Xbox Series X vs Xbox One X: confira o comparativo entre os consoles Microsoft

xbox

Saiba as especificações de cada console e entenda as principais diferenças entre os aparelhos

Tão esperado na comunidade gamer, o Xbox Series X veio para substituir seu irmão mais velho, Xbox One X, na posição de console mais poderoso da atualidade. Lançado em 2017, o One X chegou ao mercado com especificações atualizadas e processamento poderoso para a época. Em comparação ao demais da linha One da Microsoft, a variação X é o menor e mais potente. Com resolução 4k, CPU AMD personalizado e 12GB de memória RAM, seu conjunto proporciona uma jogabilidade mais fluida. 

Alguns anos depois, temos o anúncio de uma nova geração Xbox com promessas de ser até quatro vezes mais poderoso que seu antecessor One X. O Xbox Series X foi desenvolvido pela empresa com foco em processamento e melhoria do framerate, buscando proporcionar uma experiência mais imersiva e sem travamentos para os jogadores.

Confira as especificações de cada console e entenda as principais diferenças entre o Xbox Series X e o Xbox One X abaixo:

CPU e GPU

 

Em termos de processamento, os consoles não são tão diferentes já que a Microsoft aposta na AMD de oito núcleos em seus dois modelos. A diferença se encontra nos detalhes, em questões de CPU: o modelo mais novo vem com um AMD Zen 2 personalizado para o Series X que alcança a frequência de 3.8GHz, enquanto o One X tem um AMD personalizado comum que alcança 2.8GHz.

Ao falar de GPU, os modelos começam a se distanciar mais. O processamento gráfico do Xbox Series X tem o dobro de Teraflops de processamento, com 12. O seu irmão mais velho tem 6 Teraflops em sua GPU, significativamente menos poder de processamento. 

A unidade de medida Teraflops é um indicativo de força da GPU. Quanto maior o número de Teraflops em um dispositivo, mais potente é seu processamento gráfico. Na prática, um aumento de 100% de Teraflops de uma geração para a outra significa que o Xbox Series X consegue rodar nativamente jogos em 4k a 120 ou 60 fps. 

Memória e Armazenamento

 

No quesito memória, o ponto também vai para o mais novo lançamento da Microsoft. Com 16 GB de RAM GDDR6, ganha vantagem na velocidade em comparação aos 12 GB GDDR5 do Xbox One X, lançado há três anos.. Em sua nova geração, a Microsoft realmente aprimorou áreas importantes para incrementar a performance do console. Graças a esse upgrade nos GB e tecnologia da memória RAM do Xbox Series X, travamentos durante as partidas são menos prováveis

Uma grande melhoria trazida para o Series X definitivamente foi a adição de um SSD NVe como armazenamento ao invés do HD dos seus antecessores. Com um SSD, há um ganho de velocidade significativo de uma geração para outra. A inicialização de um console com SSD é até 10x mais rápida que a de um modelo com HD e o carregamento dos jogos acontece muito mais velozmente. Além disso, o SSD permitiu a implementação da função “Quick Resume” pela Microsoft. Com ela, o jogador pode sair de um jogo e entrar em outro em poucos segundos com seu progresso salvo.

Design

 

A Microsoft inovou no interior e exterior de sua nova geração Xbox. O design do Series X não segue o padrão já facilmente reconhecível dos antecessores. Com um visual semelhante ao de uma torre, o modelo conta com 30 cm de altura e 15,1 cm de largura. O One X tem 24 cm de comprimento e sua altura é equivalente a do lançamento com aproximadamente 30 cm.

Retrocompatibilidade

 

Para a alegria dos fãs, o Xbox Series X deve continuar a tradição da empresa de garantir a retrocompatibilidade em seus dispositivos. Assim como aconteceu com o Xbox One X e outros modelos, o Series X rodará jogos dos demais consoles Microsoft. 

Uma tecnologia interessante implementada na nova geração é a de “Entrega inteligente”. Ela é capaz de identificar se o jogo que você estiver jogando tem alguma melhoria para a versão de Xbox sendo utilizada e garante que essa melhoria seja executada automaticamente, em casos positivos.

Preço

O lançamento Xbox Series X está previsto para chegar ao mercado no final de 2020, mas ainda não temos um preço definido. É esperado que o preço seja competitivo com o oferecido na nova geração. O Xbox One X, lançado há três anos, custa US$500.

Gostou do comparativo? Continue acompanhando nosso blog para mais atualizações e dicas sobre video games, projetores, celulares e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
1
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?