5 cuidados que o seu notebook precisa no dia a dia

Esses cuidados básicos ajudam a preservar a vida útil dos laptops e até melhoram o desempenho durante o uso

 

Os notebooks se tornaram uma ferramenta essencial de trabalho, estudo e até diversão no dia a dia da maioria das pessoas. Na verdade, os laptops já são tão importantes que a sua falta pode causar uma grande dor de cabeça e prejudicar a realização de atividades fundamentais – principalmente depois da pandemia, que transformou o modo como a humanidade interage. 

 

Portanto, muito além de saber como manusear um notebook, é indispensável ter em mente alguns cuidados básicos que ajudam a preservar a vida útil desses aparelhos e até melhoram o desempenho durante o uso.

 

Pensando nisto, separamos 5 dicas que, quando praticadas de maneira consistente, vão prolongar a vida útil do seu laptop e mantê-lo funcionando sem problemas. Confira:

 

  1. Não deixe a bateria do seu notebook acabar

  2. Evite o superaquecimento

  3. Manuseie o notebook com cuidado

  4. Limpe seu laptop corretamente

  5. Desligue ou reinicie seu notebook de vez em quando

 

Curioso(a) para saber mais detalhes e instruções sobre cada uma das sugestões acima? Continue a ler este artigo e fique a par dos 5 cuidados que você precisa ter com o seu notebook, além de uma dica bônus que vale ouro! 

 

1. Não deixe a bateria acabar

notebook1 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

As medições da bateria dos aparelhos eletrônicos são normalmente realizadas de maneira cíclica. Quando a carga chega a zero, um ciclo é encerrado. Segundo testes de fabricantes de eletrônicos, as baterias costumam perder cerca de 30% de sua capacidade após aproximadamente 300 ciclos completos de descarga. 

Assim sendo, se você estiver usando seu notebook durante uma reunião ou longe de sua mesa, tente manter a bateria acima de 20%. Além disso, se possível, mantenha o computador conectado ao carregador.

2. Evite o superaquecimento

notebook2 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

É fácil entender que o calor é um dos piores inimigos dos eletrônicos, não apenas dos notebooks. Você já deve ter percebido a existência de ventoinhas internas no seu laptop, e também que quando elas funcionam a toda velocidade para resfriar o hardware, o computador fica mais lento. 

Bom, os fabricantes estão investindo em sistemas de resfriamento cada vez mais eficientes, como os chamados “coolers” externos, que mantêm seu aparelho elevado sobre a mesa e ajudam a diminuir a temperatura dos componentes internos. 

Mesmo assim, você não deve utilizar seu notebook sobre travesseiros, cobertores, camas ou sofás, ou mesmo sobre capas protetoras. O tecido pode bloquear o fluxo de ar e superaquecer seu laptop, o que consequentemente pode encurtar a vida útil do seu dispositivo, do hardware e da bateria. Use seu notebook sobre uma superfície plana. 

3. Manuseie com cuidado

notebook3 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

Os notebooks são portáteis e facilitam a vida de quem precisa de um computador móvel, mas são aparelhos frágeis que podem ser danificados por colisões ou mau manuseio. Portanto, tenha cuidado ao transportar seu laptop. O ideal é fazer isso com uma mochila reforçada para evitar danos por pancadas ou quedas.

Além disso, tenha cuidado ao fechar a tela e não levante o aparelho pelo display. O uso de uma capa protetora é recomendável para evitar poeira, mas não será suficiente para proteger seu notebook de bebidas ou alimentos – evite fazer refeições por perto!

Por fim, atente-se às portas e conectores: estes também precisam ser tratados com cuidado. É comum que a interface do notebook seja fixada apenas no chassi, e apenas os pontos de solda do conector na placa do notebook. Desse modo, aplicar muita força ao conectar cabos pode danificar essas juntas de solda e fazer com que o conector pare de funcionar, exigindo a contratação de um técnico experiente com o equipamento para consertá-lo.

 

4. Limpeza correta

notebook4 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

É inegável que a limpeza esporádica de aparelhos eletrônicos é essencial para mantê-los funcionando corretamente, pois o acúmulo de poeira e sujeira pode causar sérios problemas a curto e longo prazo. 

Na hora de limpar o seu notebook, certifique-se de que ele está totalmente desligado. Em seguida, use pano de microfibra ou 100% algodão seco e limpo. Na tela, passe com leveza em torno e no display. Se a tela estiver com manchas, umedeça levemente o pano com água ou use um spray apropriado para limpeza de telas de eletrônicos.

Não use limpa-vidro, álcool, desinfetante ou produtos que contenham amônia, que podem deixar a tela do notebook manchada e sem brilho. Não passe pano molhado, para evitar que gotas escorram para dentro da estrutura. 

Da mesma forma, não borrife o spray de limpeza diretamente na tela: use em um pano limpo. Não é recomendado usar trapos, meia ou camiseta velha, algodão ou papel higiênico, porque eles podem riscar o display e deixar fiapos.

Não esqueça de limpar as entradas e saídas de ar, o que pode ser feito com cuidado com um aspirador de pó. Aproveite também para aspirar delicadamente o teclado e as portas laterais do equipamento ou limpá-los com um pincel macio.

5. Desligue ou reinicie de vez em quando

https://unsplash.com/photos/3S0INpfREQc

Quando você não estiver usando seu notebook, procure deixá-lo desligado. Além de economizar energia (pois é, mesmo no modo suspenso seu laptop ainda consome eletricidade!), seu sistema operacional irá se beneficiar de reinicializações completas de vez em quando, o que pode garantir maior desempenho quando você realmente precisar. 

Reinicializações, especialmente em modelos com SSD, não demoram muito e podem ser bastante benéficas no começo de uma jornada de trabalho, por exemplo. A medida ainda permite que atualizações pendentes de sistema e componentes de drivers sejam realizadas, o que também é importante, como discutiremos a seguir.

Bônus: atualize os softwares e o sistema operacional

Manter softwares diversos, drivers e sistema operacional com as atualizações em dia é uma medida que, se por um lado terá pouco efeito na durabilidade do notebook, por outro pode trazer mais tranquilidade e até mais desempenho durante o uso. 

 

Atualizações são liberadas por desenvolvedores para corrigir bugs, melhorar a estabilidade de suas aplicações e por vezes corrigir falhas graves de segurança. Assim, não há sequer um malefício em garantir que seu notebook e os softwares instalados nele estão atualizados com as últimas novidades.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?