Notícias

5 dicas para uma limpeza de consoles eficiente

Não tem nada pior do que lidar com videogame travando. Você chega em casa cansado do trabalho e só quer destruir uns chefões, mas se depara com o aparelho quente, ruidoso e que não funciona como deveria. Pode até parecer estranho, mas uma das principais causas para problemas assim é o acúmulo de poeira e impurezas na superfície do equipamento.

Na maioria dos casos, a solução é mais simples do que você imagina: só é preciso um pano limpo e um pouco de paciência! Se você desconfia que o seu videogame está poluído a ponto de prejudicar a sua jogatina, este artigo foi feito para você. Vamos ensinar alguns truques para fazer uma limpeza de consoles eficiente e deixá-los impecáveis. Quer saber como? Acompanhe!

Qual a importância de fazer manter o videogame limpo?

Os aparelhos normalmente têm telas e entradas para facilitar a circulação de ar e manter uma temperatura saudável para as peças no interior do videogame. No entanto, esses espaços também permitem a entrada de poeira e outras partículas prejudiciais para os componentes internos.

Com isso, a impureza que se acumula na parte externa também acaba entrando e grudando nas peças internas. Isso resulta em problemas, como superaquecimento e corrosão das peças, causando bugs nos games e provocando crashes no sistema.

Para manter a durabilidade, o ideal é deixar sempre o aparelho em um ambiente arejado, mas longe de janelas. Outra atitude indispensável é evitar quaisquer tipos de alimentos e bebidas próximos ao videogame, já que migalhas e gotas acabam se armazenando no console.

Se você cuida de animais em casa, fique atento aos pelos e aos restos de ração. Além disso, fumar próximo ao videogame é um hábito que deve ser erradicado. Fumaça e cinzas são verdadeiras vilãs de componentes eletrônicos, então não contribua para o problema.

O que fazer para garantir uma limpeza de consoles eficiente?

Antes de começar, é muito importante tirar o fio da tomada, para evitar choques ou curtos-circuitos. Certifique-se de ser minimamente invasivo e, por via das dúvidas, conte sempre com uma assistência técnica especializada, ok?

Todo cuidado é pouco na hora de fazer aquela faxina no videogame, para manter a integridade da carcaça e das conexões. Agora que você já está ligado, vamos às dicas!

1. Utilize os materiais corretos

Não é necessário ser inventivo na hora de fazer a limpeza; menos é mais. Portanto, você não precisa de nada além de um pano macio, um pincel, uma escova de dentes e cotonetes. Para limpar os controles, acrescente palitos de dentes à lista.

2. Não tenha pressa

Um dos maiores segredos é fazer tudo com calma, justamente para que nada caia dentro do aparelho ou que você não toque em nada além do necessário. A limpeza deve ser milimétrica e, por isso mesmo, é preciso reservar um tempo para dar aquele capricho sem correria.

3. Evite água e produtos de limpeza

Todas as peças internas são susceptíveis a defeitos quando entram em contato com líquidos inapropriados. Para evitar que caiam gotas nas partes abertas, evite o uso de água ou produtos de limpeza abrasivos.

Em alguns casos, o álcool isopropílico é uma boa opção para limpar os controles, pois ele ajuda a remover o acúmulo da oleosidade natural das mãos. Mas lembre-se: aparelhos eletrônicos não combinam com líquidos, então nada de umidade no console.

4. Use um pano de microfibras

Além de não soltar fiapos, o pano de microfibras é mais macio, o que evita aqueles pequenos risquinhos nas partes mais brilhantes do videogame. Ele também é mais fácil de lavar, mas se estiver extremamente sujo, o ideal é trocá-lo, já que os produtos utilizados na lavagem costumam deixá-lo rígido.

5. Não se esqueça dos acessórios

Não adianta limpar o aparelho se, na hora de remover as mídias físicas, o seu dedo deixar marcas de sujeira e gordura no controle. Por isso, é importante fazer a higienização dos joysticks e de outros componentes, como o Kinect, o PS Move, o PS Eye ou a tela do Switch. Eles também fazem parte das sessões de jogatina, então não há motivos para deixá-los de fora da limpeza, não é?

Como higienizar o videogame de maneira adequada?

Agora que você já se preparou, confira o nosso passo a passo para deixar seu console limpo e brilhando:

  1. comece passando o seu pano de microfibras (limpo e seco) na parte de cima e nas laterais do aparelho;
  2. em seguida, remova a sujeira localizada nas entradas de ar. Faça movimentos suaves com o pincel ou com a escova de dentes, sempre em direção à parte externa;
  3. depois, utilize os cotonetes nas partes menores e menos acessíveis, para retirar aquela impureza que insiste em ficar grudada nos cantinhos;
  4. feito isso, é hora de partir para os controles. Deslize um palito de dentes pelas fissuras que contornam os joysticks, para remover toda a sujeira escondida;
  5. passe um cotonete limpo nas arestas menores do controle, como debaixo dos analógicos e atrás dos gatilhos;
  6. utilize o mesmo pano de microfibras (mas dessa vez, pode usar álcool isopropílico) para limpar todo o controle e remover a oleosidade acumulada pelas mãos. Faça isso somente depois de limpar o aparelho, para não transportar a sujeira;
  7. por fim, limpe os acessórios com um pano seco — no caso das câmeras, tenha atenção redobrada para não manchar as lentes;
  8. se preferir, cubra o aparelho com um pano ou uma capa própria depois da sessão; apenas tome cuidado para não obstruir as saídas de ar e prejudicar o resfriamento, combinado?

Devo fazer a limpeza interna de consoles em casa?

É comum e esperado que o dispositivo acumule sujeira também na parte de dentro, já que o resfriamento depende da circulação de ar pelas aberturas. Muitos problemas de travamento são acarretados por interferências nas conexões internas, causadas pela poeira.

Entretanto, o ideal é que essa etapa seja feita somente por um profissional qualificado. Existem várias razões para preferir a assistência técnica:

  • experiência para resolver possíveis complicações;
  • facilidade para desmontar e remontar o console;
  • cuidado ao lidar com peças frágeis;
  • uso de ferramentas adequadas;
  • garantia do serviço.

É inegável que os videogames das gerações mais atuais são aparatos tecnológicos muito robustos. Porém, a delicadeza da parte interna ainda exige que os cuidados com o aparelho sejam redobrados, principalmente para garantir a durabilidade e o funcionamento apropriado.

Nesse sentido, saber como fazer uma limpeza de consoles eficiente é um ponto fundamental, não só para corrigir problemas, mas também para preveni-los. Portanto, siga as nossas dicas e certifique-se de que o seu videogame estará sempre brilhando. Afinal de contas, ele é seu aliado na luta contra o mal, não é mesmo?

Agora que você já deixou o seu videogame reluzindo por fora, que tal cuidar da limpeza interna? Entre em contato com a gente e veja como podemos ajudá-lo!

Atenção! Não recomendamos o manuseio do console caso você não tenha experiência. As peças internas são sensíveis e podem ser danificadas no processo, levando a novos problemas. Vale lembrar que o rompimento do lacre, independentemente do tempo, anula a garantia do aparelho.

Na dúvida, procure ajuda especializada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *