Saiba mais sobre ambientação de som: som surround 7.1 ou 5.1, headset ou home theater?

A verdade é que ambientação de som é quase como um conceito e há muitos produtos em jogo! Saiba o porquê.

 

Se você é aficionado por filmes, séries, jogos ou música, certamente já deve ter considerado a instalação de um mecanismo de som poderoso no conforto da sua sala. Assim o entretenimento ficaria muito melhor, certo? Mais qualidade de som, mais diversão… Porém, como de praxe no mundo altamente tecnológico em que vivemos, há inúmeras opções de ambientação de som disponíveis no mercado. Qual delas escolher?

 

Antes de mais nada é preciso que você saiba quão importante a qualidade de som é para você. Pode parecer uma pergunta boba, mas é preciso frisar que a capacidade de um aparelho é proporcional ao seu custo. Portanto, tenha em mente o valor – tanto figurativo quanto material – que dá ao sistema sonoro na hora de consumir entretenimento.

 

video streaming - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

A verdade é que ambientação de som é quase como um conceito. Não se trata de cercar sua sala de estar com um home theater, mas também de ir a um restaurante e perceber música clássica tocando ao fundo, ou mesmo ouvir sons característicos do seu videogame favorito com fones de ouvido.

 

Só quando falamos de uma experiência sonora pessoal podemos estreitar nosso escopo de possibilidades. Até hoje temos aparelhos de som – aqui incluímos fones de ouvido, headsets, caixas de som, alto-falantes e home theaters – com saídas monofônicas, estéreo e com canais de áudio. 

 

O padrão monofônico, abreviado para mono, era o mais popular anos atrás e contava com apenas um canal, embora fosse possível ter diversas caixas atuando nele. O grande problema é que todas elas emitiam exatamente as mesmas frequências.

 

Com a chegada do sistema estéreo, a percepção sonora em músicas, jogos e filmes mudou drasticamente. Isso porque é possível dividir os diferentes sons pelas caixas, tornando a experiência mais próxima do que presenciamos em nossa realidade. 

 

girl 6354292 - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

Assim surgiram os sons 2.0, 2.1, 5.1 e 7.1. O número à esquerda do ponto descreve quantos falantes comuns o sistema possui, enquanto o algarismo à direita descreve o número de subwoofers presentes, que são caixas de som especialmente desenvolvidas para a reprodução de graves. 

 

Em um home theater 5.1, por exemplo, temos 5 canais para caixas de som comuns, que geram sons médios e agudos, além de um subwoofer para os graves. A mesma nomenclatura é aplicada ao 7.1, padrão mais popular no momento, que começou a se popularizar com a entrada dos leitores de Blu-ray no mercado. 

 

Conhecido também como Dolby Surround 7.1, esse tipo de som se tornou sinônimo de áudio de qualidade e múltiplos canais, simulando a reprodução de efeitos e ruídos de várias direções diferentes. O recurso funciona tanto dentro de casa quanto na sala do cinema, ou até em fones de ouvido com múltiplos canais de áudio. 

 

A técnica para enriquecer a qualidade de reprodução de som é simples: o som surround conta com canais independentes e adicionais de alto-falantes. A vantagem desse sistema está vinculada à ideia de imersão, possibilitando ao usuário uma experiência mais natural e precisa com relação ao conteúdo consumido.

 

girl headset - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

Para que um sistema de som seja surround, ele precisa ser capaz de reproduzir (ou simular) áudio partindo de várias direções. Para que isso seja possível, é preciso que seu aparelho tenha múltiplos canais, como é o caso de home theaters 5.1 ou 7.1, assim como headset gamer de alta qualidade e com essa mesma contagem.

 

Como é de se esperar, os equipamentos com a característica som surround 5.1 ou 7.1 – os de boa marca e qualidade garantida – têm um preço elevado em comparação com outras opções. No entanto, o custo-benefício vale a pena se você valorizar imersões impactantes no entretenimento que consome.

 

A escolha entre headset e home theater, 5.1 e 7.1, é claro, depende muito do conteúdo que você pretende consumir com som surround e do orçamento disponível. Para quem costuma jogar, um bom headset pode ser a melhor opção. Já quem gosta de assistir filmes deve aproveitar melhor os benefícios de um home theater. 

 

E você, tem ambientação na sua casa? Você prefere headset ou home theater para usufruir de uma boa experiência sonora? Conte nos comentários!

 

NOS SIGA TAMBÉM NO INSTAGRAM E FACEBOOK!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?