6 Problemas mais comuns de PS4 (e como resolvê-los)

MECA-PS4

Se você chegou até aqui, provavelmente está enfrentando algum dos possíveis problemas do PS4. É triste vê-lo passando por dificuldades, certo? Mas calma, você não precisa sofrer! É comum que, com tanta tecnologia, os consoles apresentem alguns problemas técnicos. Apesar de robusto, seu amigo também precisa de cuidados no dia a dia.

Entendemos o quanto é frustrante essa situação, e é por isso que estamos aqui. Vamos ajudar você a resolver seus problemas! Compilamos algumas das causas mais comuns de defeitos no PlayStation 4, assim como recomendações do que fazer nesses casos, para que você possa voltar às suas aventuras o mais breve possível. 

Veja quais problemas falaremos aqui!

1. Luz azul contínua

  • Compatibilidade com a TV
  • Problemas no suprimento de energia
  • Problemas no HD
  • Demais problemas de hardware

2. Luz vermelha ou Azul piscante

3. Disco não é ejetado

4. Sem imagem ou Imagem branca

5. Menus lentos

6. PS4 não reconhece controle

Atenção, jovem gafanhoto! A M.E.C.A. não recomenda o manuseio da placa caso você não tenha experiência. As peças internas são sensíveis e podem ser danificadas no processo, levando a novos problemas. Na dúvida, procure ajuda especializada!

1. Luz azul contínua

A temida luz azul “da morte” é um indicador genérico de erro no sistema. É difícil dizer qual a causa específica desse problema, mas é comum que não seja nada muito sério. Existem algumas coisas que você pode fazer para entender melhor as raízes dessa dor de cabeça e resolvê-las facilmente.

 

Sintomas

Os sinais mais comuns desse tipo de problema genérico são:

  • dificuldades para ligar (apresenta luz branca);
  • luz azul acesa continuamente;
  • sem sinal de imagem.

 

Possíveis soluções

Não tem segredo: normalmente, alguns testes são o suficiente para contornar o problema de forma prática. Veja o que fazer nesse caso.

  • Teste a Compatibilidade com a TV

Atualizar o firmware da TV pode ser uma saída para resolver os problemas de áudio e vídeo. Isso acontece porque algumas atualizações de televisores de última geração configuram as portas de HDMI, alterando a interação com o console. Avalie também o encaixe do cabo em ambas as extremidades, assim como o próprio cabo e as entradas, para verificar alguma possível anormalidade.

  • Verifique a Fonte de Energia

    1. desligue o console completamente. É só segurar o botão de energia até o sistema apitar por duas vezes;
    2. aguarde o indicador de energia se apagar e desconecte o cabo de suprimento. Jamais retire o cabo enquanto a luz estiver acesa, pois isso pode resultar em danos ao sistema e em perda de dados;
    3. verifique a entrada de energia, as condições do cabo, a voltagem da tomada e quaisquer outras anomalias. Após alguns minutos, reconecte o cabo e teste o sistema novamente.

PS4 (Reprodução/ Sony)

AConector AC In
BEntrada HDMI Out
CEntrada HDMI port
DCabo HDMI
ECabo de energia AC
FPara a fonte de energia elétrica
  • Analise Possíveis Problemas no HD

Frequentemente, o problema do PS4 está no acesso ao HD. Um encaixe mal posicionado, um movimento brusco ou até mesmo poeira nos conectores é o suficiente para cortar a comunicação da unidade com o console.

Se for o caso, o ideal é levar o console em uma assistência profissional, pois o HD é uma parte muito delicada — e importante — do aparelho. Ainda assim, caso sinta-se seguro, a Sony orienta os gamers mais corajosos a seguirem os seguintes procedimentos:

  1. desligue o console completamente. É só segurar o botão power por pelo menos sete segundos, até o sistema apitar duas vezes;
  2. aguarde o indicador de energia se apagar e desconecte o cabo de suprimento. É sempre bom reforçar: nunca desconecte o cabo enquanto a luz ainda estiver piscando, pois isso pode danificar o sistema e os dados armazenados;
  3. desconecte todos os outros cabos do console;
  4. deslize cuidadosamente a proteção do HD do console e retire-a;
  5. verifique se o HD está encaixado. Caso esteja total ou parcialmente solto, experimente ajustar o parafuso da estrutura para resolver a possível instabilidade.

PS4 (Reprodução/ Sony)

PS4 (Reprodução/ Sony)

  • Cheque o Hardware

Caso não tenha identificado nenhuma das causas acima, é possível que o problema seja mais delicado e precise de um profissional. Muitas vezes, encontramos peças soltas dentro do aparelho ou até discos rígidos danificados, o que realmente dificulta ou impossibilita o funcionamento adequado da plataforma.

Se estiver passando por isso, nada tema; a M.E.C.A. vai te ajudar! Nós somos especialistas em assistência técnica de consoles e acessórios de games, com grande experiência no ramo. Se não conseguir resolver, deixe com a gente, combinado?

