PC Gamer

Computador desligando sozinho: conheça 5 motivos para isso acontecer

Computador desligando sozinho: conheça 5 motivos para isso acontecer

Computador desligando sozinho é um dos problemas mais comuns que podem acontecer na sua rotina, isso leva a vários momentos de frustração, perdas de trabalhos e até mesmo a um momento de diversão perdido.

Mas são vários os motivos que podem gerar esse fenômeno, e é preciso que o usuário teste algumas soluções até que o computador volte a funcionar normalmente. Se você estiver passando por esse problema ou quer se prevenir contra ele, confira as 5 razões do desligamento automático e veja como resolvê-lo!

1. Superaquecimento

O superaquecimento é consequência de um defeito no sistema de resfriamento. Como o computador é resfriado pelo cooler, será preciso retirá-lo, limpar suas partes e deixá-lo bem encaixado. Caso o problema persista, o superaquecimento pode ser no processador, nesse caso, será preciso retirá-lo e passar uma fina camada de pasta térmica.

Também é preciso renovar a pasta térmica do chip da placa de vídeo após um tempo de uso. Se você não sabe como fazer isso, é recomendável contratar uma assistência técnica especializada.

2. Defeito na placa de vídeo

A principal função da placa de vídeo é processar as imagens e enviá-las ao monitor. Ela garante a quantidade de cores, a resolução de tela, os gráficos de jogos e o bom funcionamento de outros programas. Portanto, quando o computador não consegue gerar a tela, ele desligará.

Existem diferentes motivos para que a placa de vídeo desligue o computador, os principais são:

  • deixar de fixá-la corretamente no slot: isso fará com que a placa não troque as informações com o computador como deveria, o que gera o desligamento;
  • não a parafusar nas extremidades: deixar a placa bamba pode fazer com que ela não fique encaixada no slot;
  • drivers incorretos: instalar os drivers de outra placa de vídeo ou deixá-los muito desatualizados também gerará o problema.

3. Defeito na fonte de alimentação

A fonte de alimentação é responsável por enviar a energia para as peças da máquina, ou seja, nesse caso, o desligamento do computador ocorre pela falta de energia. Normalmente uma fonte muito antiga e desgastada não consegue enviar a força necessária ao computador e precisa ser trocada.

Mas também é possível que o problema surja quando o usuário faz um upgrade na máquina, pois as memórias, os processadores e as placas de vídeo mais potentes costumam exigir mais da fonte, o que torna a sua atualização necessária.

4. Gabinete sujo

Esse é um problema ignorado por muitas pessoas, mas é plenamente possível que a sujeira acumulada na carcaça do gabinete possa fazer com que o computador desligue constantemente, já que os resíduos podem superaquecê-lo ou dificultar a troca de informações entre as peças. Para evitar isso, é preciso descarregar a energia do computador, abrir o gabinete e fazer uma limpeza com um jato de ar ou com um pincel.

5. Problemas na memória

Por fim, problemas na memória RAM fazem com que os dados sejam corrompidos, o que desliga o computador ou o faz travar. Isso pode ser resolvido removendo a placa-mãe e passando uma borracha na peça (a mesma usada para apagar lápis). Depois, é só tirar os resíduos e encaixá-la de volta.

Caso o problema não seja resolvido, compre álcool isopropílico e um pincel antiestático, passe na memória e no slot da placa-mãe, aguarde cerca de 20 minutos, encaixe a memória e ligue o computador. Tudo deve ser feito com muito cuidado e, em caso de dúvidas, não deixe de contratar uma assistência técnica.

Se você cansou do computador desligando sozinho, aplique as soluções que listamos e explicamos neste artigo ou chame um técnico especializado para ter a certeza de que seus problemas serão resolvidos!

A placa de vídeo é uma peça complexa e que pode gerar vários problemas, acesse nosso artigo e entenda mais sobre eles!

Atenção! Não recomendamos o manuseio do console caso você não tenha experiência. As peças internas são sensíveis e podem ser danificadas no processo, levando a novos problemas. Vale lembrar que o rompimento do lacre, independentemente do tempo, anula a garantia do aparelho.

Na dúvida, procure ajuda especializada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *