Saiba mais sobre o defeito “drift” no Joy Con do Nintendo Switch e Nintendo Switch Lite
Querido por muitos gamers, o Nintendo Switch pode ser considerado um dos principais consoles do mercado. Apesar de sua popularidade, não é de hoje que existem diversas reclamações acerca de seus Joy Cons, os controles do aparelho. Um dos problemas mais comentados é conhecido como Joy Con Drift.
Separamos para você as principais informações sobre esse problema comum no Nintendo Switch, o que pode causar e como pode ser consertado. Confira mais:
Afinal, o que é o Joy Con com Drift?
O problema conhecido como “drift” no Joy Con do console da Nintendo nada mais é do que a detecção de movimento pelo Switch mesmo quando um ou mais controles destacáveis estão fora de uso. Em outras palavras, “drift” é quando, mesmo sem você estar segurando seu Joy Con, o Switch está captando movimentos. Um exemplo desse problema em prática é a movimentação de personagens no jogo quando o jogador não solicitou aquelas direções ou até mesmo quando a câmera se afasta da ação sem motivo aparente.
De início, os casos relatados pareciam pouco numerosos e pouco relevantes para a empresa. Agora, a Nintendo já se mostra ciente da situação e tenta acalmar os ânimos dos jogadores com medidas de troca dos produtos danificados e reembolso por reparos técnicos que foram necessários. O defeito tem se mostrado mais frequente. Consoles mais antigos são os mais propensos a apresentarem esse problema.
Com o novo modelo da marca, versão Lite do console, o defeito reaparece para muitos usuários.
O que causa?
Algumas das possíveis causas para esse problema em crescimento são o acúmulo de poeira dentro do controle e o desgaste aos contatos do controle causado pelo uso repetitivo.
Em resposta a relatórios sobre o assunto, a Nintendo afirma que seus consoles e componentes são produzidos com qualidade e que estão em constante aprimoramento.
O que fazer?
Após polêmica, Nintendo passa a oferecer assistência gratuita para Joy Con com falha “drift”. Desde meados do ano passado, a empresa se comprometeu a tratar dos problemas que causam o defeito nos controles destacáveis do Switch e Switch Lite.
Ainda não se sabe como funcionará na prática o atendimento para usuários no Brasil. Até agora, ações coletivas contra a Nintendo foram movidas por jogadores nos Estados Unidos e Reino Unido.
2 comentários em “Joy Con com Drift? Conheça mais sobre um dos defeitos mais comuns em Nintendo Switch”
Se der esse erro no lite, já era…
Oi, Pedro! Também é possível trocar os analógicos do Switch Lite. Realmente é bem mais trabalhoso, mas se o problema acontecer ainda é possível consertar 🙂
Um abraço,