Computador desligando sozinho: conheça 5 motivos para isso acontecer

Computador desligando sozinho: conheça 5 motivos para isso acontecer

Computador desligando sozinho é um dos problemas mais comuns que podem acontecer na sua rotina, isso leva a vários momentos de frustração, perdas de trabalhos e até mesmo a um momento de diversão perdido.

Mas são vários os motivos que podem gerar esse fenômeno, e é preciso que o usuário teste algumas soluções até que o computador volte a funcionar normalmente. Se você estiver passando por esse problema ou quer se prevenir contra ele, confira as 5 razões do desligamento automático e veja como resolvê-lo!

1. Superaquecimento

O superaquecimento é consequência de um defeito no sistema de resfriamento. Como o computador é resfriado pelo cooler, será preciso retirá-lo, limpar suas partes e deixá-lo bem encaixado. Caso o problema persista, o superaquecimento pode ser no processador, nesse caso, será preciso retirá-lo e passar uma fina camada de pasta térmica.

Também é preciso renovar a pasta térmica do chip da placa de vídeo após um tempo de uso. Se você não sabe como fazer isso, é recomendável contratar uma assistência técnica especializada.

2. Defeito na placa de vídeo

A principal função da placa de vídeo é processar as imagens e enviá-las ao monitor. Ela garante a quantidade de cores, a resolução de tela, os gráficos de jogos e o bom funcionamento de outros programas. Portanto, quando o computador não consegue gerar a tela, ele desligará.

Existem diferentes motivos para que a placa de vídeo desligue o computador, os principais são:

  • deixar de fixá-la corretamente no slot: isso fará com que a placa não troque as informações com o computador como deveria, o que gera o desligamento;
  • não a parafusar nas extremidades: deixar a placa bamba pode fazer com que ela não fique encaixada no slot;
  • drivers incorretos: instalar os drivers de outra placa de vídeo ou deixá-los muito desatualizados também gerará o problema.

3. Defeito na fonte de alimentação

A fonte de alimentação é responsável por enviar a energia para as peças da máquina, ou seja, nesse caso, o desligamento do computador ocorre pela falta de energia. Normalmente uma fonte muito antiga e desgastada não consegue enviar a força necessária ao computador e precisa ser trocada.

Mas também é possível que o problema surja quando o usuário faz um upgrade na máquina, pois as memórias, os processadores e as placas de vídeo mais potentes costumam exigir mais da fonte, o que torna a sua atualização necessária.

4. Gabinete sujo

Esse é um problema ignorado por muitas pessoas, mas é plenamente possível que a sujeira acumulada na carcaça do gabinete possa fazer com que o computador desligue constantemente, já que os resíduos podem superaquecê-lo ou dificultar a troca de informações entre as peças. Para evitar isso, é preciso descarregar a energia do computador, abrir o gabinete e fazer uma limpeza com um jato de ar ou com um pincel.

5. Problemas na memória

Por fim, problemas na memória RAM fazem com que os dados sejam corrompidos, o que desliga o computador ou o faz travar. Isso pode ser resolvido removendo a placa-mãe e passando uma borracha na peça (a mesma usada para apagar lápis). Depois, é só tirar os resíduos e encaixá-la de volta.

Caso o problema não seja resolvido, compre álcool isopropílico e um pincel antiestático, passe na memória e no slot da placa-mãe, aguarde cerca de 20 minutos, encaixe a memória e ligue o computador. Tudo deve ser feito com muito cuidado e, em caso de dúvidas, não deixe de contratar uma assistência técnica.

Se você cansou do computador desligando sozinho, aplique as soluções que listamos e explicamos neste artigo ou chame um técnico especializado para ter a certeza de que seus problemas serão resolvidos!

A placa de vídeo é uma peça complexa e que pode gerar vários problemas, acesse nosso artigo e entenda mais sobre eles!

Atenção! Não recomendamos o manuseio do console caso você não tenha experiência. As peças internas são sensíveis e podem ser danificadas no processo, levando a novos problemas. Vale lembrar que o rompimento do lacre, independentemente do tempo, anula a garantia do aparelho.

