Conheça os principais problemas de notebooks e como resolvê-los

Saiba como prevenir e acabar com as falhas mais comuns dos laptops

 

Com a pandemia de coronavírus, as atividades remotas dominaram o mundo. Os dispositivos eletrônicos dispararam em vendas, em especial aqueles que possibilitam uma variedade de tarefas – como os laptops.

 

Na hora de escolher um computador, a preferência pelo notebook é baseada principalmente na leveza e conforto que esse dispositivo pode proporcionar.  Além, é claro, da portabilidade. 

 

No entanto, os laptops podem apresentar falhas sérias que não costumam afetar PCs. Neste sentido, é interessante saber quais são os principais erros que seu notebook pode manifestar no futuro – assim como suas possíveis causas e soluções. 

 

Assim, você poderá se prevenir e avaliar se o laptop é a melhor opção para o seu dia a dia.

 

Problemas com a bateria

 

bateria scaled - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

Sem dúvidas, o principal defeito apresentado pelos laptops tem a ver com a bateria. Diferente dos desktops, os notebooks possuem a capacidade de carregamento (e descarregamento) similar a um celular e outros dispositivos portáteis. Embora essa característica seja excelente para quem se desloca com frequência e precisa levar um computador, a bateria pode apresentar problemas e dificultar a usabilidade. 

 

Após cerca de 300 a 550 ciclos de energia, a bateria do laptop tende a ter menos vida útil. Daí em diante o usuário passa a ter cada vez menos tempo de utilização longe da tomada. Em casos extremos – mas também comuns – a bateria fica “viciada”, fazendo com que o notebook já não mais ligue sem estar conectado à tomada.

 

carregador notebook scaled - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

Os laptops costumam avisar quando a bateria está fraca para que você possa carregá-la, mas quando o componente está danificado, seu computador pode acabar desligando inesperadamente. É assim que surge a dor de cabeça pela perda do trabalho que não foi salvo, não é?!

 

Em alguns notebooks, a bateria pode ser removida e nesses casos é possível fazer a substituição por uma nova. É recomendável optar por uma bateria de boa qualidade e preferencialmente fabricada pela mesma marca que produziu o laptop. 

 

Mas existe a possibilidade de mau contato entre a bateria e o notebook, ou até mesmo problemas no cabo de alimentação. É necessário fazer testes. Procure uma assistência técnica especializada em caso de dúvidas.

 

Para economizar bateria, você pode:

 

  • Fechar programas que o laptop abriu em segundo plano
  • Manter o brilho em condições mínimas
  • Ativar o modo de economia de energia
  • Em laptops mais modernos, procurar pela opção de “preservação de vida útil da bateria”, que limita o carregamento e previne o desgaste precoce

 

Lentidão

 

notebook scaled - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

Você já precisou enfrentar um computador para lá de lento na hora de executar uma tarefa importante? Se sim, você sabe quão importante é a velocidade do dispositivo no dia a dia. 

 

Quando o laptop apresenta lentidão, a causa pode ser o excesso de programas e arquivos instalados. Esse problema não é necessariamente uma exclusividade dos laptops, mas é mais comum entre eles, já que normalmente possuem menos memória.

 

É aconselhável checar com frequência o armazenamento do seu notebook a fim de excluir tudo que for desnecessário, assim você libera memória e melhora o desempenho da máquina.

 

usar notebook scaled - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

Caso você seja um usuário que costuma armazenar arquivos pesados, como imagens e vídeos, cogite utilizar um disco rígido (HD) externo. Com isso, você não precisará se desfazer de documentos e seu laptop ficará mais leve.

 

Além de eliminar itens irrelevantes, vale a pena checar o ”Gerenciador de tarefas” do seu notebook. Finalize todos os processos dispensáveis e deixe apenas o essencial para aumentar a velocidade da sua máquina.

 

Você ainda pode optar por uma mudança mais radical e poderosa para alavancar a performance do seu notebook. Trocar o HD comum por um SSD torna o laptop significativamente mais rápido.

 

Falhas no Wi-Fi

 

usando notebook scaled - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

Os notebooks possuem entrada para cabo de Internet, mas é claro que a utilização da rede wireless é a grande vantagem desse tipo de computador. Se o Wi-Fi não conectar, o laptop perde sua portabilidade.

 

Os problemas com a rede sem fio têm várias causas relacionadas. Caso você não consiga mais conectar ao Wi-Fi através do seu laptop, em situações extremas, é possível que a placa de rede tenha parado de funcionar. Descargas elétricas, por exemplo, podem queimar peças internas do notebook, principalmente as placas de rede. 

 

No entanto, você pode ter simplesmente ativado o modo avião sem querer, a conexão pode ter caído de forma inesperada ou o roteador precisa ser reiniciado. Vale a pena checar todas essas opções.

 

Superaquecimento

 

notebook uso scaled - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

Se o seu notebook começar a desligar de forma inesperada, não assuma imediatamente que a bateria é a culpada. O sistema pode estar superaquecendo – e vários problemas podem surgir a partir disso.

 

O acúmulo de poeira e sujeira no ventilador do notebook é uma das principais razões pelas quais o superaquecimento acontece. O hábito simples de comer em frente ao laptop pode ser o responsável pela causa de vários problemas.

 

O mau funcionamento do cooler ou ventoinha tem impactos sérios no desempenho do notebook. É recomendado fazer limpezas preventivas anuais – em assistências técnicas especializadas – para a remoção dessas impurezas.

 

Também é aconselhável adquirir uma plataforma com ventilador externo para ajudar na dissipação de calor do laptop. Esses produtos podem ser conectados via USB e custam a partir de R$80.

 

Problemas com a tela

 

notebook laptop scaled - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

O display do notebook é um componente indispensável para a plena usabilidade, assim como em diversos outros dispositivos eletrônicos. Se você não conseguir visualizar corretamente o conteúdo sendo mostrado na tela, suas atividades serão comprometidas.

 

A portabilidade do laptop é uma dádiva e ao mesmo tempo uma maldição, digamos. Isso porque descuidos na hora de movê-lo podem causar sérios danos. A tela é o componente que mais sofre nesses casos. Choques bruscos da estrutura do notebook com superfícies mais rígidas e quedas são as causas das rachaduras nos displays. 

 

Outra falha comum é a tela que “pisca”. Esse pode ser um sintoma do superaquecimento ou sujeira nas peças relacionadas ao display do laptop, como a placa de vídeo. O ideal é encaminhar a máquina para uma assistência técnica de confiança.

 

Placa Mãe

 

notebook aberto - Assistência Técnica M.E.C.A. Fix - Barra da Tijuca

 

O motivo de falha mais citado nas assistências técnicas é uma das principais peças do notebook: a placa-mãe. Nos laptops, praticamente todos os componentes são integrados à ela. Assim, diversos problemas podem ser derivados – ou consertados – através da placa-mãe. 

 

Variações de energia podem fazer com que toda a placa-mãe, ou algum componente específico, acabe queimando. Também são comuns as falhas na junção dos componentes, “soldadas” através do método BGA. O conserto normalmente é possível através dos métodos de reballing ou reflow

 

De todo modo, os problemas com a placa-mãe precisam ser investigados e resolvidos por um profissional especializado. 

 

Fique atento aos sinais que seu notebook pode apresentar e garanta uma vida útil mais longa ao prevenir as falhas citadas nesta matéria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
1
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?