Headsets: 5 dicas para testar e escolher o melhor

A qualidade do som é uma percepção subjetiva e complicada, mas você pode descobrir o modelo ideal de headset!

 

Os headsets são itens indispensáveis para quem trabalha, estuda ou usa a Internet para se entreter, já que garantem maior imersão sonora e comunicação clara independente da atividade.

 

Talvez você esteja procurando atualizar seu par de fones de ouvido atual ou fazer sua primeira compra. Então, é claro, você precisa descobrir o modelo ideal e entender como testar a qualidade dele.

 

Seria ótimo se existisse uma maneira clara, objetiva e simples de escolher um headset, mas não há. A qualidade do som é uma percepção subjetiva e complicada, pois nossas expectativas, experiências, preconceitos e preferências pessoais formam nossa opinião sobre o assunto.

 

O primeiro passo para comprar um bom headset é entender se você realmente precisa de um. Explicando rapidamente, os “headphones” são aqueles modelos de fones de ouvido over-ear, isto é, aqueles que cobrem toda a orelha. Já os headsets são esse mesmo tipo de fones over-ear, mas que contam com um microfone.

HEADSET1 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

Se você já tem certeza de que um headset é o estilo de fones que corresponderá às suas expectativas, ainda assim vai se deparar com uma infinidade de modelos. É aqui que te ajudaremos, confira abaixo:

 

5 dicas para testar e escolher o melhor headset

 

  • Analise o conforto

  • Teste a qualidade de construção

  • Grave sua voz usando o microfone sem edições

  • Ouça música e assista vídeos sem equalizações

  • Confirme a compatibilidade dos fones com seus dispositivos

 

O primeiro ponto que você deve analisar é o conforto. Você passará um bom tempo com o headset ao redor da sua cabeça, portanto escolha um modelo confortável que se encaixe perfeitamente ao redor das suas orelhas, e que seja feito de materiais de qualidade. Dessa forma, você poderá ajustar o arco melhor na sua cabeça sem deixá-lo muito folgado ou apertado.

 

Teste a qualidade de construção dos seus fones para evitar dores de cabeça. Seu headset aguenta ser “entortado” ou parece excessivamente frágil? Tome cuidado: headsets precisam sustentar uma certa pressão, afinal de contas, você usará o seu por horas em diferentes posições.

HEADSET2 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

O próximo passo é entender se você quer um fone de ouvido sem fio ou com fio. Ou seja, se você prefere headsets com conexão Bluetooth ou não.

 

Os headsets com fio são mais fáceis de começar a usar e por vezes oferecem maior qualidade de áudio por um custo menor, já que costumam ser mais robustos e possuem conexão direta.

 

Já os headsets Bluetooth com microfone são práticos e permitem que o usuário se movimente com mais conforto, sem se preocupar em se enroscar com os fios. A praticidade está entre as principais vantagens desse modelo de headset, já que você pode ir à cozinha, por exemplo, e tomar água enquanto participa de uma conversa.

 

Em contrapartida, é claro que nem todo dispositivo será compatível com esses headsets. PCs normalmente não possuem suporte à conexão Bluetooth, que tem limitações e por vezes sofre interferências.

HEADSET3 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

Outro ponto a ser levado em consideração antes de escolher seu novo headset é o microfone. O grande diferencial dos headsets é de fato o microfone, então você precisa ter certeza de que esse acessório é de qualidade. Sugerimos que você grave um áudio sem a interferência de edições ou distorções e analise o resultado.

 

O ideal é optar por headsets com microfones com cancelamento de ruídos para a sua voz sair mais clara e nítida durante comunicações. Aliás, não deixe de checar se o cabo deste microfone é maleável o suficiente para você conseguir ajustar a melhor altura e posição do captador de som perto da sua boca.

 

Além disso, a qualidade do som é um dos aspectos mais importantes a serem analisados quando você for escolher um headset. Basicamente existem 3 tipos de sons para headsets disponíveis no mercado atual: áudio estéreo, som surround virtual e som dimensional.

HEADSET4 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

O ideal é que você escute alguns dos sons que você precisará ouvir com qualidade no dia a dia, mas também use aplicativos e sites cuja finalidade é testar headsets. O app Ultimate Ear/Headphone Test, por exemplo, é um conjunto de ferramentas mais completo para testar frequências altas e baixas, estéreo, binaural e a frequência dourada.

 

No fim das contas, a maneira mais eficaz de testar headsets é colocá-los na cabeça e ouvi-los. Quanto mais fones de ouvido você testar, mais entenderá acerca de suas próprias preferências.

HEADSET5 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

Não deixe de ter certeza de que o seu novo headset é compatível com o seu notebook, desktop, smartphone ou seja lá qual dispositivo que você pretende utilizar. De que adianta um bom som se você não consegue conectar com uma fonte de áudio, não é mesmo?

Conta pra gente nos comentários: qual headset você utiliza no dia a dia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
1
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?