Processadores AMD e Intel: Quais as Diferenças entre Eles?

processadores amd

Na hora da escolha de um computador, um dos pontos mais importantes de serem analisados é o processador que compõe a máquina. Os mais leigos nesse assunto podem até acreditar que essa é uma questão que não faz muita diferença, mas a verdade é que quem entende um pouco mais e, principalmente, os gamers que utilizam o PC para jogar, sabem muito bem a diferença que faz ter um processador mais eficiente. 

Nos dias atuais, existem dois tipos de processadores que ganham destaque no mercado: o processador AMD e o processador Intel. E aí, qual será que é melhor? Quais são as diferenças entre um e outro? Quais são as características de cada um? 

Essas são apenas algumas dúvidas que tomam a cabeça de quem está à procura de uma boa máquina e para lhe ajudar nessa escolha é que escrevemos esse artigo. 

Confira tudo o que você precisa saber sobre os dois processadores e escolha o que mais tem a ver com você e as suas necessidades. 

Diferença de popularidade entre os processadores AMD e Intel 

Com uma rápida pesquisa de mercado, você consegue identificar que, sem dúvida, os processadores Intel são bem mais conhecidos e dominam no índice de compras dos consumidores. De acordo com uma pesquisa, cerca de 80% dos computadores comprados nos últimos tempos são com processadores Intel. 

Da mesma forma que, ao realizar uma pesquisa de mercado, você também consegue identificar que existem várias opções que apresentam o processador AMD como elemento principal, as quais ocupam o segundo lugar na posição dos processadores mais comprados. 

Essa popularidade do Intel ainda é predominante, mas a verdade é que os processadores AMD estão ganhando espaço e conquistado o gosto e, principalmente, o bolso dos consumidores. 

Custo X Benefício dos processadores Intel e AMD 

Já que falamos de preço, vamos abordar melhor esse quesito, que é um dos pontos mais importantes na consideração dos compradores. Dizer que a questão de preço não interfere é mentira e todos nós sabemos disso. 

Bem, os processadores Intel, pela sua performance já conhecida e popularidade, são encontrados com um preço mais elevado. Isso se deve justamente, como dissemos anteriormente, pela sua performance.  

Um processador Intel é mais rápido e mais eficiente em sua individualidade quando comparado com um processador AMD. Atenção! Vale lembrar que essa não é uma regra e que não estamos afirmando que todos os processadores Intel são mais eficientes que os AMD. 

Para exemplificar, vamos utilizar dois processadores, um de cada marca. De um lado, consideremos um processador Intel Core i7-6700K e de outro, o processador FX-9590 da marca AMD. Neste comparativo, o processador Intel acaba ganhando, pois tem desempenho melhor do que o seu adversário. 

Isso acaba por gerar um certo conflito, pois se trata de uma comparação superficial e direta. Sabe-se que, neste caso, o processador Intel tem desempenho melhor, no entanto, ao comparar as questões técnicas, o processador AMD tem um chipset mais avançado.  

Agora, sobre preço

Sem dúvida os processadores AMD apresentam melhor custo. Isso porque nessa marca, é possível encontrar esses equipamentos com preços que variam de 130 reais a 2000 reais. Ou seja, desde um preço bem acessível até um valor mais caro, para quem deseja um processador mais avançado. 

O mesmo acontece com os processadores Intel, mas com uma diferença: o valor mínimo de um processador Intel é maior que dobro do valor mínimo do processador AMD. Os processadores Intel podem ser encontrados com valores que vão de 300 reais a 10 mil reais. Ou seja, para quem quer ter um processador Intel de última geração, precisa desembolsar um bom dinheiro. 

Processadores com as mesmas características das duas marcas

Agora você deve estar se perguntando: existe processadores das duas marcas que são compatíveis, ou seja, que tenham as características semelhantes? 

A resposta é sim e vamos apresentar quais são esses modelos. Esse comparativo é bom para que se esclareça, de uma vez por todas, que um processador mais barato não significa que este tenha um desempenho inferior. 

Por exemplo, um processador AMD Athlon X4 custa, em média, R$300. Por esse mesmo valor, é possível adquirir um processador Intel Pentium. Neste comparativo, de acordo com testes já realizados, o AMD apresenta um desempenho melhor, ou pelo menos, igual que o Intel. 

Especificidades dos processadores AMD 

Você já sabe que o processador AMD tem um preço inferior e também pode ter um desempenho menor do que os processadores Intel. Mas é importante destacar algumas das suas especificidades, além do custo X benefício melhor do que o Intel. 

Um outro ponto em que os processadores AMD saem na frente é em relação à placa de vídeo integrada. O que isso significa? 

Os gamers sabem melhor do que ninguém que ter um jogo com uma boa resolução faz toda a diferença, não é mesmo? Ou então, quem utiliza o computador para assistir filmes e séries, preza pela qualidade de imagem acima de tudo. 

Como os processadores AMD já vem com uma placa de vídeo integrada, eles acabam por oferecer melhor qualidade de imagem. Claro que para jogos bem avançados, será necessária uma placa mais potente, mas para os jogos básicos, o processador AMD dá conta e supre muito bem as necessidades. 

 

E agora, você deve estar se perguntando: qual processador é melhor?

Será que é possível definir um? A resposta é muito simples: não! Não há como definir qual é melhor e qual é pior, pois tudo depende da sua realidade. 

Os processadores Intel são mais conhecidos e apresentam um desempenho inquestionável, mas ao mesmo tempo, os processadores AMD conseguem suprir as necessidades de forma satisfatória e com um preço bem mais acessível. Ambos apresentam as suas vantagens e desvantagens.

No caso dos jogos mais básicos, por exemplo, é possível economizar com um processador AMD e ter ainda imagem de alta resolução. 

Então, a dica para que você tenha um processador bom para a sua realidade é levantar todos os pontos importantes e pesquisar os que estão disponíveis no mercado, comparando não só o preço, mas também desempenho, funcionalidade e capacidade. 

Tem mais alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários e fique por dentro de mais notícias no nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?