determinar o horário da coleta/entrega do aparelho

Todos os consertos realizados na M.E.C.A. possuem 4 meses de garantia. Durante esse tempo, recebemos novamente seu aparelho caso ele der algum problema, sem qualquer custo adicional, até mesmo em caso da devolução ser realizada pelo serviço de coleta.

Em nossos consertos, todas as peças são originais, compradas diretamente com os melhores fornecedores do mercado.

Ainda precisa de ajuda?

Não perca tempo, fale com nossa equipe pelo WhatsApp agora mesmo!

plugins premium WordPress
Falar com a M.E.C.A. pelo WhatsApp
1
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?