Diferenças entre TVs QLED e OLED

Na hora de escolher a melhor tecnologia de display, qual tipo de Smart TV ganha: QLED ou OLED? 

 

Uma boa televisão tem impacto expressivo na qualidade do entretenimento em casa, na imersão durante uma reunião de trabalho, entre outras situações. Avanços tecnológicos nos proporcionaram uma grande variedade de televisões no mercado e, quem hoje procura uma smart TV com alta qualidade de imagem pode se deparar com a seguinte dúvida: 

 

Na hora de escolher a melhor tecnologia de display, qual tipo de smart TV ganha: QLED ou OLED? 

 

Embora ambas as tecnologias sejam derivados do LED tradicional, existem algumas diferenças que podem ajudar a definir qual modelo é o ideal para você. 

 

A seguir, explicamos como funcionam as TVs de cada tipo e quem ganha o debate QLED x OLED. Continue a ler e descubra qual é o melhor produto para você.

 

Entendendo o LED

TV1 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

A tecnologia de display LED por si só já é um desenvolvimento da tela LCD, que eram aquelas antigas telas de cristal líquido. Em TVs de LED as imagens são criadas pelo emissor de luz de fundo, ou seja, uma porção de microlâmpadas ligadas ao painel de LED enviando sinais para os cristais líquidos. 

 

As smart TVs de LED mais modernas exibem boas cores com brilho e contraste satisfatórios e também são muito econômicas. Mas a geração das imagens também depende do processador e do sistema do aparelho. 

 

Neste sentido, com fabricantes focando em tecnologias de tela mais avançadas, as TVs de LED estão dando lugar aos modelos OLED e QLED.

 

Smart TVs OLED

TV2 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

Diferentemente das TVs LED, das quais foram originadas, as telas com tecnologia OLED não usam luz de fundo. Tal tipo de painel é composto por diodos orgânicos que emitem luz própria. Os pixels se acendem um a um, à medida que pulsos elétricos os estimulam a formar imagens. 

 

Por não possuírem painel de luz de fundo, as TVs OLED são muito mais finas e têm ângulos de visão mais amplos do que as demais telas disponíveis. Além disso, são capazes de fornecer melhor qualidade de imagem por iluminarem a matriz interna de pixels.

 

As smart TVs OLED são conhecidas por oferecem alto brilho, contraste quase infinito e cores ultra puras mesmo ao reproduzir tons escuros, pois o preto é criado a partir de pixels totalmente apagados. 

 

A grande desvantagem da tecnologia OLED ainda é o seu alto preço devido à sua fabricação complexa. Para piorar, seus diodos orgânicos podem parar de funcionar – ou seja, a TV possivelmente “queimará” – dentro de alguns anos.

 

Smart TVs QLED

TV3 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

A sigla QLED é uma abreviação de “díodo emissor de luz de ponto quântico” ou “díodo emissor de luz com pontos quânticos”. Os painéis QLED possuem LEDs que emitem luz por trás da tela de cristal líquido, mas a diferença é uma combinação de pontos quânticos que filtram a luz, brilho e intensidade de cor dos pixels para formar uma imagem. 

 

Com isso, as TVs QLED conseguem oferecer mais cores, mais brilho e qualidade de imagem mais próxima da realidade. Os tons escuros tendem a ser menos intensos se comparados com a reprodução da tecnologia OLED, mas as TVs QLED custam menos e são mais econômicas.

 

OLED vs. QLED

TV4 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

É verdade que, em suma, só você poderá definir qual modelo de smart TV é o ideal, pois isso dependerá das suas expectativas, orçamento, dentre outros fatores.

 

Mesmo assim, preparamos um sumário das características mais importantes de cada tecnologia para te ajudar a identificar qual atenderá suas necessidades. 

 

  • TV OLED é melhor para: qualidade de imagem

Os displays de Diodos Emissores de Luz Orgânicos têm a coroa de melhor tecnologia de TV premium. Você obtém melhores ângulos de visão, pretos mais profundos – e, portanto, melhor contraste para HDR – e eles consomem menos energia. Muitas vezes são a opção melhor para jogos, mas podem custar mais.

  • TV QLED é melhor para: custo-benefício

Os displays de TV QLED têm uma imagem potencialmente mais brilhante, são em sua maioria mais baratos, e não há risco de burn-in em comparação com os OLED. Eles podem ser tão bons quanto os displays OLED, e você pode economizar dinheiro ao comprar esse modelo de TV.

 

E aí, qual tecnologia de display de TV você acha mais interessante? Conte nos comentários!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
1
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?