Dois lançamentos da Microsoft para o ano de 2020, mas com propostas bem diferentes. Saiba as principais características e vantagens de cada modelo
Lançados em 2020, os modelos da nova geração Xbox diferem bastante e não é só na aparência externa. O Xbox Series S se configura como uma alternativa mais compacta e menos potente do poderoso Xbox Series X. Em um ano de tantas novidades no universo gamer, é preciso estar por dentro de todas as informações antes de escolher qual será o seu novo console. Será que o preço mais baixo do Series S compensa a compra? Em que aspectos o Xbox Series X é superior?
Pensando em responder as principais dúvidas sobre o assunto, preparamos um comparativo que aponta as principais diferenças entre os modelos Series X e Series S da Microsoft:
Design e aparência
Começando a análise pelo design dos modelos, a diferença é notável. Apesar de ambos terem um visual retangular semelhante ao de uma caixa, o Xbox Series X é mais robusto e com visual minimalista, enquanto o Xbox Series S se destaca pelo tamanho 60% menor que o seu irmão mais potente.
Os dois modelos tiveram seu design pensado para otimizar a dissipação de calor em uma construção simplificada e desempenham um bom trabalho. O Series S se difere visualmente pela distinta saída de ventilação na parte frontal que se assemelha a um alto-falante. É importante mencionar, também, que o mais compacto só chega ao mercado na versão digital, enquanto o Series X tem entrada para mídia física em Blu-Ray.
Processamento e desempenho
A Microsoft manteve a mesma GPU AMD RDNA 2 nos dois consoles, com diferença na quantidade de unidades computacionais de cada um afetando diretamente a potência do Series S e deixando-o em desvantagem. Na prática, os jogadores poderão rodar jogos em 4k nativo e até 120fps no Series X e a 1440p a 120fps no Series X.
Armazenamento interno
Os rápidos SSDs foram a escolha da Microsoft para trazer mais agilidade no carregamento de telas e uma jogabilidade mais fluida para os usuários nos dois modelos. A diferença, portanto, se encontra na quantidade de memória interna presente em cada console. No Series X, vem disponível 1TB de memória para armazenar seus jogos preferidos. No Series S, o SSD personalizado é de 512GB. Em ambos os casos, é possível expandir a memória através do cartão de expansão de armazenamento Seagate de 1TB.
Recursos
Alguns dos recursos mais aguardados pelos fãs como Ray Tracing, Variable Shading (VRS), som espacial, entrega inteligente e retrocompatibilidade estão disponíveis nos dois modelos.
E o preço?
Uma diferença muito importante a ser considerada na hora de adquirir um novo console é o quanto vamos precisar desembolsar, não é mesmo? Neste caso, os lançamentos se diferem consideravelmente.
Por um lado, o Xbox Series X é notavelmente mais potente e com maior capacidade de memória com um design digno de nova geração. Por outro, o Xbox Series S desponta como uma opção com maior relação custo benefício, entregando bons resultados em um corpo mais compacto e mais parecido com o Xbox One S do que com seu irmão. No site oficial da Microsoft, o Series X pode ser encontrado por R$4.999 e o Series S por R$2.999.
Qual o seu modelo ideal?
E aí? Conseguiu decidir qual o console ideal para você? Esperamos que esse comparativo tenha te ajudado a pesar os prós e contras de cada modelo para você escolher qual Xbox da nova geração você leva para casa.
Acompanhe nosso blog para dicas de como cuidar dos seus eletrônicos, comparativos e mais novidades!