Notícias

HD vs SSD: saiba qual a diferença e como afeta o desempenho do seu console

HD vs SSD

Você sabe qual a diferença entre as duas modalidades de armazenamento? Confira mais sobre elas e aprenda em que essa diferença afeta na prática a sua jogatina

No mundo dos PCs ou dos consoles, as unidades de solid state drive têm se popularizado cada vez mais nos últimos tempos. Nos primeiros lançamentos de vídeo game do mercado até o campeão de vendas PS4, a modalidade mais utilizada para armazenar informações era o HD. Afinal,  HD vs SSD, qual a diferença? 

Antes de falarmos sobre as principais diferenças entre as unidades de armazenamento, é importante explicar o que é cada uma exatamente.

 

HD vs SSD

O clássico disco rígido presente na maioria dos notebooks, consoles e PCs das gerações anteriores é o que causa aquele barulhinho de zumbido que você já deve estar familiarizado. A unidade HD utiliza discos girando rapidamente, uma cabeça de leitura e gravação move-se entre os discos procurando as partes específicas de dados quando são necessárias.

Mais compactos do que o HD, as unidades SSDs são compostas de memória flash física, que não se move. Neste caso, o acesso de dados é comandado por um processador integrado embutido no drive. 

Em comparação ao SSD, o HD ganha no quesito melhor custo benefício. Consegue-se um HD com muito mais armazenamento, por um preço bem mais em conta do que um SSD com a mesma capacidade, por exemplo. As unidades de hard state drive tem lá suas vantagens para desktops e drives externos que precisam de uma grande quantidade de armazenamento, mas no caso dos consoles os SSDs têm conquistado mais espaço.

 

Agora que você já entendeu as diferenças físicas das unidades de armazenamento, confira como isso tudo afeta nas suas horas de jogatina:

Os principais benefícios da utilização de SSD são a velocidade e desempenho. A transferência de dados acontece de maneira muito mais rápida, facilitando assim, a rapidez no carregamento de telas, de inicialização de jogos e muito mais fluidez na jogabilidade.

Atualmente, nas novas gerações PlayStation e Xbox, o SSD foi escolhido pelas empresas para integrar os consoles e trazer ainda mais potência. A velocidade de troca de dados brutos e comprimidos é motivo de empolgação. O Xbox Series X chega às lojas com SSD de 1TB, suficiente para você armazenar seus jogos preferidos, enquanto o PS5 vem com um pouco menos de armazenamento, com 825GB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *