Memória RAM: o que é e para que serve?

A memória RAM é um componente utilizado em dispositivos eletrônicos para armazenar temporariamente dados processados 

 

Quer saber para que serve a memória RAM? Talvez você esteja procurando um PC, notebook ou celular e está se perguntando qual o modelo ideal – e a memória RAM faz toda a diferença nesse sentido. Ou então você simplesmente tem curiosidade sobre o assunto e quer entender qual o papel desempenhado por esse importante componente eletrônico. Pode parecer complicado, mas não é!

 

O que é e como funciona a memória RAM?

 

RAM1 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

A memória RAM é um componente utilizado em dispositivos eletrônicos para armazenar temporariamente dados processados que devem ser lidos de forma imediata. Em termos simples, a RAM mantém aplicações, arquivos e sistema operacional em uso para garantir e acelerar a execução das atividades. 

 

O termo “memória RAM” vem do inglês “Random-Access Memory”, que em português literal significa “Memória de Acesso Aleatório”. Tal componente está presente em diversos tipos de aparelhos eletrônicos, incluindo consoles de jogos, computadores (PCs e notebooks), smartphones e smart TVs. 

 

Em um dispositivo eletrônico com funções variadas, todas as tarefas funcionais – do navegador ao aplicativo de alarme – depende de uma execução rápida e eficiente. Sem a memória RAM, os dados processados precisariam ser buscados diretamente no disco rígido (HD) ou SSD do aparelho, o que resultaria em operações de 20 a 100 vezes mais lentas.

 

RAM2 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca 

 

A RAM funciona da seguinte forma: se precisarmos abrir, por exemplo, um documento salvo anteriormente, o dispositivo busca informações sobre tal arquivo no disco rígido onde ele está armazenado. 

 

A partir disso, os dados são copiados e “salvos temporariamente” na memória RAM, permitindo que o usuário consiga acessar o documento rapidamente mesmo após deixá-lo em segundo plano.

 

Para processar dados rapidamente, a RAM usa milhões de transistores e capacitores – e o número de megabytes ou gigabytes que possui é diretamente proporcional ao seu poder de processamento. Quando o dispositivo é desligado, os dados presentes na memória RAM são descartados e arquivados de forma permanente no HD ou SSD. 

 

Qual é o tamanho de RAM ideal? 

 

RAM3 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

A resposta depende do perfil do usuário. Se você costuma usar programas que exigem muita memória ou está ocupado realizando várias tarefas simultaneamente, deve precisar de mais memória RAM.

 

Por exemplo: existem jogos de PC menos avançados que requerem 1 GB de RAM ou nenhum. Um jogo que atenda a esse requisito mínimo será executado em praticamente qualquer computador.

 

No entanto, se você deseja editar vídeos ou jogar jogos mais modernos, é uma boa ideia considerar dispositivos com no mínimo 8 GB de RAM, pois você precisa de mais armazenamento temporário para tarefas tão pesadas. 

 

Vale pontuar: vinte guias abertas em seu navegador podem danificar mais de 2 GB de RAM. Portanto, pode-se dizer que a RAM está diretamente relacionada à velocidade do seu dispositivo eletrônico. Quanto mais RAM ele tiver, mais rápido ele executa suas tarefas. Na dúvida, invista em uma boa memória RAM!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
1
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?