Na dúvida, procure ajuda especializada!

23 respostas

  1. Ola, tenho um Notebook Hp 420, a uns 7 anos, a uns 2 anos ele começou a desligar Sosinho ao carregar o Windows, ao Tentar Ligar denovo ocorria a mesma coisa, Porem insistindo ele Ligava apos 4,5 Tentativas, e funcionava Normal por Horas, ate eu Desligar. Ao ligar denovo ocorria o mesmo. Esses Dias a situaçao Piorou, eu ligo ele, ocorre o que ja Citei, ao insistir ele liga, porem agora ao Ver Youtube, ou Tentar comentar ao ou abrir algum Progama e deixar aberto ele Desliga do Nada, e esta assim….Toda hora. Eu formatei hoje instalei tudo, e ao Inciar..mesma coisa desliga ao carregar Windows, e desliga ao tentar fazer algo. Fiz Teste no Hd esta Ok, Temperatura 45,56 no Maximo, Memoria Ok…o que Pode Ser ????

  2. O meu pc tem desligado do nada em jogos que eu jogava antes….ele às vezes roda uns minutos… às vezes horas em um game. Dai desliga. Eu estou achando que é a fonte, pois ocorre somente em games….eu até gravo com minha placa de vídeo e tudo funciona numa boa…ate do nada desligar

    1. Oi, Felipe. Pode ser a fonte mesmo que está ruim. O ideal é testar outra no PC para ver se o sintoma vai continuar.
      Um abraço!

  3. Formatei meu pc, limpei tudo, placa de video e cooler do processador, troquei pasta térmica, nada passa de 50°c mas mesmo assim as vezes ele desliga sozinho, alguém ja passou por isso? creio que não seja a fonte nem as memórias, pois as mesmas são novas e nunca apresentaram problemas, mas agora ta desse jeito…

    1. Oi, Wesley. Nesse caso teria que ir vendo periférico por periférico. Antes disso, chegou a verificar se a tomada está funcionando bem? Pode até ser que ela esteja com alguma intermitência. Caso não tenha relação com a tomada, acredito que o primeiro passo seja testar com outra fonte, porque mesmo ela sendo nova pode ou estar ruim ou não suportando as configurações do seu PC.
      Se pudermos ajudar de alguma forma é só avisar!
      Um abraço

  4. Olá!
    Meu PC é muito antigo e vinha apresentando desligamento repentino, meu irmão levou ele a um amigo que é técnico e o mesmo constatou que o problema era a fonte, porém ao chegar em casa liguei o PC novamente e no decorrer do teste a fonte parou de funcionar. Gostaria de ter uma segunda opinião e se vale a pena comprar uma fonte nova ou comprar um notebook.

    Obrigado!

    1. Oi, Lucas. Acredito que isso possa variar bastante com a utilidade do PC para você, da quantidade de horas por dia que usa e o que faz nele, se costuma jogar ou é para coisas mais leves. Caso seja para jogos, o melhor é investir em um novo. Mas se for mais para utilização “normal” do dia a dia, pode ser que realmente acabe compensando manter. Acaba sendo uma pergunta difícil porque ela teria que contemplar os outros componentes também, se estão desgastados ou não.
      Ficamos à disposição para ajudar 🙂
      Um abraço,

  5. Opa, blz? Então, o meu pc é novo, ta na garantia até, mas eu não sei oq ta acontecendo… Ele desligou sozinho a 1 dia atras umas 4 vezes, depois não desligou mais. To usando ele normalmente agora, mas ainda acho estranho o ocorrido de ontem, e mesmo não acontecendo mais isso ando com um pé atras agora, com medo de acontecer denovo…

    1. Oi, Christian. Ele pode ter alguma intermitência na fonte. Como ele está na garantia, recomendo conversar com o pessoal da loja que foi vendido, eles vão poder te ajudar melhor nesse caso.
      Qualquer dúvida ficamos à disposição 🙂
      Um abraço

  6. Olá
    Acabei de instalar o app da Epic Games no meu PC, e quando eu abro o app e vou fazer login o computador desliga sozinho. Alguém sabe o q pode ser?

