Entenda como funcionam os painéis de LED

Quem nunca se assustou ao se deparar com várias abreviaturas e especificações ao procurar uma TV ou monitor novo para comprar? O processo de aquisição de um produto eletrônico não precisa ser tão complicado. 

 

Para te ajudar a entender como os displays de TVs e monitores funcionam – e consequentemente auxiliar o processo de escolha do modelo ideal – preparamos algumas dicas e explicações simples.

 

O que é LED?

LED1 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

No mercado atual, a maioria dos monitores e TVs exibem a nomenclatura LED. Isso significa que a tecnologia LCD foi substituída? Não exatamente, já que o LED é nada mais que uma versão melhorada do LCD.

 

A abreviação LCD significa display de cristal líquido (na tradução do inglês). Os displays construídos com essa tecnologia possuem um material que pode se comportar como sólido ou líquido — a depender de fatores como temperatura, pressão e principalmente correntes elétricas e campos magnéticos. 

 

Dessa forma, os cristais de LCD são dispostos em “pixels” formados pelas três cores do padrão RGB (vermelho, verde e azul). Ao receberem uma corrente elétrica e serem iluminados pela luz de fundo atrás do painel, os pixels readaptam as cores para formar a imagem que vemos na TV ou no monitor.

LED2 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

As TVs de LED funcionam da mesma forma, mas com uma diferença-chave: o tipo de iluminação. Ao invés de possuir uma luz de fundo composta por lâmpadas fluorescentes, a tecnologia LED emprega um diodo emissor de luz — mais conhecido como LED. 

 

Em grandes painéis de LED, o trabalho é assegurado por placas, cada uma contendo um certo número de diodos que funcionam como módulos independentes e que se conectam ao sistema central, formando uma rede. É esse mecanismo que permite a reprodução de imagens gigantescas e com alta resolução.

IPS, VA, WVA e TN

LED3 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

Indo mais além, você pode se deparar com abreviações que se referem à tecnologia utilizada pelo painel de pixels, que altera a sequência de cores, taxa de atualização, tempo de resposta, nitidez e brilho de acordo com cada recomendação. 

Começando com o mais básico, os painéis TN (abreviação de twisted nematic) são os mais populares porque foram pioneiros na tecnologia. Nesse modelo, os pixels não estão muito bem espaçados, portanto causam grandes distorções de cor e imagem quando a TV ou monitor está sendo visto de lado.

Com a chegada do IPS (In Plane Switching) tais distorções foram deixadas para trás, pois os pixels passam a ser alinhados horizontalmente. Essa configuração permite uma melhor taxa de atualização, mais nitidez e também mais brilho. Alguns fabricantes podem usar outros nomes para evitar problemas com disputa por patentes com marcas concorrentes, então você pode vê-los se referir a um painel IPS como WVA (Wide View Ange). 

LED4 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

Por fim, temos o mais recente painel VA (Vertical Alignment), que traz um alinhamento vertical de pixels para permitir uma melhor reprodução de cores, mas com um tempo de resposta relativamente mais lento. 

Você ainda pode encontrar os títulos MVA e até PVA, que respectivamente significam alinhamento vertical multidomínio e alinhamento vertical modelo. Ambos são variações criadas por fabricantes específicos que buscam combinar as vantagens da tecnologia TN com VA.  

Como escolher entre tantas opções? 

O fato é que não é uma escolha fácil, mas você pode se perguntar acerca de um detalhe que fará toda a diferença: Qual é o propósito da minha tela? 

Se você pensa em convidar amigos e familiares para assistir filmes e séries em uma sala grande, onde todos têm que prestar atenção na mesma tela, o painel IPS é a melhor escolha quando se trata de ângulo de visão. Agora, se o objetivo é obter contrastes mais fortes e pretos muito mais “limpos” ou taxas de atualizações mais rápidas para jogos, uma tela VA é a escolha certa. 

Qual tecnologia de display você utiliza atualmente? Está satisfeito(a)? Conte para a gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
1
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?