O que é o metaverso e quais são seus prováveis benefícios

O metaverso pode ser imaginado como o futuro da Internet

Hoje percebemos e vivemos a chegada de “mundos paralelos”, formados não por átomos, mas por bits (o menor elemento da informação). Em outras palavras, aquilo que chamamos de universo virtual, localizado no ciberespaço, tem se desenvolvido e criado cada vez mais espaços sociais. Um deles é o metaverso, recentemente popularizado pela Meta (ex-Facebook).

 

Os ambientes digitais “materializam-se” na internet por meio de hipertextos, comunicadores instantâneos (do MSN ao WhatsApp), comunidades virtuais de relacionamento (do Orkut ao Facebook, Twitter e LinkedIn), comunidades de aprendizagem e de trabalho, até enormes e fotorrealistas jogos de RPG. 

 

METAVERSO1 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

Grande parte da população, inclusive de baixa renda, tem acesso à tecnologia digital e virtual dos dias atuais – seja através de computadores ou dispositivos portáteis, como o celular. 

 

Dito isso, o conceito de metaverso não é uma criação da Meta e, na verdade, existe há quase uma década. Um ótimo exemplo é o Second Life, um vasto ambiente virtual e tridimensional que simula a vida real e social do ser humano através da interação entre avatares. Esse metaverso foi criado em 1999 e lançado em 2003.

 

Mas então… O que exatamente é o metaverso?

METAVERSO2 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

O metaverso é um espaço virtual de um universo online 3D que combina vários ambientes – todos virtuais. Dentro do metaverso, usuários têm acesso a plataformas variadas e podem controlar todos os aspectos de uma “segunda vida virtual”. 

 

Simplificando, o metaverso é a interação entre humanos e experiências digitais imersivas em realidade aumentada (AR), realidade mista (MR), NFTs (tokens não fungíveis), aplicativos de carteira, aplicativos de navegador, aplicativos móveis e realidade virtual (VR). 

 

O metaverso pode ser imaginado como o futuro da Internet, pois assim como a atual rede permite que os usuários trabalhem, aprendam, joguem e socializem. A diferença é que, ao contrário da limitação 2D da web de hoje, tudo acontece em um ambiente com visualização 3D. 

 

Nas palavras da própria Meta, o metaverso é: 

“O metaverso é a próxima evolução na conexão social e o sucessor da internet móvel. 

Imagine um conjunto de espaços digitais entre os quais você pode se mover sem problemas. 

Como a internet, o metaverso ajudará você a se conectar com as pessoas quando você não estiver fisicamente no mesmo lugar e nos aproximará ainda mais dessa sensação de estarmos juntos pessoalmente. 

 

Você será capaz de se conectar, trabalhar, brincar, aprender, fazer compras. 

O metaverso incluirá experiências 2D familiares, assim como as projetadas no mundo físico e também as totalmente imersivas em 3D.”

 

Embora o metaverso da Meta seja novo, várias plataformas e jogos já possuem elementos semelhantes. O jogo Fortnite, por exemplo, ultrapassou os limites dos videogames ao realizar grandes eventos ao vivo com artistas dentro do próprio jogo. 

 

Um dos mais populares foi o show do rapper Travis Scott, que inclusive surgiu em Fortnite com customização característica – bastante similar ao cantor na vida real – e efeitos visuais surreais.

 

 

Para entender melhor quais possibilidades e benefícios chegarão com o metaverso, podemos observar três pontos em destaque.

 

Ensino à distância mais interativo

METAVERSO3 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

Durante a pandemia e a necessidade de adaptação do ambiente de estudos e trabalho para o mundo virtual, os problemas de aprendizado e ensino nunca cessaram para alunos e professores. 

 

O maior obstáculo no atual modelo de ensino à distância não são necessariamente as longas horas em frente ao computador ou a falta de familiaridade com as novas ferramentas, mas sim a ausência de dinamismo e interação – pontos importantíssimos para manter a atenção dos alunos e garantir uma educação bem sucedida. 

 

O metaverso buscará proporcionar um ambiente virtual mais dinâmico e interativo, mais parecido com a realidade. Isso deve tornar as aulas mais engajadoras e compreensivas, taxas de aprendizado mais rápidas e melhor retenção de alunos.

 

NFTs exclusivos 

METAVERSO4 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

Festas populares, campanhas publicitárias e até festivais de música passarão a usar NFTs exclusivos para atrair novos públicos e criar novas oportunidades para os fãs no palco, nas ruas tradicionais ou em novas arenas. 

 

Imagine ser o primeiro a comprar ingressos para ver o show da sua banda favorita e ainda receber um NFT exclusivo? Incrível, não?

 

Com o passar dos anos, os NFTs disponíveis no metaverso podem ser uma grande oportunidade de aumento de valor da arte, movimentação de dinheiro e criação de novas experiências. 

 

Para as empresas, estes ativos são uma ótima maneira de chamar a atenção para shows e festivais, aumentando assim a velocidade de venda de ingressos.

 

E-commerce e experimentação digital

METAVERSO5 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

Um dos maiores problemas do comércio digital atualmente é a falta de transparência sobre o que está sendo anunciado no site e o que está sendo entregue ao consumidor final. Existem muitas páginas de clientes irritados porque foram enganados por “anúncios enganosos”.

 

No metaverso este cenário pode ser diferente. Uma pesquisa realizada pela Invesp em abril deste ano constatou que cerca de 61% dos entrevistados preferiam consumir via realidade aumentada, e 35% afirmaram que teriam mais chances de comprar se pudessem ver o produto à sua frente. 

 

Esta já é uma realidade virtual com chances de se popularizar nos próximos anos, com muitas empresas aderindo ao movimento. Marcas como Samsung, H&M e várias outras já estão presentes (e podendo receber visitas) no metaverso.

METAVERSO6 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

Pois é, o metaverso promete uma experiência virtual semelhante, ou ainda mais surpreendente, que a vida real. A expectativa gira em torno de uma existência perfeitamente paralela de trabalho, lazer, interação social, descoberta, aprendizado, consumo e acumulação. 

 

Você está pensando em participar do metaverso também? Conte sua opinião nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
1
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?