Entenda os problemas de seu Xbox 360 e saiba o que fazer!

PROBLEMAS-XBOX-360-blog

Conhecido como o ponto alto da jornada da Microsoft, o Xbox 360 conseguiu superar o seu concorrente da Sony em presença nos lares brasileiros, até os dias de hoje. Segundo dados da PGB de 2018, o Xbox 360 faz parte de 32% das casas dos jogadores nacionais (contra 25,6% do PS3), apresentando títulos que fizeram parte da vida de muitas pessoas, como nossos preferidos: Halo, Gears of War e Forza Horizon.

Apesar disso, o sistema de indicação de erros através das quatro luzes frontais rapidamente se tornou notícia, fazendo com que grande parte dos donos de X360 tomassem ciência do termo 3RL (3 Red Lights). Por isso, estamos aqui! Vamos reunir algumas informações sobre o Xbox 360, desvendando seus principais problemas e como agir em cada um deles!

Atenção, jovem gafanhoto! Não recomendamos o manuseio do console caso você não tenha experiência. As peças internas são sensíveis e podem ser danificadas no processo, levando a novos problemas. Vale lembrar que o rompimento do lacre, independente do tempo, anula a garantia do aparelho. Na dúvida, procure ajuda especializada!

Superaquecimento

No topo dos problemas comuns de qualquer lista, o superaquecimento assombra todo jogador de qualquer console. Porém, no 360 esse problema foi um pouco mais dramático, pois existiam dois grandes centros de calor que exigiram bastante das garantias do console. Os problemas devem ser abordados de formas diferentes, então vamos focar em um de cada vez a seguir.

Fonte de Alimentação

O principal indicador desse problema é uma luz laranja piscando na fonte, muitas vezes acompanhando algum mau funcionamento do console, como desligar inesperadamente ou mesmo não ligar. Esse problema possui duas faces, sendo causado por tempos de estresse da peça prolongados, usualmente resolvidos com algum tempo de descanso (cerca de 30 minutos).

A segunda causa é resultado de diversas sessões do caso citado acima, danificando a peça permanentemente. Sendo assim, geralmente significa a perda total da fonte e requer a troca da mesma. Porém, antes de tomar como prejuízo, teste a fonte em outras tomadas e com outros consoles (se possível), para tirar completamente quaisquer suspeitas.

Em todo caso, para evitar que esse problema ocorra, seguem algumas recomendações da M.E.C.A. para prevenir gastos desnecessários:

  • Evite usar a fonte em no-breaks e protetores de sobretensão, assim como extensões. A recomendação é sempre a conexão direta na tomada, para evitar possibilidades de alteração na tensão da energia;
  • Tente deixar a fonte em um lugar resfriado e afastado do console, para garantir a ventilação de ambas as partes e evitar que fiquem abafados;
  • Sabemos que é difícil, mas evite sessões de jogo extremamente longas, garantindo pausas para o resfriamento da fonte.

GPU / 3RL (3 Luzes Vermelhas da Morte)

Característico das primeiras versões do Xbox 360, a Microsoft revisou o console três vezes, para solucionar o problema de aquecimento na GPU. Os modelos foram nomeados de Zephyr, Falcon e Jasper. A versão Zephyr foi a mais problemática, onde o aquecimento era capaz de derreter as soldas e até queimá-la de vez.

Mesmo com a versão Falcon lançada em 2007, diversos problemas ainda eram encontrados e os resultados não foram satisfatórios. Somente na versão Jasper, com seu tamanho reduzido e melhor dissipação do calor, o console conseguiu melhor estabilidade e os casos de 3RL diminuíram drasticamente.

Dessa forma, certifique-se de posicionar o console de forma que esteja ventilado, evitando obstrução de suas portas de entrada e saída de ar. Experimente passar um pincel macio sobre as mesmas, para remover o excesso de poeira e garantir que o fluxo esteja constante. Caso o problema persista, a recomendação é buscar ajuda profissional, antes de considerar o console um caso perdido.

3RL xbox 360 meca - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

3RL no X360 (Reprodução/ Cyberspaceandtime)

Significado das luzes

O Xbox 360 possui um sistema que indica qual o código do problema, através das luzes vermelhas. Se seu console apresentar as 3RL, segure o botão Sync e acione o Eject quatro vezes. Em breve, as luzes irão a variar com as próximas vezes que você apertar o eject, demonstrando um código de erro. Segue os padrões mais comuns:

  • 1 Led piscando = 1
  • 2 Leds piscando = 2
  • 3 Leds piscando = 3
  • 4 Leds piscando = 0

0001 -> Problema no fornecimento de energia

0002 -> Problema no fornecimento de energia

0010 -> Aquecimento

0011 -> Aquecimento

0012 -> Aquecimento

0013 -> Aquecimento

0020 -> Super aquecimento com defeito na GPU e na a maioria dos casos morte da GPU

0021 -> Problema no Southbridge Chipset

0022 -> Superaquecimento na GPU e na a maioria dos casos morte da GPU

0102 -> Erro na memória e GPU com solda fria

0110 -> Erro na memória e GPU com solda fria

1022 -> (Ainda desconhecido)

Curto circuito no USB

O modelo mais antigo do Xbox 360 na versão branca nos apresentou um novo problema: algumas saídas frontais entravam em curto após serem danificadas por algum dispositivo. Os pinos da entrada se encontravam e entravam em curto e, apesar de raro, ainda ocorre hoje em dia.

O procedimento de reparação é relativamente simples, dado as ferramentas corretas, porém recomendamos que busque um profissional, caso a reparação exija a troca do componente.

Não encontrou o que buscava? Conheça tudo sobre nossos serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?