Distância ideal da TV ou monitor: veja como posicioná-los para não prejudicar sua saúde nem experiência de uso

distância da TV

Você já parou pra pensar se o aparelho no qual você está de olho está com a distância ideal para o espaço que você tem?

 

Se você está pensando em adquirir um aparelho televisivo novo, seja smart TV ou mesmo um monitor para PC, há um fator importantíssimo a ser levado em consideração. Esse detalhe está ligado à sua própria saúde e experiência de uso.

 

A relação distância do sofá ou cadeira x tamanho da TV é muito importante para garantir uma boa experiência e evitar incômodos aos olhos e pescoço do telespectador. Portanto, ela deve ser sempre levada em consideração.

 

Ao visualizar uma TV grande a uma distância pequena, é possível que o olho tenha que ficar se movimentando de um lado para o outro em busca do acompanhamento geral da imagem. Porém, se a TV, independente do seu tamanho, for observada de uma distância além da recomendada, haverá um esforço ocular exagerado, o que pode gerar dores de cabeça em algumas pessoas.

 

Se quiser garantir uma boa compra e instalação, é preciso considerar a altura em que a TV é posicionada na parede ou mesa, a distância do local onde as pessoas vão assistir e o seu tamanho. Dessa forma, para que a TV fique na altura dos olhos, você pode tomar como base uma altura de 1,20m do chão.

 

Essa medida pode variar um pouco de acordo com as pessoas da sua casa. Para ter uma noção, basta um adulto sentar no sofá, cadeira ou afins e testar se precisa erguer ou abaixar o pescoço muito além do necessário. Existem algumas recomendações com relação à distância da TV e seu tamanho. Primeiro, calcule a distância entre a TV e o assento. Em seguida, utilize uma das fórmulas abaixo para determinar o tamanho ideal da TV.

 POR RESOLUÇÃO
  • Padrão (480p): Distância da TV (em metros) x 12 = Tamanho ideal

  • HD (720p): Distância da TV (em metros) x 18 = Tamanho ideal

  • Full HD (1080p): Distância da TV (em metros) x 21 = Tamanho ideal

 

Resumindo, se a medição entre a TV e o assento é de 2 metros, multiplique este valor por 21 caso queira saber o tamanho ideal da tela para uma TV Full HD. Neste exemplo, o tamanho ideal é de 42 polegadas. Simples, não? Para facilitar ainda mais a sua vida, acompanhe a lista abaixo.

 POR POLEGADAS
  • 26 polegadas: mínimo de 1 m, máximo de 2 m

  • 32 polegadas: mínimo de 1,2 m, máximo de 2,4 m

  • 37 polegadas: mínimo de 1,4 m, máximo de 2,8 m

  • 40 polegadas: mínimo de 1,5 m, máximo de 3 m

  • 42 polegadas: mínimo de 1,6 m, máximo de 3,2 m

  • 46 polegadas: mínimo de 1,75 m, máximo de 3,5 m

  • 50 polegadas: mínimo de 1,90 m, máximo de 3,8 m

  • 52 polegadas: mínimo de 2 m, máximo de 4 m

  • 55 polegadas: mínimo de 2,1 m, máximo de 4,2 m

  • 60 polegadas: mínimo de 2,2 m, máximo de 4,6 m

 

Como é possível perceber, uma TV com resolução 4K e tamanho de tela grande, por exemplo, é opção voltada para locais mais espaçosos, caso contrário sua experiência pode ser prejudicada e sua saúde também. 

 

A solução ideal para ambientes pequenos é uma TV Full HD, para não visualizar o modo das imagens “pixeladas”. Portanto, não deixe de sempre que possível se atentar ao tamanho da TV. Fique de olho na relação tamanho em polegadas x distância conforme mostrado acima.

E é claro, depois de escolher, adquirir e instalar corretamente a sua TV, não deixe de ter cuidados simples no dia a dia para mantê-la funcionando bem por um maior período de tempo.

Nos siga também no Instagram e Facebook!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?