Playstation 4

PS4 com luz azul: o que isso significa?

Você está com o famigerado problema do PS4 com luz azul? Segundo a Sony, esse é um contratempo comum, que afeta uma pequena porcentagem de aparelhos e que impossibilita sua jogatina.

O PS4 emite diferentes tipos de luzes. Cada cor serve para indicar uma coisa ao usuário. A luz branca sólida, por exemplo, diz que o console está funcionando normalmente e que você não deve se preocupar. Mas o que quer dizer quando vemos um PS4 com luz azul?

Vamos descobrir!

O que o PS4 com luz azul indica para o usuário?

Como vimos acima, as luzes emitidas pelo PlayStation 4 servem para indicar ao usuário o estado do videogame.

Segundo a Sony, a luz azul piscante ou sólida significa que o console não consegue ligar totalmente e nem entrar no modo de jogo, que é indicado pela luz branca.

Ou seja, alguma coisa não está permitindo que o console ligue e funcione normalmente. Mas o que poderia causar isso?

Quais as causas do PS4 com luz azul e como solucionar o problema?

O PS4 acende a luz azul porque o console precisa de uma série de condições para ligar e funcionar normalmente. Se um desses requisitos apresentar um problema, ele não liga.

A Sony diz que o PS4 com luz azul pode ter como causa uma incompatibilidade com a sua TV, problemas com a fonte de energia ou com o disco rígido do console ou questões específicas dentro do aparelho. Vamos analisar esses pontos com detalhes mais à frente.

As soluções para a luz azul variam de acordo com a causa da situação. Elas vão desde comprar um novo cabo de alimentação até enviar o PS4 para a assistência técnica. Portanto, o primeiro passo para corrigir o problema é identificar de onde ele vem.

O que fazer se o seu PS4 estiver com a luz azul?

Como esse problema pode ser causado por uma série de fatores, primeiro nós devemos tentar diminuir as possibilidades e identificar o que está causando essa questão. Vamos analisar algumas ocorrências!

Incompatibilidade com a TV

Uma das razões para o PS4 acender a luz azul pode ser uma incapacidade de diálogo entre o seu console e a sua televisão. Isso pode acontecer por muitos motivos, entre eles um problema no cabo HDMI ou alguma definição na TV.

Se for a primeira vez que a TV e o PS4 trabalham juntos (um dos dois é novo), o problema pode ocorrer porque eles não estão dialogando na mesma resolução, o que pode causar falhas na imagem. Existe um truque para corrigir isso:

  1. desligue o aparelho apertando no botão de ligar, até ouvir dois bips.
  2. espere alguns segundos;
  3. segure mais uma vez o botão de ligar até ouvir dois bips novamente. Isso vai fazer com que o PS4 entre no “Safe Mode”.

Nesse modo, você poderá escolher a resolução do PS4. Selecione aquela que seja suportada pela sua TV e reinicie o videogame. Se não resolver, desligue novamente o PS4 e cheque se há alguma deformidade no conector HDMI do console ou da TV.

Fonte de energia

Outra razão para o PS4 com luz azul pode ser a fonte do console. Para checar a situação, desligue o aparelho completamente e retire o cabo de alimentação dele.

Olhe com cuidado o aparelho e procure por alguma área danificada ou com problemas. Se estiver tudo certo, tente ligar o console com um cabo emprestado de algum amigo. Se o PS4 continuar com a luz azul, siga para o próximo passo.

Disco rígido

A dor de cabeça com a luz azul também pode ser causada por um problema no seu disco rígido. Nesse ponto, as coisas ficam um pouco mais complicadas.

Basicamente, existem duas situações no disco rígido que podem causar esse contratempo: ou ele está fora de lugar dentro do PS4 ou ele tem um erro de informações.

Se ele estiver solto dentro do console, você precisa abrir o videogame para consertá-lo, o que não é recomendado (você pode até perder sua garantia por causa disso).

Já se o problema for na leitura de dados, uma possível solução é instalar um novo sistema operacional. Isso vai formatar o seu disco (incluindo todos os jogos, save games e outras informações). A Sony liberou um vídeo ensinando como fazer o procedimento.

Se nada disso resolver o problema do seu PS4 com luz azul, você precisará enviar o seu console para uma assistência técnica. Somente os profissionais treinados poderão abrir o videogame e identificar a falha seguindo as instruções da Sony.

Agora que você conhece um pouco mais sobre esse assunto, que tal descobrir outros problemas que a assistência técnica de PlayStation 4 pode resolver?

Atenção! Não recomendamos o manuseio do console caso você não tenha experiência. As peças internas são sensíveis e podem ser danificadas no processo, levando a novos problemas. Vale lembrar que o rompimento do lacre, independentemente do tempo, anula a garantia do aparelho.

Na dúvida, procure ajuda especializada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *