Receiver ou receptor: o que é e como funciona esse aparelho que promete entretenimento de qualidade

receiver

Comprar um receiver significa investir em entretenimento de qualidade, sem processos complicados de instalação. Saiba o porquê!


Em tempos de pandemia, a necessidade de entretenimento em casa cresceu bastante. Sem dúvidas, assistir filmes e séries, ouvir música e jogar videogame estão entre as principais programações de final de semana para muita gente. A organização dos muitos aparelhos eletrônicos que precisam ficar conectados à TV e às caixas de som, porém, pode se tornar  uma grande dor de cabeça. 


Mas com as residências ficando cada vez mais inteligentes e conectadas, é claro que existe uma solução para a “bagunça” que pode acontecer nas entradas da sua televisão. Aliás, essa pode ser uma boa opção para você que precisa de mais conexões do que sua TV pode oferecer. É simples: trata-se do receiver ou receptor (em português).



O que é um Receiver ou receptor?


Como o próprio nome sugere, o receiver é um receptor de sinais. Sua principal função é receber sinais e transmiti-los de forma ampliada, facilitando a recepção por outros aparelhos, como caixas de som de um home theater.


Essa função permite que você tenha um som surround de qualidade em um ambiente enquanto transmite, por exemplo, o som do seu notebook diretamente para as caixas de som ou para a sua smart TV.


Ou seja, comprar um receiver significa investir em entretenimento de qualidade, sem processos complicados de instalação. Você terá som e vídeo mais sofisticados, seguindo a mesma premissa de um home theater, só que alguns aparelhos receiver conseguem mais potência e qualidade sonora, com o bônus de suporte a mais aparelhos ao mesmo tempo.



Como funciona o receiver?


O receptor serve para simplificar a sua vida na hora de conectar vários dispositivos eletrônicos, como DVD, console de videogame, caixas de som, TV à cabo e muito mais. A  função desse equipamento é controlar tudo o que vai ser conectado à sua TV e às caixas de som.


Em outras palavras, o receiver serve como um intermediário para você escolher qual imagem vai ser mandada para a sua TV e qual som será reproduzido nas caixas espalhadas pela sala. 


Um exemplo prático é o seguinte: se você tem dois consoles diferentes em casa, pode conectar os dois no receiver e escolher qual deles vai usar com um simples toque no botão do controle remoto. Além disso, você pode escolher livremente como será a transmissão sonora do conteúdo a ser reproduzido. Essa troca pode ser feita também com o leitor de DVD, Blu-Ray, TV à cabo e outros aparelhos. 



Qual a diferença entre o receptor e um home theater?


O home theater é um aparelho que já possui um receiver embutido. No entanto, se você investir em um receptor separado vai ter a importante vantagem de um número maior de entradas para conexão dos dispositivos eletrônicos.


Além disso, o usuário consegue controlar a imagem e montar um sistema de som incrível, parecido com as da sala de cinema. Com um receiver, é possível planejar o número de caixas de som a ser usado no espaço ou até ir comprando aos poucos de acordo com a necessidade.


Como escolher o melhor receiver?


Como você viu, o receiver é um equipamento que pode fazer a diferença nos seus momentos de lazer. Portanto, na hora de escolher o modelo ideal para o seu ambiente de descontração é importante levar em consideração alguns fatores. 


No final das contas, preferências pessoais como interesse por qualidade de áudio, quantidade de aparelhos a serem conectados e orçamento pesam bastante na hora de escolher o modelo ideal. 


É importante considerar prioridades, pois assim será possível aproveitar muito mais o seu aparelho. No entanto, fornecemos abaixo algumas dicas para te ajudar a decifrar qual receiver é o melhor para você. 



Local de intalação


O primeiro ponto a ser analisado antes da compra é o local onde o equipamento será instalado. Mesmo os melhores receivers contam com algumas limitações, por isso é importante verificar o espaço onde ele será utilizado e a distância que os equipamentos receptores ficarão do aparelho.


Uma boa dica é verificar o funcionamento do equipamento em um showroom, assim você certamente não errará na hora da escolha. Além disso, se você for utilizá-lo em um lugar muito grande, talvez precise de mais canais, o que não está presente em todos os modelos.



Quantidade de canais (conectores)


Quanto mais canais tiver o seu receiver, maiores são as chances de você conseguir configurá-lo de maneira mais agradável. Ou seja, é possível instalar segundas ou terceiras zonas de som estéreo e melhorar a qualidade do som, através de um processo integrado.


Esse tipo de equipamento é ideal para casas maiores, quando é necessário sonorizar dois ou três ambientes ao mesmo tempo, ou quando há necessidade de incluir equipamentos de TV e áudio.



Zona B x Zona 2


Esse tipo de especificação fala sobre a qualidade da segunda zona de som que você pode criar. Quando a especificação é zona B, quer dizer que você apenas expandirá a zona principal. No caso da zona 2 você poderá criar uma nova área de som completamente independente. 


Isso faz diferença para quem precisa trabalhar com o som em mais de um ambiente, de maneira totalmente independente.



Potência


A não ser que você seja um profissional da área, provavelmente não utilizará a potência total dos receivers.


A dica, então, é escolher com cuidado e economizar nesse ponto, pois uma residência normalmente exige bem menos do que vários dos modelos podem oferecer.


Sugestões de compra


Uma das melhores marcas de receiver autorizadas no Brasil é a Denon, que é distribuída pela Chiave. A fabricante é conceituada e pioneira no segmento, envolvida desde 1910 no desenvolvimento de equipamentos de ponta para áudio profissional e de consumo.


A seguir, falamos um pouco sobre dois dos melhores modelos de receiver da Denon com disponibilidade para compra em território brasileiro. 



Denon DRA-800H-Denon


Esse dispositivo oferece imagens com altíssima qualidade, pois possui tecnologia 4K Ultra HD, e garante alto desempenho de áudio devido ao seu amplificador potente. Além disso, conta com o modo Auto ECO, que ajuda a reduzir o consumo de energia elétrica sem causar prejuízo à qualidade de imagem e som.


Também é possível acessar serviços de streaming de música por meio deste aparelho e solicitar a reprodução de áudio através de sistemas de controle por voz. Ele ainda apresenta conexões via Bluetooth, Wi-Fi e USB, além de cinco entradas para aparelhos eletrônicos.



Denon AVR S540BT-Denon


Esse dispositivo oferece uma ótima qualidade de imagem, pois possui tecnologia 4K e Dolby Vision, que deixam as imagens mais nítidas, brilhantes e com alto contraste. Além disso, conta com um painel na sua parte frontal e permite que o usuário ajuste suas preferências de áudio.


Além de ter cinco entradas HDMI e uma USB, este aparelho ainda pode ser conectado via Bluetooth. Também apresenta alta potência e boa quantidade de alto-falantes. Um ponto negativo é que não possui conexão via Wi-Fi.


Você possui receiver em casa ou está pensando em adquirir um? Conte sua experiência nos comentários!


NOS SIGA TAMBÉM NO INSTAGRAM E FACEBOOK!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?