Derrubou líquido no seu notebook? Saiba o que fazer!

notebook

Líquidos e eletrônicos não são uma boa combinação, não é mesmo? Acidentes podem acontecer mesmo com as pessoas mais cuidadosas então não se desespere! Estamos aqui para te ajudar.

Trabalhando em casa do notebook ou nas horas de lazer, ninguém está livre de acidentes e imprevistos. Estava com uma caneca de café ou um copo de água e derrubou o líquido no notebook? Não se desespere! Vamos te ajudar!

Mesmo as pessoas mais cuidadosas podem sofrer com essas situações, então não se culpe! Assim como todos os eletrônicos, os computadores portáteis não são muito amigos dos líquidos de forma geral. Com exceção de produtos específicos e em condições pré-definidas, como os celulares com certificação IP68 contra água e poeira, o restante dos dispositivos podem ser seriamente danificados ao entrar em contato com líquidos.

Acabou derramando algum líquido no notebook? Confira os primeiros passos para resolver o problema e minimizar os possíveis danos ao equipamento:

Primeiramente, desligue o notebook!

O primeiro passo para conter os possíveis danos causados pelo líquido no notebook é desligá-lo da energia. Verifique se há dispositivos conectados ao aparelho, como pendrives e cartões de memória, e desconecte-os. Não esqueça de observar as condições do cabo de energia e desligue tudo para sua segurança.

Redução de danos

Passada a correria inicial, analise o tamanho do problema com o qual está lidando. Depois de desligar o notebook, retire o dispositivo da área molhada para evitar que a água, ou o líquido em questão, consiga afetar mais partes do aparelho. Enxugue bem a área da mesa e o notebook para diminuir os riscos de um acidente ainda mais grave, desta vez, com eletricidade envolvida. 

O próximo passo é conseguir secar o notebook o máximo possível. Uma boa maneira de conseguir esse feito é colocando o dispositivo de cabeça para baixo em cima de uma toalha seca, permitindo que o líquido que está dentro do dispositivo consiga sair e evita que acabe entrando mais. Seque as partes visivelmente molhadas do dispositivo como a tela e teclado, mantenha o notebook em uma posição que permita que a água escorra enquanto realiza a secagem. Escolha bem a área em que irá deixar o notebook nessa posição de tenda, pois o ideal é deixá-lo por pelo menos dois dias para secar bem. 

Cuidado!

Antes de sequer pensar em remover bateria ou tocar qualquer parte interna do notebook, garanta sua segurança calçando sapatos para remover a possível eletricidade estática presente no seu corpo e roupas. 

Calçados colocados? Agora pode remover a bateria. Na maioria dos modelos de notebook disponíveis do mercado, é possível remover a bateria facilmente deslizando um pequeno painel na parte inferior do dispositivo. Se a bateria do seu notebook não for de fácil remoção, siga para o próximo passo.

Peça ajuda!

Não sabe bem como acessar os componentes internos do notebook ou não quer arriscar ainda mais a vida útil do seu dispositivo? Deixe nas mãos de quem entende. Procure uma assistência técnica especializada como nós, da M.E.C.A, para te ajudar. Na assistência, os técnicos conseguirão fazer um diagnóstico completo dos danos que seu notebook sofreu e terão acesso aos componentes internos para secá-los individualmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *