Xbox Series X vs PS5: qual o mais potente da nova geração?

Xbox Series X vs PS5

A nova geração de consoles promete potência e especificações incríveis. Com tantas semelhanças, qual será a máquina mais potente entre os dois? Confira as principais diferenças e semelhanças entre eles em nosso review:

O ano de 2020 já começou com grandes lançamentos previstos no mundo dos games. Dentre eles, os mais esperados pelos jogadores são o novo Xbox Series X, da Microsoft, e o PlayStation 5, da Sony. A nova geração de consoles promete superar seus antecessores quando o assunto é potência e especificações.

Anunciado no último Game Awards, previamente conhecido como Project Scarlett, o Xbox Series X criou bastante expectativa nos fãs prometendo especificações técnicas até quatro vezes mais potentes que seu antecessor. A gigante tecnológica focou os avanços em busca de uma melhora na taxa de framerate.

A mais nova promessa da PlayStation parece vir para superar seu irmão mais velho tão famoso. O PS5 teve especificações de um hardware poderoso confirmado e deve bater de frente com seu concorrente direto da Microsoft.

Dois lançamentos previstos para o final do ano de 2020, com especificações e hardwares potentes: quem ganha a batalha? O Xbox Series X ou PS5? Confira uma análise das principais características dos dois consoles e o que sabemos sobre ambos até agora:

 

CPU

Começando pelas semelhanças, ambos os consoles possuem uma CPU com oito núcleos e um processador AMD. Apesar de ambos processadores possuírem a mesma arquitetura Zen 2, o modelo da Microsoft alcança uma frequência de 3,8GHz, enquanto o novo console da Sony alcança apenas 3,5GHz. Na prática, os jogadores provavelmente não irão sentir muita diferença na hora da jogabilidade.

 

GPU

Quando o assunto é placa gráfica, os concorrentes também apostam na mesma peça e possuem a tecnologia ray tracing, que permite que as placas de vídeo processem gráficos com luzes, sombras e contrastes de forma ultrarrealista. A diferença entre eles se dá pela personalização da GPU AMD RDNA 2, possivelmente causando variações de desempenho entre os modelos Xbox Series X e PS5.

O ponto no quesito GPU vai para o modelo da Microsoft, com 52 CUs e 1.825 GHz. Além disso, o modelo conta com 12 teraflops de processamento, o dobro a mais que o Xbox One X, seu antecessor já considerado poderoso. 

Com processamento gráfico de aproximadamente 10,3 teraflops, 36 CUs e 2.23GHz, o PS5 acaba ficando um pouco atrás do seu concorrente direto. 

 

Memória

Ambos Xbox Series X e PS5 contam com uma potente memória RAM de 16GB GDDR16. As diferenças se encontram na capacidade de armazenamento interno dos consoles. A era dos HDs chegou ao fim e a Microsoft e a Sony optaram por trazer para sua próxima geração os ágeis SSDs. O Xbox Series X chega às lojas com SSD de 1TB, suficiente para você armazenar seus jogos preferidos. O PS5 vem com um pouco menos de armazenamento, com 825GB, ficando atrás do seu concorrente. Uma boa notícia para os gamers fãs das duas companhias é que o armazenamento pode ser expandido para você não ficar sem espaço suficiente para seus jogos. No Xbox Series X, a expansão pode ser realizada com placa adicional de HD externo ou 1TB Seagate, enquanto no PS5 é expansível por HD externo ou SSD NVMe.

Em termos de velocidade da memória, a Sony promete um SSD poderoso. A unidade do novo PlayStation deve poder atingir velocidades muito altas de troca de dados 5,5 GB/s em dados brutos ou entre 8 e 9 GB/s de dados comprimidos. Com os novos SSDs, a expectativa é de que o carregamento dos jogos se dê de maneira muito mais rápida e fluida, sem travamentos. 

 

Resolução e novidades

Com essas configurações apresentadas até agora, podemos esperar uma ótima resolução e incremento real na jogabilidade nos dois consoles. Resolução 4 e 8k com uma taxa mínima de 60fps e máxima de 120fps.

Ambos os consoles virão com o algoritmo Ray Tracing, responsável por conferir uma renderização mais realista de imagens e situações de iluminação e sombra nos jogos. 

 

Design

Em termos de aparência, o PS5 se difere bastante do seu rival e das gerações anteriores. No mês de junho, a Sony anunciou o design do novo modelo com pegada moderna e visual dual tone branco e preto com LEDs em azul. A Microsoft, por outro lado, apresentou um formato vertical próximo ao de uma torre para o Xbox Series X, devendo ter um pouco mais de 30cm e apostou em um visual sóbrio com cor escura sólida. Em ambos os aparelhos, o jogador poderá escolher se o console ficará na vertical ou horizontal em seu rack, mesa ou estação de jogos. 

 

Quem ganha a batalha?

Após analisar os números expressivos do hardware do Xbox Series X, ele se consagra o vencedor desta batalha de gigantes com uma placa gráfica de 12 teraflops de capacidade computacional, processador mais rápido e SSD superior. O PS5 não fica tão atrás do ganhador, com especificações bem próximas. Muitas vezes a performance do console não consegue ser unicamente dimensionada pelos seus números de GPU e CPU, então o real vencedor desta batalha será definido com o poder de processamento colocado em cheque durante as horas de jogatina!

 

Lançamento e preço

Ambos consoles têm lançamento previsto para o final de 2020, sem mais detalhes sobre possíveis datas de lançamento divulgadas pela Microsoft ou Sony. O preço do Xbox Series X e do PS5 também se mantém um mistério até o momento. Extraoficialmente, rumores estimam que a nova geração PlayStation não deve chegar ao mercado por mais de U$500, aproximadamente R$2692,10 em conversão direta sem impostos e taxas. A Digital Edition, sem drive Blu-Ray, certamente será uma opção mais barata para adquirir o lançamento.

 

Esperamos ter mais informações em breve para manter vocês atualizados aqui no blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?