Desbloqueio de console é seguro? Veja por que essa tática é arriscada e não vale a pena

O método agrada num primeiro momento, mas acaba saindo como prejuízo. Entenda o porquê

 

Os consoles e lançamentos de jogos estão com preços cada vez mais altos, sendo que atualmente há games que ultrapassam a faixa dos R$ 200. Diante desse cenário, é compreensível que muitos jogadores sejam seduzidos pela possibilidade de “desbloqueio”. Você conhece essa tática?

 

O desbloqueio de console é um esquema recomendado por comerciantes em muitas cidades do país e até na Internet. A tática consiste na ligação de um minicomputador Raspberry Pi para inserir dados de um aparelho clonado, colocar alguns games no HD do console e permitir a jogatina.

 

O método agrada num primeiro momento, principalmente aos jogadores aficionados que desejam experimentar os principais títulos do mundo dos games. No entanto, a tática não resiste a uma inspeção mais profunda e acaba saindo como prejuízo. Quer saber por quê? Entenda os motivos abaixo!

 

Pirataria 

 

cybercrim - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

Tecnicamente falando, o esquema não é, de fato, um desbloqueio de console propriamente dito. Afinal de contas, nenhuma barreira é retirada durante o procedimento. 

 

A tática simplesmente transfere dados e jogos de um console para outro sem que seja necessária a compra dos games ou o compartilhamento de contas. Em outras palavras, trata-se de pirataria.

 

Segundo o Artigo 184 do Código Penal Brasileiro, pirataria é crime. A pena é de três meses a um ano de detenção ou uma multa definida pelo Judiciário, e inclui tanto o usuário como o comerciante.

 

Portanto, se topar o esquema, você estará vulnerável a ações jurídicas da Sony. É raro chegar ao ponto de alguém ir para a cadeia, mas pagar uma multa ou ficar sem o videogame (e ainda perder o dinheiro gasto no procedimento) são cenários mais comuns. 

 

Conexão online instável

 

nintendo switch - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

Nem quem faz o “desbloqueio” do console consegue garantir que você não terá problemas ao conectar o seu aparelho à Internet. Sem a conexão online, você enfrentará dificuldades para jogar os títulos adquiridos em modo multiplayer, baixar novos games ou usufruir das muitas outras funções do console.

 

Os jogos instalados não podem ser deletados

 

video games controle - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

Você já passou pela situação de querer baixar um novo jogo e não ter espaço suficiente no HD? A solução para isso é deletar um dos jogos no seu console para acomodar o novo, certo?

 

Porém, as coisas não funcionam assim no console “desbloqueado”. Isso porque os jogos instalados durante o procedimento não poderão ser deletados, a menos que você esteja disposto a pagar novamente por eles. A instalação terá que ser feita novamente com a pessoa que realizou o “desbloqueio”. 

 

Capacidade de armazenamento comprometida

 

ps4 slim e controlwe - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

Se você não consegue deletar os games instalados no console desbloqueado, então temos um problema básico: sua capacidade de armazenamento fica seriamente comprometida.

 

Imagine que você tenha instalado dez jogos no procedimento de “desbloqueio”, sendo que a maioria pesa 50 GB e outros um pouco menos, totalizando 450 GB. No caso de um PlayStation 4 com 500 GB de armazenamento, sobrariam apenas 50 gigas para novos jogos, aplicativos, savegames e outras funções críticas.

 

A solução para este problema é perder os jogos que você já pagou ou gastar mais comprando um HD externo. No final das contas, o “desbloqueio” acaba saindo bem mais caro que o previsto.

 

Cada problema relacionado ao “desbloqueio” gera uma consequência negativa e, quando somamos todos, percebemos que o console acaba tendo funções essenciais comprometidas.

 

controles play 4 wii - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

Portanto, podemos afirmar que o esquema não traz tantos benefícios como promete e ainda limita o uso do seu console, causando prejuízo a longo prazo. 

 

Caso você já tenha feito um procedimento de “desbloqueio” e esteja enfrentando problemas de utilização, fuja de “técnicos” que recomendam táticas suspeitas e procure ajuda especializada para resolver seu problema.

 

Agora que você já sabe por que não fazer o “desbloqueio” do seu console, aproveite para saber mais sobre o cenário de eSports no Brasil e a história do PlayStation 4.

 

*Nota do autor: este artigo foi modificado para oferecer conteúdo atualizado e relevante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
1
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?