Notebook ou desktop? Descubra qual é a opção ideal para você

A escolha por um notebook ou desktop tende a ser definida pelas necessidades de cada usuário

A hora de escolher um novo computador é repleta de dúvidas. Além dos questionamentos sobre os modelos, há uma pergunta essencial a ser respondida antes do início de qualquer busca: no seu caso, é melhor comprar um notebook (laptop) ou um desktop (PC)? 

Como quase tudo nesta vida, ambas as opções de computadores têm vantagens e desvantagens para o uso no dia a dia. A escolha por um notebook ou desktop tende a ser definida pelas necessidades de cada usuário. 

De forma geral, podemos dizer que os PCs de mesa, ou desktops, são mais indicados para quem busca uma máquina de alto desempenho. Já o notebook é o computador perfeito para quem precisa de mobilidade e portabilidade, para estudar e trabalhar de diversos lugares. Mas as diferenças vão bem mais além.

A seguir, vamos dar algumas dicas para você, que está pensando em adquirir um novo computador. O objetivo é tomar uma decisão da qual você não irá se arrepender! 

 

Notebook

manutenção de notebooks - M.E.C.A Fix

O mercado de laptops é amplo e conta com opções para diversos usos, orçamentos e necessidades. Uma das grandes vantagens é a facilidade de uso. Assim que você tira o computador da caixa, basta fazer as configurações do sistema e começar a utilizar. Afinal de contas, o notebook não precisa de cabos, periféricos e outros dispositivos, apenas a fonte para conectar à energia – que já vem com ele de fábrica.

Praticamente todos os modelos de notebook à venda têm múltiplas portas, compatibilidade com outros equipamentos e conexão Wi-Fi, além de Bluetooth, que permite utilizar fones de ouvido e outros periféricos sem fio. Com isso, é possível ampliar a área de trabalho de forma fácil e utilizar o laptop como uma máquina de mesa ou segunda tela, bastando que você conecte aparelhos como teclado, monitor e mouse.

manutenção de notebooks - M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

É possível encontrar notebooks de entrada para a realização de atividades básicas, como acesso à Internet, vídeos, texto e e-mail, até modelos poderosos destinados a gamers e usuários profissionais. A capacidade normalmente está ligada à quantidade de memória RAM e ao processador utilizado no modelo.

No entanto, o notebook tem algumas limitações de hardware. Os processadores como Intel Core i9 e AMD Ryzen 9, que são os mais potentes do mercado atual, exigem muito mais energia para funcionar e necessitam de sistemas de dissipação de calor mais potentes – que não cabem facilmente em um computador portátil. A utilização de componentes mais poderosos, no caso dos notebooks, implica em tamanho maior e mais peso.

Desktop

manutenção de computadores (PC) - M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

As principais vantagens do computador de mesa são o acesso ao melhor desempenho do mercado com o menor gasto possível e a facilidade de manutenção e atualização. Por ser mais personalizável, com peças e componentes de diversas marcas e modelos, um desktop geralmente é mais barato em comparação com um notebook de configuração similar, independente de você comprar um PC completo ou montar uma máquina especialmente para as suas necessidades.

O alto nível de customização dos desktops permite que o usuário invista nos recursos que fazem mais sentido ou que entregam mais performance para o seu uso, enquanto os notebooks têm menos oferta de peças e complicações nas substituições. 

Os laptops são mais difíceis de manusear, requerem mais equipamentos específicos e, sobretudo, conhecimento. O próprio dono tem mais dificuldade em corrigir, limpar ou turbinar o notebook, e a assistência técnica especializada é mais cara. Além disso, os desktops têm uma vida útil média maior, possivelmente porque costumam estar menos suscetíveis a danos comuns entre os laptops, como quedas.

desktop gamer scaled - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

Por permitir uma combinação de processador mais potente com mais memória RAM e unidades de armazenamento, os desktops são mais indicados para os gamers que jogam títulos competitivos ou que demandam alto processamento gráfico, e também para editores de imagens e vídeo, designers, arquitetos, engenheiros e profissionais que precisam de eficiência e desempenho.

Por outro lado, um usuário que migra de um notebook para um desktop vai precisar investir em monitor, teclado, mouse, caixas de som e outros periféricos, juntamente com a máquina no gabinete. É preciso levar esse custo (e o tempo gasto na procura por esses itens indispensáveis) em consideração.

Notebook vs. Desktop

setup gamer scaled - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

Reflita sobre como será o uso do seu computador no dia a dia. Pense em quais necessidades e interesses deverão ser atendidos.

No fim das contas, recomendamos que você defina três princípios básicos: nível de mobilidade, taxa de performance e orçamento. Isso deve ser suficiente para que você consiga optar por um notebook ou desktop, de acordo com as características mais importantes para você. 

Agora você já sabe o essencial para comprar um computador sem arrependimentos! 

Qual você prefere: notebook ou desktop? Conte nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?