2. Luz vermelha ou luz azul piscante

Esse é outro erro que assusta muitos donos de PS4 por aí. Confira as características mais comuns e o que fazer.

 

Sintomas

Geralmente, o PS4 que exibe luz vermelha ou luz azul intermitente também apresenta os seguintes problemas:

  • bugs e travamentos de jogos;
  • desligamentos inesperados;
  • lentidão do aparelho;
  • superaquecimento.

 

Possíveis soluções

Todos esses alertas sinalizam que o PS4 está operando acima da temperatura normal. Os travamentos e congelamentos são consequências do superaquecimento.

Cada sintoma indica a forma como o console está lidando com o problema. Quando o PS4 exibe uma luz vermelha, o videogame desliga sozinho e reinicia automaticamente. Já a luz azul piscante informa que o sistema está trabalhando para diminuir a temperatura.

  • Aguarde Esfriar

Ao se deparar com esses alertas, o melhor a fazer é desligar o console por alguns minutos e aguardar o resfriamento naturalmente antes de voltar a jogar, sem usar ventiladores.

  • Melhore as Condições do Ambiente

Outra atitude que costuma funcionar é observar se o PS4 está em um local arejado e se as saídas não estão obstruídas por objetos ou poeira. Caso o seu aparelho esteja sob essas condições, coloque-o em um lugar mais fresco e utilize um pincel macio sobre as saídas do console.

Fazer isso regularmente ajuda a prevenir o acúmulo de pó e diminui as chances de superaquecimento. Se ainda assim o problema persistir, o melhor a fazer é procurar um especialista para que ele dê um olhar mais cuidadoso.

 

3. Disco Não é Ejetado

Poucas coisas dão tanta aflição quanto ver o jogo preso dentro da bandeja, não é? É normal que os PS4 que passam por isso também apresentem demora no carregamento de alguns jogos. Se isso está acontecendo com o seu console, veja como proceder.

Sintomas
  • disco permanece preso no console;
  • botão de ejetar não surte efeito;
  • telas de loading mais longas;
  • travamentos.

 

Possíveis soluções

Antes de se desesperar, você pode tentar algumas coisas antes de ter que abrir o aparelho.

  • Interromper a Fonte de Energia

Alguns usuários confirmaram que desligar o console e retirar sua fonte pode corrigir o problema temporariamente. Entretanto, essa é uma medida paliativa, ou seja, não resolve o problema do aparelho, que voltará a engolir os discos, ainda que irregularmente.

No pronunciamento da Sony sobre o erro, eles recomendam ejetar manualmente o disco do sistema, apesar de alguns usuários reportarem a impossibilidade de carregar outros discos após a retirada. Para evitar danos maiores, essa não é uma prática que nós indicamos.

Se nada funcionar, trata-se de um problema tipicamente de hardware, o que requer manutenção no leitor óptico ou em seus componentes de apoio. Na M.E.C.A. oferecemos um diagnóstico gratuito, dentro de até 3 dias úteis, dependendo do problema.

4. Sem imagem ou imagem branca

Você chega cansado do trabalho, ansioso para sentar no sofá e aproveitar as promoções de terça-feira da PSN. Porém, ao ligar o PS4, você se depara com uma imagem completamente branca. E agora?

Sintomas
  • imagem completamente branca;
  • ausência de sinal na TV;
  • luz azul.
Possíveis soluções

Geralmente, esse problema é gerado quando a televisão não reconhece o sinal emitido pelo PS4. Outra possibilidade é que o PlayStation não reconheça as configurações corretas para a TV.

Visto que o console pode gerar uma variedade grande de outputs de vídeo (incluindo 720p, 1080p, 4K, HDR e outros), existe a possibilidade de que ele não esteja “conversando” no mesmo formato que a televisão (processo conhecido também como handshake). Ou seja: o descasamento de resolução é um dos erros mais comuns.

  • Ative o Safe Mode (Modo Seguro)

Algumas vezes, o Safe Mode é capaz de solucionar problemas de compatibilidade, oferecendo a oportunidade de ajustar a resolução para o próximo reinício normal. Para entrar no modo de segurança, basta desligar o PS4 e pressionar o botão power até que ocorra um segundo alerta sonoro.

Ao seguir esse procedimento, diversas opções aparecerão na tela, incluindo a mudança de resolução. Teste a mais apropriada para sua TV e confirme a seleção.

  • Teste em Outra Televisão

Usando um monitor diferente, é possível verificar se o problema é causado pela televisão ou pelo console. Com um pouco de sorte, a comunicação será restabelecida e, com isso, você conseguirá reajustar a resolução antes de voltar para a primeira TV.

  • Verifique o Cabeamento

O cabo HDMI é um fator crucial para a formação de uma imagem estável e de qualidade. Confira se não há quaisquer danos visíveis e, se possível, faça um teste utilizando outro cabo.

