Nintendo Switch: veja a história do console híbrido pioneiro que marcou o mundo dos jogos

história do switch

Lançado oficialmente em março de 2017, o Switch alcançou o posto de quinto console mais vendido da história

 

O Switch é o primeiro console de videogame híbrido da história e foi criado pela Nintendo, que durante o desenvolvimento do dispositivo o chamou de Nintendo NX. Lançado oficialmente em março de 2017, o Nintendo Switch alcançou em janeiro de 2022 o posto de quinto console mais vendido da história, superando o revolucionário Sony PlayStation 1 e também o Wii, que por sua vez era considerado o aparelho de maior sucesso da marca japonesa. 

 

Mas como foi a trajetória da Nintendo até chegar no Switch, um console pioneiro com um verdadeiro sucesso e grande contribuição para o mercado de jogos? Aliás, quais foram os títulos que marcaram esse segmento do mundo gamer? Se você tem interesse em saber mais sobre esse querido dispositivo, confira a seguir um pouco mais sobre sua história.

 

Breve linha do tempo

 

Ao longo de sua trajetória no ramo dos consoles, a Nintendo enfrentou concorrência pesada da Sony com o PlayStation e da Microsoft com o Xbox. No entanto, o Switch definitivamente não foi o único grande sucesso da marca japonesa. Mas ao observarmos a linha do tempo com os consoles mais populares da Nintendo, percebemos que ela vinha caminhando para a criação de um console único como o Switch há algum tempo. 

 

NES

 

Ainda em 1983, a fabricante japonesa lançou o Nintendo Entertainment System (NES, que contava com jogos em 8 bits e era projetado para uso doméstico. Foi de longe o console mais vendido de seu tempo, vendendo mais de 60 milhões de unidades. Os títulos de lançamento incluíram Super Mario Bros, Ice Climber, Pinball e Duck Hunt. 

 

Game Boy

 

Outro dos maiores consoles de jogos de todos os tempos é o Nintendo Game Boy, que chegou em 1989. O modelo combinou recursos do primeiro computador de mão com cartuchos substituíveis como o NES para criar um dos consoles mais vendidos de todos os tempos. As vendas do Game Boy e do Game Boy Color (lançado em 1998) são estimadas em cerca de 120 milhões de unidades.

 

Super Nintendo Entertainment System (SNES)

 

O segundo maior console doméstico da Nintendo foi lançado em 1990 e considerado um sucesso estrondoso, embora enfrentasse forte concorrência do Sega Mega Drive. A máquina da Sega foi lançada primeiro, mas foi o conjunto de jogos da Nintendo que a ajudou a se tornar o console mais vendido da era de 16 bits, com quase 50 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

 

Nintendo DS

 

Em 2004, a Nintendo decidiu atualizar completamente sua estratégia portátil com o lançamento do DS. Ele introduziu uma configuração de tela dupla inovadora; o display inferior inclusive apresentava uma tela sensível ao toque e podia ser usado para controlar jogos.

 

Seu principal rival era o Sony PSP, mas graças à compatibilidade com os jogos Game Boy Advance e alguns modelos de evolução com desempenho e recursos aprimorados, a linha DS se tornou a série de consoles de jogos portáteis mais vendida da história.

 

 

 

Nintendo Wii

 

O Wii foi a entrada da Nintendo na sétima geração de consoles domésticos com um mercado acirrado pela Sony com o PlayStation 3 e a Microsoft com Xbox 360. Mas por algum tempo ele liderou os outros dois em números de vendas.

 

O Wii inaugurou uma nova era de jogos de movimento usando o Wii Remote, que permitia jogos tridimensionais e até fitness. Seu estilo familiar e jogos exclusivos tornaram a máquina de sala de estar mais popular por algum tempo.

 

 

Nintendo Switch

 

E assim chegamos ao Switch, um dispositivo semelhante a um tablet com tela sensível ao toque, além de uma docking station para reprodução de conteúdo em uma TV. Trata-se de um console portátil híbrido, sendo possível levá-lo para jogar fora de casa e ter uma experiência bastante diferente, similar à oferecida por um console padrão, quando se pluga o dispositivo em outro aparelho. No Brasil, ele foi lançado em setembro de 2020.

 

O Nintendo Switch conta com dois controles sem fio acopláveis de cada lado, os chamados “Joy-Con”, que podem ser usados individualmente, acoplados à unidade principal (no modo portátil) ou conectados a uma base semelhante a um gamepad (no modo caseiro). O console suporta jogatinas online através da uma conexão de Internet e também modo multijogador local com outros consoles. 

 

Como um console de oitava geração, o Nintendo Switch compete com o Xbox One da Microsoft e o PlayStation 4 da Sony. Trata-se de uma disputa acirrada. Mesmo assim, aproximadamente três milhões de unidades do console foram vendidas no primeiro mês de lançamento, excedendo a projeção inicial especulada pela Nintendo. 

 

 

Nintendo Switch Lite

 

O sucesso do Switch foi tanto que, em 2019, a Nintendo decidiu lançar uma nova versão ainda mais portátil e barata do console híbrido. O Switch Lite é uma variação sem os Joy-Cons separados ou o dock que permite que o Switch seja conectado a uma TV. A unidade foi projetada para portabilidade total, com controles fixos.

 

O Switch Lite tem sido um sucesso, com 13,5 milhões de unidades vendidas até o final de 2020. Se contarmos as vendas do Switch original, os consoles híbridos de última geração da Nintendo venderam juntos mais de 79 milhões de unidades em todo o mundo. 

 

Principais jogos

 

As vendas dos consoles da Nintendo foram fortemente ligadas às vendas de títulos exclusivos da marca. Sem dúvidas você deve conhecer alguns deles, que estão entre os melhores jogos da história. Cada um desses títulos vendeu mais de vinte milhões de unidades e marcaram uma infinidade de gamers ao redor do mundo. São eles:

 

 

  • The Legend of Zelda: Breath of the Wild
  • Mario Kart 8 Deluxe
  • Super Mario Odyssey
  • Super Smash Bros. Ultimate
  • Pokémon Sword and Shield
  • Animal Crossing: New Horizons

 

NOS SIGA TAMBÉM NO INSTAGRAM E FACEBOOK!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?