    1. Oi, Tiago. Pode ser a fonte que não está mais tão boa, acho muito difícil mesmo ser algo específico do aplicativo. Mas não deixe de tentar desinstalar e instalar novamente a versão correta para o seu PC para ter certeza.
      Qualquer dúvida é só entrar em contato!
      Um abraço,

    1. Oi! Pode ser a fonte dele. Recomendo primeiro fazer um teste com outra.
      Ficamos à disposição para ajudar 🙂
      Um abraço

  7. meu notebook desliga do nada, reinicia e tudo some fotos documentos downloads e etc
    sem falar que desde que isso começou é como se ele tivesse voltado ao original de fabrica, o Google chrome tem que ser configurado novamente uma loucura fora que toda vez que quero visualizar uma foto por exemplo aparece uma mensagem: “você precisa de um novo app para abrir este link ms-paint” o que pode ser?
    Desculpa pela mensagem gigante!

    1. Oi, Luciana! Tudo indica que esse é um problema do sistema, algo relacionado ao Windows que está instalado nele. Recomendo que você traga para uma análise mais aprofundada para termos certeza do que está causando isso!
      Qualquer dúvida é só entrar em contato com a nossa equipe 🙂
      Um abraço

  8. Meu PC ele desliga do nada, Quando eu vou assistir Youtube ele do nada desliga ou até mesmo na rede social, mas ele desliga só depois de muito tempo. Agora se eu for Jogar algum gamer ou assistir filme se não ele desliga na hora..

    1. Oi, Larissa. Pode ser que alguma configuração do PC não seja suficiente para aguentar os jogos. Por exemplo, a fonte pode não estar mais 100%. Verifique os requisitos das peças e dos jogos para saber se tudo está sendo atendido.
      Qualquer dúvida é só nos avisar! Um abraço

  9. Galera, meu pc desliza sempre quando inicio ele no dia e durante um tempo em jogos “pesados” ja olhei processador, ram e placa de video e nada! (ate ao abrir imagens desliga instantaneamente), quando ligo mostra essa mensagem “previous shutdown due to thermal event” ja olhei tudo e nada de aquecimento, pode ser a fonte morrendo? a uma semana atras estava tranquilo.

    1. Oi, João.
      Pode ser a fonte sim. Se puder, faça os testes com outra fonte e até com outra placa de vídeo para ver se o problema vai persistir. Assim será mais fácil de identificar o que está causando isso.
      Se tiver qualquer dúvida, é só entrar em contato com a nossa equipe.
      Um abraço!

  10. Tenho um pc novo e sempre quando teno jogar algum game mais pesado, ele desliga sozinho. Já foi trocado a placa vídeo pela loja, mas continua com o mesmo defeito. Após alguns minutos no jogo ele desliga.
    Configuração: i3-9100F, RX 580 4Gb Sapphire Nitro+, 8GB DDR4, HD 1TB, Pouter 2, Fonte Pichau Gaming Nidus 500W Bronze 80 Plus, PG-5001-BR, Sapphire Radeon RX 580 4GB GDDR5 Nitro+ 256-bit, 11265-07-20G

    1. Oi, Roger.
      Pode ser que o problema esteja na fonte. Muitas vezes é ela que não suporta tudo o que o jogo está pedindo. Recomendo dar uma melhor avaliada nela e, se possível, fazer os testes com alguma outra para ver se o seu PC vai desligar.
      Qualquer dúvida é só nos avisar!
      Um abraço

    1. Boa tarde!
      Você consegue desinstalar esses drivers para fazer o teste? Caso não consiga normalmente, pode tentar pelo modo de segurança.
      Se o problema persistir, é só trazer na nossa assistência que daremos um jeito para você!
      Qualquer dúvida entre em contato com a nossa equipe 🙂

      Um abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?