Fontes paralelas servem para carregar notebooks e equipamentos?

Cada eletrônico tem uma especificação diferente e temos que ficar atentos a todos os detalhes

 

Escolher um novo carregador para o seu notebook ou outro aparelho eletrônico é uma tarefa que até parece fácil, mas pode gerar dúvidas em muitos usuários e ter um impacto significativo no seu aparelho. 

 

Cada eletrônico tem uma especificação diferente e, para garantir bom funcionamento e estender a vida útil dos nossos dispositivos, temos que ficar atentos a todos os detalhes, tais como:

 

  • Características de uma boa bateria

  • Fontes paralelas vs. originais

  • Cuidados na hora de comprar uma fonte

 

Se você está considerando comprar um novo carregador para o seu notebook, este guia irá esclarecer todas as suas dúvidas e mostrar que o assunto não é tão complicado. Assim você poderá substituir sua fonte de alimentação com segurança.

 

Características de uma boa bateria

 

FONTES1 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

Quando o assunto é equipamento eletrônico, a recomendação é sempre o uso de peças originais e periféricos de boa qualidade. Os notebooks são dispositivos premium que, por conseguinte, são compostos e precisam de materiais competentes. 

 

Isso não significa que você ficará incapacitado de utilizar seus itens favoritos com o seu laptop, mas é importante prestar atenção no que você está conectando a ele. No caso de peças essenciais como a bateria e o carregador, seu cuidado precisa ser redobrado. 

 

Afinal de contas, mesmo os fabricantes de notebooks afirmam que componentes como esses devem ser originais de fábrica – pois somente assim é garantido o funcionamento pleno do seu dispositivo.

 

Quando uma fonte de alimentação – ou carregador – de notebook não é fabricada pela mesma empresa que montou o laptop originalmente, a mesma é chamada de “fonte paralela”. A partir daqui entramos em uma discussão fundamental, já que nem sempre é possível adquirir um carregador original por diversos motivos, como a falta do item em estoque, produção encerrada e preços inacessíveis. 

 

Fonte paralela de notebook é segura?

 

FONTES2 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

A fonte compatível ou fonte paralela é um carregador baseado no modelo original do produto, que normalmente vem de fábrica com o notebook. Tais fontes costumam ter as mesmas especificações técnicas de uma fonte original, tanto tensão, corrente e pino – só que por um preço mais acessível. 

 

As fontes paralelas também podem ser componentes essencialmente seguros. No entanto, isso depende de alguns fatores, como a origem do produto. 

 

Embora não seja fabricado pela própria marca do seu dispositivo, procure por um carregador criado por uma empresa conhecida no mercado. Evite as consequências do ditado popular “barato que sai caro” e não adquira uma fonte de alimentação apenas pelo preço em conta. 

 

Vale lembrar que carregadores são itens relativamente perigosos que podem causar sérios danos aos seus dispositivos ou até mesmo colocar em risco a sua segurança. Portanto, certifique-se de que sua nova fonte paralela tem boas recomendações de outros usuários e especialistas. 

 

FONTES3 1 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

Confira algumas dicas para ter em mente ao adquirir uma nova fonte:

 

  • Alguns fabricantes ou varejistas se aproveitam da semelhança entre fontes paralelas e originais e colam uma etiqueta de marca em um carregador paralelo, enganando o consumidor. Cuidado com preços que são bons demais para serem verdade!

  • Dê preferência a lojas que trabalhem com fornecedores qualificados e que conheçam todas as etapas de fabricação da peça. 

  • Revise as condições do produto. 

  • Confira também a garantia oferecida pela loja e as condições de troca e devolução.

  • Verifique se o pino do plugue (também conhecido como conector) é adequado para o seu notebook.

  • Identifique a voltagem do aparelho, que precisa ser igual ou um pouco menor que a do produto original. 

 

E lembre-se: em caso de dúvidas, contate um especialista no assunto! Assistências técnicas poderão indicar exatamente qual fonte de alimentação é ideal para o seu notebook. Não corra riscos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
1
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?