Se você utiliza algum tipo de receptor, retire-o e conecte o PS4 diretamente na TV para conferir se dá certo. Alguns receptores não são acurados na passagem do sinal, gerando interferências no reconhecimento. Esse problema é especialmente comum em sinais HD e 4K.

  • Elimine Problemas do PS4 com Atualizações

Por fim, outra fonte comum de problemas é a falta de atualizações de firmware, tanto do PlayStation quanto da televisão — principalmente em smart tvs. Manter seu sistema atualizado é sempre uma boa forma de evitar erros.

Em alguns casos raros, o problema também pode ser fruto de uma atualização incompleta e, consequentemente, uma corrupção dos dados, o que acaba causando erros como a luz azul. Se nada disso funcionar, leve o aparelho a um técnico capacitado.

5. Menus lentos

Qualquer pessoa fica sem paciência quando o console demora vários segundos para fechar a PS Store e abrir um jogo. Ou então, você aperta o botão de home e tudo congela até o menu terminar de carregar. Como se livrar disso?

Sintomas
  • lentidão para alternar entre aplicativos;
  • demora para navegar nos menus;
  • travamento ao abrir páginas.
Possíveis soluções

Pode ser que o seu HD esteja passando por dificuldades devido à quantidade de dados armazenados no sistema. Se for o caso, é melhor tomar algumas medidas para tornar a navegação mais suave.

  • Delete Alguns Arquivos

Você realmente vai jogar aquele game que está no final da lista há vários meses? Qual a necessidade de guardar todas as mensagens, fotos recebidas e vídeos capturados? Além de ocupar espaço, tudo isso também impacta o poder de processamento do seu PS4, contribuindo para a demora na navegação.

  • Recrie o Banco de Dados

Esse é um ato que, basicamente, elimina pequenos processos obsoletos do PS4, mas sem deletar quaisquer arquivos armazenados — ou seja, não há perigo nenhum de ter que derrotar aquele boss impossível novamente. Se quiser fazer, é só seguir estes passos:

  1. desligue o seu videogame;
  2. quando tudo estiver apagado, ligue o console e mantenha o dedo encostado no botão power, até ouvir o segundo apito;
  3. conecte o controle;
  4. no menu que aparecer, escolha a opção 5: recriar banco de dados.

Pode ser que o processo demore até uma hora, mas a performance do PS4 vai ficar muito mais ágil — e vale relembrar, você não vai perder nenhum arquivo salvo. Se não der certo, leve na assistência técnica, para que um profissional faça testes mais confiáveis no seu HD.

6. PS4 não reconhece o controle

Frequentemente, você pode se deparar com um controle sem funcionar, e por mais que você conecte o cabo e aperte o botão home, o videogame simplesmente não detecta o acessório. Felizmente, é possível resolver antes de tomar medidas desesperadas.

Sintomas
  • luz do controle piscando incessantemente;
  • Dual Shock 4 não é detectado;
  • controle não recarrega.
Possíveis soluções

Com uma pesquisa rápida, fica fácil perceber o quanto é caro comprar um controle novo. Felizmente, na maioria dos casos, não é preciso chegar a tanto. Confira como corrigir o problema em casa.

  • Reinicie o aparelho em modo de segurança

Desligue o aparelho completamente. Na hora de ligar, mantenha o dedo no botão power por mais alguns segundos, até ouvir três apitos. Pronto, é só conectar o controle pelo cabo e apertar home.

  • Faça o reset do Dual Shock 4

Na parte de trás do controle, próximo ao gatilho L2, há um pequeno buraquinho ao lado do parafuso. Introduza um objeto fino para pressionar o botão e segurá-lo por aproximadamente 10 segundos.

Pronto, seu controle foi resetado e deverá funcionar normalmente (talvez você perca as customizações de botões, mas é só realizá-las novamente!). Já sabe: se não der certo, leve o controle e o aparelho na assistência técnica.

O PlayStation 4 é, de fato, um aparelho poderoso — o que não o torna imune a uma série de transtornos e contratempos. A vantagem é que alguns dos problemas do PS4 são relativamente simples de resolver em casa, já que o próprio sistema conta com diversos mecanismos para facilitar a vida dos gamers.

Entretanto, nada substitui os cuidados de um profissional especializado. Portanto, se os problemas do PS4 forem muito complexos e as nossas dicas não resolverem, não se desespere: leve seu console a uma assistência técnica e deixe o problema com quem entende do assunto. Seu videogame merece todo o carinho e dedicação, afinal de contas, o mundo precisa ser salvo constantemente, não é mesmo?

E aí, o que achou das nossas dicas? Se você está com dificuldades para manter o PS4 funcionando apropriadamente, nós da M.E.C.A. Fix vamos deixá-lo como novo. Entre em contato conosco agora mesmo para descobrir como funciona!

Atenção! Não recomendamos o manuseio do console caso você não tenha experiência. As peças internas são sensíveis e podem ser danificadas no processo, levando a novos problemas. Vale lembrar que o rompimento do lacre, independente do tempo, anula a garantia do aparelho.

Na dúvida, procure ajuda especializada!