Manutenção em Equipamentos de Som: Por que fazer?

A cada dia que passa, mais surgem novidades tecnológicas para todos os setores. Para quem trabalha com meios de comunicação que envolvem imagem e som, ou então, para quem trabalha com eventos, festas e outras ocasiões que exigem um bom som, ter equipamentos funcionando perfeitamente é fundamental. 

 Você pode ter toda a estrutura, mas se de repente um cabo para de funcionar, pronto! Seu trabalho está comprometido seriamente e se você não tiver outro equipamento, infelizmente terá que arcar com as consequências. 

 É justamente para evitar esse tipo de problema que a manutenção em equipamentos de som é mais do que necessária. Você pode até achar que tudo está “ok”, mas é apenas com a manutenção que será possível perceber o estado real dos seus equipamentos. 

 Quais equipamentos merecem atenção na hora da manutenção?

 

São inúmeros os equipamentos que compõe um kit, digamos assim, de som. Mas algumas peças são fundamentais e indispensáveis, tanto para eventos de grande proporção quanto para os menores. 

Saiba quais são esses equipamentos e providencie a manutenção deles o quanto antes: 

 

Cabos

Para ligar o computador na caixa, a caixa no amplificador, para fazer o cabo original chegar até a tomada, enfim, para inúmeras tarefas os cabos são utilizados.  

Como são encapados com material resistente, é muito difícil perceber quando eles estejam com algum desgaste. Você só percebe que um cabo precisa ser trocado ou reformado quando para de funcionar, não é mesmo? 

Por isso, mandar os cabos para a manutenção periodicamente é muito importante! 

 

Caixas 

Sem a caixa, não tem som! Não adianta os cabos estarem perfeitos e a caixa de som pifar na hora que você mais precisa! A manutenção das caixas de som vai desde a limpeza adequada, evitando que a poeira chegue nas partes internas, até a manutenção técnica, que deve ser feita por um profissional qualificado. 

 

Amplificadores

Os amplificadores são utilizados para garantir que o som se propague com qualidade pelo ambiente, sendo então indispensáveis em eventos com grande público. Não há nada mais desagradável do que estar em uma festa e não conseguir escutar o que estão falando/cantando lá no palco, não é verdade? 

Para evitar de pagar esse mico, preste atenção e mande os amplificadores também para a manutenção com uma certa frequência. 

Os benefícios de realizar a manutenção nos equipamentos de som

Já falamos que o maior benefício é garantir o bom funcionamento e evitar problemas maiores, como a necessidade de cancelar um trabalho por falta de equipamento. Sem dúvida, essa é a parte mais importante, que só quem depende desses aparelhos vai entender! 

Mas, além disso, a manutenção também gera uma economia para o seu bolso. É isso mesmo, sabe por quê? Uma vez que os equipamentos passam por manutenção e são reformados periodicamente, a durabilidade deles é muito maior. 

Ou seja, os seus equipamentos devem durar muito mais tempo, reduzindo a necessidade de trocá-los com pouco tempo de uso. 

E então, vale ou não vale a pena fazer a manutenção? Sem dúvidas que vale! 

Quer mais dicas como essa? Acompanhe o nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?