NotebookPC Gamer

Veja o passo para cuidar do teclado e do mouse

mouse

Quando se fala em produtividade, não se pode esquecer do mouse. Peça importante na execução de tarefas do cotidiano, como selecionar e editar diferentes tipos de mídia – áudio, vídeo, textos, fotos -, páginas e outras usabilidades, o mouse requer cuidados e atenção especial aos usuários. Já no processo de escolha dele, fica a critério do consumidor que tipo de função quer executar, se é para jogar, trabalhar ou jogar, para selecionar o modelo mais adequado aos seus interesses. Depois desse processo, é recomendável que se tenha cuidado e algumas regrinhas para manter o seu mouse em dia, garantindo mais durabilidade e funcionalidade do seu modelo.

Já os teclados permitem uma fluidez quanto à usabilidade dos aparelhos, independente qual máquina o usuário esteja usando. Com uma variedade maior disponível aos consumidores – que podem escolher de acordo com suas máquinas -, os teclados são essenciais para quem joga, estuda ou trabalha. Por isso, cuidar dele é uma tarefa que deve ser sempre constante, mas é pouco lembrada pelos consumidores. Um simples ato de derrubar comida, líquido ou pressionar as teclas podem atrapalhar o uso durante uma jogatina, os estudos ou os trabalhos nos computadores.

Por isso, separamos algumas dicas de cuidados que você deve ter ao usar e manter as duas peças em casa.

Saiba como cuidar do seu mouse

 

  • Evite derrubar comida ou líquido 

 

Comer ou beber durante o trabalho, jogatina e estudos é uma atividade comum entre todas as pessoas. Seja por falta de tempo ou até mesmo por prazer, abandonar este costume é uma tarefa difícil Embora você não consiga abandonar totalmente, é essencial que tenha cuidado ao se alimentar ou ingerir qualquer líquido. Caso derrube água, refrigerante ou qualquer líquido no mouse, isso pode atrapalhar sua usabilidade ou dificultar as limpezas futuras.

 

  • Deixe-o limpo

 

Quando realizar a limpeza do seu mouse, evite o uso de produtos de limpeza de casa – detergente, desinfetantes e multiusos -, isso pode danificar seu aparelho e atrapalhar ainda o problema. Já em relação ao que se deve usar, o mais recomendável é o uso do álcool isopropílico, que geralmente é utilizado em limpeza de componentes eletrônicos. Neste caso, o mais recomendável é que se uso luvas para manter-se fora de contato com o componente. Uma das opções também é usar panos mais leves, como flanelas e outros que são utilizados na limpeza do dia a dia, com a adição de água (não muita para prejudicar seu aparelho).

 

  • Não puxe o fio do mouse 

 

Além disso, se o seu mouse possui fio, não tente pressionar ou mesmo puxá-lo. Ele pode se romper e comprometer o uso do aparelho no momento que você mais precisar. Geralmente, são produtos delicados, e não são resistentes para tal ato. Os mouses usados em notebooks têm maior propensão a esses problemas. Então, cuide de usar um bom descanso para apoiá-lo. Nem toda mesa oferece uma usabilidade para o mouse. 

 

  • Não pressione o rolete ou bata no mouse

 

Uma das coisas mais comuns quando ficamos irritados com os atrasos nos aparelhos é “descontar” as raivas neles mesmos. Então, evite pressionar muito o rolete do mouse para dar “eficiência” ou achar que ele vai ficar mais rápido. Isso pode comprometer ainda mais o uso, assim como dar queda ou bater no mouse como um todo. Além disso, é importante não deixar o rolete sujo, pois isso compromete o funcionamento dele.

Como cuidar do seu teclado

 

  • Computador

 

Primeiramente, o usuário deve saber as especificidades de cada teclado. Para o computador, por exemplo, é recomendável que se desconecte o teclado. É necessário que ele não esteja ligado no momento em que você começar a limpeza. Já se ele for sem fio, a recomendação é que você tire o pareamento com o PC. Em uma mesa, forre com um jornal mesa jornal ou um tecido e chacoalhe o teclado, com as teclas viradas para baixo, para que as sujeiras maiores se soltem e caiam sobre a mesa. Além disso, não bata os teclados na mesa. Embora sejam batidas que não-brutas, isso pode levar a soltar teclas e outros componentes, o que pode gerar um mau funcionamento.

 

  • Notebook

 

Para a limpeza do teclado do notebook, o processo é o mesmo. Primeiro, você deve verificar se o equipamento está completamente desligado antes de iniciar a limpeza das teclas. Pelo contrário do computador, sacudir o aparelho com o teclado voltado para baixo não é uma boa ideia. Esses equipamentos contam com componentes sensíveis que podem se soltar ou sair do lugar caso movimentos sejam muito bruscos. Retirar as teclas do teclado também não é possível. 

  • Dicas de como prevenir e limpar a sujeira do teclado do notebook

Escove seu teclado

Para limpar o aparelho do notebook, há pincéis e escovas especialmente desenvolvidas para a limpeza. Porém, se você não está disposto a gastar dinheiro com isso, poderá usar um pincel comum ou uma escova de dentes velha. As escovas de nylon são recomendadas.

Película protetora de silicone

Para quem não quer gastar muito, mas quer garantir a proteção do teclado, umas opções é a película. Com versões em diferentes tamanhos, as películas de silicone tradicionais são as mais populares. Para usá-las, Basta aplicar na superfície do acessório, em que vai mantê-lo limpo e mais seguro contra respingos d’água e resíduos. A versão pode ser encontrada em diversas lojas online. Podem ser encontradas por R$4,99.

Película ultrafina anti-engordurante

Já para quem se preocupa com o incômodo, há opção de uma proteção ultrafina no mercado. Ele é colocado da mesma forma que a outra, mas a sensação é de que não existe uma película protetora. Ele protege contra respingos d’água, poeira e acúmulo de gordura do uso contínuo. A versão pode ser encontrada em lojas online, com valor a partir de R$ 5,50, com entrega no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *