Blog da m.e.c.a fix!

Apareceu um bug em jogo? Saiba o que pode estar acontecendo

bug em jogo

Você está jogando um dos seus games favoritos quando, de repente, encontra um bug: pode ser uma textura que não foi carregada, o personagem que começa a se comportar de uma maneira diferente ou o console que simplesmente trava e não consegue prosseguir. Quem nunca passou por uma situação assim?

O bug em jogo é um erro de funcionamento do software. Ele pode ser pequeno (um personagem com uma fala errada, que anda sozinho ou uma pane momentânea na física do game) ou gigantesco (o jogo pode crashar e seu save game ficar corrompido). Dependendo do tamanho, podemos achar graça ou morrer de raiva desses problemas.

Mas por que os bugs acontecem? E existe algo que você pode fazer para corrigi-los? Vamos descobrir!

Erros de programação podem causar bug em jogo

Um game é montado primariamente de programação. Existem recursos de mídia (texturas, arquivos de áudio) e também conceitos e planejamento de level design, mas tudo isso só aparece na tela da TV por causa das linhas de código.

Portanto, a primeira causa para bugs em um jogo são os erros de programação. Quem trabalha com isso ou já estudou um pouco o assunto sabe que é comum digitar algo errado ou se confundir em uma sequência de código particularmente bagunçada.

São esses erros que causam alguns bugs relativamente comuns, como um personagem dizer a fala de outra pessoa, as texturas erradas e o comportamento inesperado de alguns itens. Não há muita coisa que a gente possa fazer para corrigi-los, exceto esperar por um patch de atualização lançado pela produtora do game.

Sistemas cruzados causam situações imprevisíveis

Os games são compostos por sistemas. Eles são, de certa forma, as “regras” do jogo, e é por via deles que conseguimos nos divertir. Por exemplo, imagine um RPG de mundo aberto bem grande. Nós precisamos de muitos sistemas diferentes, como menu, batalha, adição ou remoção de itens e viagem rápida para cidades que já visitamos.

Agora imagine o seguinte cenário: você encontra um baú escondido atrás de uma cachoeira em uma caverna. Você abre o baú e tem uma espada de ferro ali dentro. Quando você pega essa espada, o game roda um pequeno sistema de adição e remoção de itens (remove a espada do baú e a adiciona no seu inventário).

Mas o que aconteceria se você abrisse o menu exatamente depois de pegar a espada? O jogo rodaria os dois sistemas ao mesmo tempo e poderia causar um bug.

Por exemplo, o primeiro sistema poderia adicionar a espada no seu inventário e seria interrompido antes de remover o item do baú. Quando você saísse do menu, a espada continuaria lá e você poderia pegá-la novamente (ou repetir o processo até ter 90 espadas).

Esse tipo de situação é a causa dos principais exploits em games muito complexos. O problema também é corrigido com patches de atualização, que demoram algumas semanas para serem lançados.

Ausência de testes permitem a proliferação de bugs

Todo game passa por um processo extenso de testes, em que jogadores profissionais colocam todos os sistemas e situações possíveis à prova para tentar encontrar bugs como os citados acima.

O que acontece em muitos casos, especialmente com os jogos mais aguardados e que passam por um processo de desenvolvimento extenuante, com muitos adiamentos e horas extras dos desenvolvedores, é que esse processo de testes é encurtado ou, em alguns casos mais extremos, anulado.

Por causa disso, o game chega às lojas completamente infestado de bugs, incluindo erros terríveis que causam save games corrompidos e crashes aleatórios.

Nesses casos, a desenvolvedora pode devolver o dinheiro aos clientes e lançar patches corretivos para tentar amenizar a situação.

Hardwares defeituosos também podem causar bugs

Um bug em jogo é causado, na maior parte das vezes, pelos desenvolvedores, como deu para ver. Mas, em algumas situações, a culpa pode ser do equipamento que roda o software. No caso, seu console ou computador.

Um equipamento com defeito pode não conseguir rodar o game corretamente e causar situações irritantes. Alguns exemplos seriam texturas que não são carregadas por falha na placa de vídeo ou engasgos no desempenho.

Se você desconfia que o problema está no seu console, você precisa dar um trato na máquina. Ou seja, enviá-la para uma assistência técnica especializada e que vai deixar o seu equipamento em perfeito estado.

Caso você tenha encontrado um bug em jogo e o problema está no seu console, saiba que nós podemos ajudar! Saiba mais sobre a M.E.C.A. Fix, conheça nossos serviços e entre em contato para rodar seus games favoritos sem problemas!

Atenção! Não recomendamos o manuseio do console caso você não tenha experiência. As peças internas são sensíveis e podem ser danificadas no processo, levando a novos problemas. Vale lembrar que o rompimento do lacre, independentemente do tempo, anula a garantia do aparelho.

Na dúvida, procure ajuda especializada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Onde estamos?

Endereço: Avenida das Américas, N°6700 - Loja 218, Bloco 1 - Barra da Tijuca - RJ

Conserte seu aparelho sem sair de casa com o serviço de Coleta e Entrega da M.E.C.A!

Para o município do Rio de Janeiro, oferecemos um conveniente serviço de coleta e entrega de aparelhos. Agende e nossa equipe recolherá e devolverá seu aparelho após o reparo, garantindo rapidez, segurança e conveniência. Experimente e aproveite o reparo sem sair de casa. Sua satisfação é nossa prioridade!

estoque-controles.png

Válido para Console, controles, notebooks, projetores e equipamentos de som leves/portáteis*

Válido para determinados bairros da Zona Oeste, Zona Sul e Zona Norte do município do Rio de Janeiro. Confira a lista completa com nossa equipe

F.A.Q - Perguntas Mais Frequentes

A M.E.C.A. Fix está presente no America Mall, mais conhecido informalmente como PromoInfo Barra, na Avenida das América, n°6700 – Loja 218, Bloco 1 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ.

A M.E.C.A. conta com uma frota exclusiva de motoboys para coletar o equipamento diretamente na sua casa. Basta informar o horário de recepção e aguarda-lo com o produto em mãos.

Console, controles, notebooks e equipamentos de som leves/portáteis*


Zona Oeste  – Barra da Tijuca, Recreio, Jacarepaguá, Freguesia, Taquara, Curicica, Anil, Vargem Grande, Vargem Pequena, Joá, Itanhanga, Vila Valqueire;

Zona Oeste (Campo Grande e região) –  Santa Cruz, Campo Grande, Bangu, Realengo

Zona Sul  – Copacabana, Leblon, Botafogo, Gávea, Ipanema, Leme, Humaitá, Catete e Laranjeiras;

Zona Norte – Tijuca, Vila Isabel, Grajaú, Andaraí,  Madureira,  Méier.

Funcionamos de Segunda a Sábado, sendo nossos horários:

Segunda – Sexta – Das 9h às 20h;
Sábado – Das 9h às 17h.

Durante esse horário, também é possível determinar o horário da coleta/entrega do aparelho

Todos os consertos realizados na M.E.C.A. possuem 4 meses de garantia. Durante esse tempo, recebemos novamente seu aparelho caso ele der algum problema, sem qualquer custo adicional, até mesmo em caso da devolução ser realizada pelo serviço de coleta.

Em nossos consertos, todas as peças são originais, compradas diretamente com os melhores fornecedores do mercado.

Ainda precisa de ajuda?

Não perca tempo, fale com nossa equipe pelo WhatsApp agora mesmo!

plugins premium WordPress
Falar com a M.E.C.A. pelo WhatsApp
1
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?