Segundo a Nintendo, os modelos de consoles Switch, Switch Lite e Switch OLED podem ser afetados por esse erro
Quando não são utilizados por algum tempo, dispositivos eletrônicos podem parar de funcionar – mesmo aqueles que acabaram de sair da caixa. Imagine comprar um Nintendo Switch novo em folha e logo na primeira jogatina descobrir que o console portátil não está ligando. Muita frustração, não? Esse problema é mais comum do que se espera.
Há relatos de jogadores que adquiriram um Switch de forma oficial e acabaram decepcionados com a compra. O console não liga. Ao conectá-lo à tomada, o carregamento aparentemente inicia e dá a entender que o problema é bateria fraca. No entanto, o erro persiste.
Felizmente, a falha não se trata de um problema em massa relacionado ao lançamento de novas tecnologias pouco testadas (que aliás afetou o Nintendo Switch entre 2017 e 2019 – o famoso caso do Joy-Con com “drift”). É possível solucionar o defeito de forma simples.
A grande maioria dos usuários afetados pelo erro utilizou uma mesma técnica para resolver a situação. Segundo a Nintendo, os seguintes modelos de consoles podem ser afetados: Nintendo Switch, Switch Lite e Switch OLED.
Portanto, se o seu Nintendo Switch não está ligando nem carregando, nada de pânico. A seguir, você confere o que fazer para solucionar esse problema!
Antes de mais nada, garanta que seu Nintendo Switch tem pelo menos 50% de bateria. Se não tiver certeza disso, deixe o console carregar por 1 ou 2 horas.
Aperte o botão power (liga/desliga) durante pelo menos 30 segundos. Em seguida, solte-o.
Pressione o botão power (liga/desliga) novamente, desta vez por 5 ou 6 segundos.
É isso! Depois deste procedimento, seu Nintendo Switch deve ligar normalmente. Caso o problema persista, há causas diferentes – e mais complexas – que podem estar por trás.
A partir deste ponto, o carregador costuma ser o culpado mais comum, mas é possível que uma atualização do sistema operacional tenha feito o console parar de funcionar. Veja algumas dicas para tentar solucionar o problema:
- Verifique todos os cabos e carregador do Nintendo Switch, além da entrada USB-C. Se possível, tente carregar o console com outro cabo ou fonte de energia para saber se o problema está relacionado ao carregamento do dispositivo.
- Execute uma reinicialização forçada enquanto o console estiver conectado ao carregador. Pressione e segure o botão power (liga/desliga) por até 12 segundos, 15 ou 20 segundos para redefinir o dispositivo. Em seguida, solte o botão e guarde alguns momentos antes de religar o dispositivo normalmente.
- Faça uma redefinição de fábrica usando os botões de hardware.
É importante salientar que, se o problema persistir até este ponto, talvez seja ideal entrar em contato com o suporte ao cliente da Nintendo ou buscar uma assistência técnica qualificada para obter ajuda. Em caso de dúvidas, opte por opiniões e procedimento profissionais para evitar situações mais sérias!