Playstation 4

Assistência técnica de Playstation 4: 6 problemas que ela pode resolver

Existem diversos tipos de erros que podem ocorrer nos consoles atuais, como desligamento frequente, controle que não funciona, falha na leitura de disco etc. Por essa razão, tornou-se essencial ter uma boa assistência técnica de Playstation 4, que é um console suscetível a esses tipos de problemas.

Se você enfrenta pepinos com o seu videogame ou quer estar preparado quando encontrar com um deles, este conteúdo pode ser a sua solução. Aqui listamos e explicamos os 6 problemas mais comuns que podem ocorrer no sistema, como também indicamos qual o papel da assistência técnica para resolvê-los. Confira!

Principais problemas do Playstation 4

Abaixo, confira nossa lista com alguns problemas que comumente ocorrem com o Playstation 4 e entenda como a assistência técnica pode ajudar você.

1. Desligamento automático

Esses desligamentos são os que ocorrem mesmo quando a tomada está bem encaixada e não há quedas de energia. Normalmente, o problema está na fonte do console. É importante saber que os desligamentos repentinos podem causar outros problemas mais graves no processador, como a queima de circuitos integrados. Por isso, é fundamental corrigir qualquer anormalidade rapidamente.

Aqui será preciso comprar uma fonte nova e trocá-la. Caso você não saiba ou não queira se arriscar, pode levar o videogame a uma assistência especializada.

2. Defeitos nos controles

Se você tem problemas no Dualshock, pode resolver isso comprando novas baterias para o controle. Após, é só sincronizá-lo com o Playstation 4 novamente. Mas se você estiver enfrentando outros entraves, como falta de vibração e botões defeituosos, pode resetar o controle com o seguinte procedimento:

  • use um clipe de papel no botão escondido atrás do controle (perto do L2);
  • segure o botão por alguns segundos para resetá-lo;
  • conecte o controle com o videogame utilizando o cabo USB para sincronizá-lo;
  • leve o controle à assistência técnica para ver se alguma peça interna está quebrada.

3. Problemas na leitura dos jogos

Erros na leitura de jogos no Playstation 4 normalmente acontecem quando o sistema não consegue ler o disco e, consequentemente, carregar o game. Isso pode indicar um defeito no leitor ou em outras peças que compõem o driver, já que é esse componente que faz a leitura do disco.

Isso pode ocorrer pelo transporte indevido, movimentos bruscos, quedas ou até mesmo pelo desgaste natural. Para solucionar esse problema, você pode tomar uma destas medidas:

  • conserto direto: leve o item a uma assistência técnica para consertar o driver;
  • power cycle: desligue o videogame, desconecte todos os cabos e segure o botão Power por 30 segundos, isso pode fazer a leitura funcionar novamente;
  • reinstalação dos jogos: até jogos de discos são instalados no videogame, e o erro na leitura pode ser em relação a esses dados, por isso, delete o jogo e o reinstale;
  • reconstrução da base de dados: tire o disco que não está sendo lido, segure o botão Power até ouvir dois bipes e depois segure o Power novamente por cinco segundos. Esse é um truque para iniciar o videogame no modo de segurança. Coloque o controle por USB e escolha a opção “reconstruir base de dados” (rebuild database);
  • atualização: cheque se há atualizações e reinicie o console;
  • restauração do sistema: faça um backup de todos os dados salvos em um HD externo, USB ou servidor nuvem. Depois, vá na configuração e escolha inicialização. O sistema voltará para a configuração de fábrica, portanto, será preciso copiar de volta os arquivos do backup.

4. Dano na porta ou no cabo HDMI

Esse dano resulta na falta de áudio ou vídeo ao iniciar o Playstation 4. Normalmente é causado por obstruções no cabo ou na porta HDMI. Há diferentes soluções para esse problema:

  • usar outro cabo HDMI: ocorre quando o defeito está no cabo, bastando trocá-lo;
  • conferir as portas HDMI: tente encontrar danos visuais ou anormalidades tanto na porta HDMI do PS4 quanto na da TV. Caso esteja queimada ou com um defeito severo, recomenda-se levar o equipamento à assistência técnica;
  • dobrar o metal defeituoso: se o defeito encontrado for uma pequena dobra no metal da porta HDMI, você pode usar um pino ou outra ferramenta pequena para tentar mover o metal para a posição original. Mas tome muito cuidado para não danificar ainda mais a porta!

5. Tela congelando no meio do jogo

É extremamente frustrante quando você está no meio de um jogo e a imagem simplesmente congela (fica travada), fazendo com que você perca todo o progresso do game ou uma partida online, já que só resta reiniciar o videogame.

Existem duas soluções para esse problema. A primeira é procurar por atualizações do Playstation 4. Constantemente a Sony lança pequenas correções que solucionam bugs no sistema e problemas de performance.

Mas se o console apenas congela depois de um longo período de jogo, pode estar ocorrendo um superaquecimento do sistema. Nesse caso, coloque o videogame em um lugar ventilado e sobre uma superfície gelada ou que não esteja esquentando enquanto o console está sobre ela.

Se mesmo assim nenhuma dessas soluções funcionar, o problema pode ser uma obstrução nas aberturas para ventilação do videogame ou as ventoinhas podem estar danificadas ou sujas.

Nessas hipóteses, só resta levar o console a uma assistência técnica competente para que ela identifique a peça defeituosa e a substitua. O profissional da assistência também pode fazer uma limpeza geral no Playstation 4 para deixá-lo novinho em folha.

6. Videogame não liga

Se o Playstation 4 não está ligando quando você aperta o botão Power ou está aleatoriamente desligando, seja no menu principal, seja durante um jogo, há várias razões para que isso aconteça, por exemplo:

  • defeito no cabo HDMI;
  • defeito no disco rígido;
  • superaquecimento;
  • peças internas queimadas;
  • danos no cabo de força;
  • poeira acumulada dentro do videogame;
  • cooler não está girando.

Você deverá testar todas as possibilidades dos tópicos anteriores, já que os defeitos explicados também podem ocasionar o desligamento repentino do console. Mas se o problema surgir acompanhado de uma luz azul ou vermelha piscando, significa que há superaquecimento.

M.E.C.A Fix como a solução para os seus problemas

A decisão mais rápida, econômica e segura para consertar qualquer defeito de seu videogame é levá-lo a uma boa assistência técnica de Playstation 4, pois tentar resolver tudo por conta própria só gerará mais frustrações e pode até piorar a situação.

A M.E.C.A Fix é uma empresa especializada que conta com profissionais qualificados, tem 14 anos de experiência no mercado e mais de 12.500 clientes satisfeitos. Trata-se de uma companhia que oferece serviços completos, incluindo:

  • diagnóstico: reconhece o problema em até 1 hora e sem custos para você;
  • reparo: conserta os problemas entre 3 a 5 dias úteis e ainda fornece garantia de 3 meses;
  • manutenção: aumenta a vida do útil do aparelho, diminuindo as chances de ocorrência de futuros problemas.

Muitos jogadores tentam resolver todos os danos por conta própria, mas há casos em que somente com uma boa assistência técnica de Playstation 4 o console voltará a funcionar corretamente.

Se você quer resolver seus problemas o mais rápido possível e voltar ao jogo, entre em contato conosco!

Atenção! Não recomendamos o manuseio do console caso você não tenha experiência. As peças internas são sensíveis e podem ser danificadas no processo, levando a novos problemas. Vale lembrar que o rompimento do lacre, independente do tempo, anula a garantia do aparelho. Na dúvida, procure ajuda especializada!

One thought on “Assistência técnica de Playstation 4: 6 problemas que ela pode resolver

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *