Conheça os principais defeitos que podem aparecer em seu projetor

projetores

Para o lazer, trabalho ou estudos, os projetores são a recomendação de aparelhos práticos e flexíveis na exibição de apresentação ou entretenimento. Você pode reunir amigos e amigas para assistir uma partida de futebol em tamanho grande, fazer sessões de cinema em casa ou fazer apresentações no ambiente corporativo, com boa amplitude, execução de conteúdo e por preços acessíveis.  Contudo, alguns problemas comuns podem aparecer se os usuários não tiverem os cuidados necessários com os aparelhos. Separamos uma lista de defeitos que são comuns à usabilidade deles no cotidiano, como desligamento, luz fraca ou luz vermelha na apresentação.

Saiba um pouco mais deles:

1. Dificuldade em ligar

Ligar um projetor não é a mesma coisa dos outros aparelhos, onde a ação é praticamente instantânea, pois ao pressionar o botão liga/desliga e a imagem aparece na tela. E há uma diferença básica entre os tipos de projetores: os UHP (Ultra High Performance) ou com lâmpada padrão podem demorar até 2 minutos para atingir o brilho máximo. Enquanto isso, os de laser ou LED são mais rápidos, já que a fonte de luz se comporta de forma diferente.

Da mesma forma, o desligamento dos projetores demora mais; mesmo que paremos de ver a imagem na superfície de projeção, continuaremos ouvindo o barulho dos ventiladores. Isso é normal, e é importante não mover ou desconectar o projetor até o equipamento esteja completamente desligado; o que será indicado com um “sinal sonoro” PIP ou quando os indicadores luminosos do equipamento pararem de piscar.

2. Lâmpada queimada

Uma coisa muito comum é a lâmpada queimar após muito tempo de uso. Quando se percebe que houve baixa na luminosidade é porque o tempo de vida útil dela está chegando ao fim. Caso, ela esteja realmente queimada, você deve fazer a troca, evitando o descarte em local inapropriado da anterior.

Com a nova luz, o aparelho pode ser utilizado novamente. Caso o problema persista, procure um local especializado, como as assistências técnicas. 

3. Alteração de cor ou aparecimento de pontinhos na tela

Alteração deve ser um sinal de que há um problema com o projetor. Especialistas indicam que as cores vermelho e laranja podem dar algumas sinalizações. O laranja indica problema de temperatura do projetor. Caso essa cor fique piscando é porque a mesma quer dizer que o aparelho está ficando muito quente.

Por outro lado, se ela ficar constante, o próprio projetor irá se desligar como uma forma de prevenir maiores danos provocados pelo superaquecimento. Já o vermelho é um sinal de alerta para um problema maior, indicando a queima de um componente importante ou mesmo algum defeito.

4. Se a luz estiver piscando no projetor

Se a luz estiver piscando é recomendável que você retire a tampa da lâmpada, pois pode ter sido instalada de forma errada. Caso dê certo, o problema será solucionado. Contudo, se você tentou e não foi suficiente, o mais recomendável é que se faça a troca da lâmpada ou que você vá a uma assistência especializada para solucionar o assunto.

 

Atenção! Não recomendamos o manuseio do projetor caso você não tenha experiência. As peças internas são sensíveis e podem ser danificadas no processo, levando a novos problemas. Vale lembrar que o rompimento do lacre, independentemente do tempo, anula a garantia do aparelho.

Na dúvida, procure ajuda especializada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
1
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?