Notebook Normal X Notebook Gamer: Qual a Diferença?

notebook gamer

Se você chegou até esse artigo, provavelmente já deve ter se decepcionado com o seu notebook ao tentar jogar e ele simplesmente não ter rodado, ou então, ter rodado com muitas falhas e pouquíssimo desempenho. Isso pode estar acontecendo porque ele não é um notebook gamer.

Bem, a grande e principal diferença já dá para perceber no nome: notebook comum é para atividades comuns, como trabalho e atividades do dia a dia, enquanto notebook gamer serve justamente para rodar jogos dos mais variados tipos. 

Mas é claro, existem as diferenças técnicas que vamos apresentar aqui e que farão você entender as características específicas de cada um desses equipamentos. Está preparado? Então vamos lá! 

Para que tudo seja devidamente explicado e não restem mais dúvidas, vamos falar de cada um separadamente, começando pelo notebook comum. 

Notebook Comum

Bem, nós já adiantamos que o notebook comum, como o próprio nome indica, é projetado para tarefas comuns do dia a dia, ou seja, a digitação de um texto, o acesso à internet, checagem de e-mails, e outras atividades comuns do cotidiano. 

O que você deve saber para entender a diferença entre o notebook comum e o notebook gamer é que essas atividades do dia a dia não exigem um alto desempenho do notebook por um longo período de tempo. 

Ou seja, o processador trabalha de maneira “tranquila” e quando é submetido a alguma tarefa que exija maior desempenho, como a execução de um vídeo, ele consegue cumprir de maneira satisfatória, voltando ao normal logo em seguida. 

Esse funcionamento normal se dá porque o processador e todos os demais componentes foram planejados para essa funcionalidade. O próprio notebook entra em sistema de ventilação e resfriamento quando alcança um pico elevado de temperatura, mas volta ao normal em poucos minutos. 

E o que acontece se esse notebook que é projetado para tarefas do dia a dia, que não exigem alto desempenho por longos períodos, é utilizado para rodar games pesados? Se você já tentou fazer isso, sabe muito bem o que acontece. 

Em primeiro lugar, você perceberá um aquecimento da máquina. Se o uso se prolongar mesmo diante desse aquecimento, acontece o que chamamos de thermal throttling. Esse processo acontece quando a máquina está superaquecida e, em forma de defesa, o processador sofre uma queda de desempenho. 

É por isso que você percebe que o jogo dá aquela “travada” durante a execução, ou então, que tudo fica mais lento. Essa queda de desempenho acontece para que o computador consiga “trabalhar menos” até que esfrie e volte à sua temperatura normal.  

Até aí, tudo bem. Certo? Errado! O que pouca gente sabe e entende é que esse processo chamado thermal throttling é já um último estágio de alerta e que não é apenas o desempenho que está sendo prejudicado, mas todos os demais componentes da sua máquina. 

O que significa que, se você submete um notebook comum à execução de jogos pesados com frequência, você está acabando com o processador, com o desempenho e todos os demais elementos, reduzindo a vida útil da sua máquina. 

O que você vai perceber é que, em pouco tempo, precisará trocar elementos ou então, comprar um equipamento novo. É por isso que recomendamos, para a execução de jogos mais pesados, a compra de um notebook gamer, específico para essa finalidade. 

Notebook Gamer 

Ao olhar para um notebook gamer, você percebe de imediato uma diferença em relação ao notebook comum: o tamanho. E se você pegar nele, verá mais uma diferença: o peso. Isso se dá mesmo e não é à toa. 

Pense com a gente: se um notebook comum trava e aquece com rapidez quando é submetido a um jogo, o que se deve esperar de um notebook que é feito para essa finalidade? No mínimo, mais potência de resfriamento, não é verdade? 

Pois é justamente essa a grande sacada dos notebooks que são desenvolvidos para gamers. Além das configurações, que fazem toda a diferença, a estrutura também é muito bem pensada. De nada adiantaria ter um notebook com um processador extremamente potente, capaz de rodar jogos pesados, se o sistema de resfriamento continuasse o mesmo. O problema de queda de desempenho iria continuar acontecendo. 

É por isso que o notebook gamer tem uma estrutura maior, pois vem com um amplo sistema de ventilação. Com isso, a performance do computador não é afetada. Enquanto um notebook comum tem apenas um cooler (elemento responsável pelo resfriamento das peças), um notebook gamer pode ter até três coolers, tudo para manter a GPU bem resfriada. 

Por que você deve comprar um gamer ?

Se você está lendo esse artigo, provavelmente é um apaixonado pelo universo dos gamers, certo? Então, por que você deveria comprar um notebook gamer? Já está pensando nisso? Se mesmo depois de ler todas as nossas explicações, você está na dúvida, confira alguns motivos pelos quais você deve comprar um notebook gamer: 

Preço mais acessível – anos atrás, quando se falava em notebook gamer, logo vinha na cabeça um sonho quase impossível para muita gente, afinal, os valores eram absurdamente altos. Felizmente, a ideia de que um notebook gamer é inacessível hoje não é tão verdade. É possível encontrar boas máquinas por R$2500. É caro? Sim, ainda é, mas antigamente o valor mínimo de uma máquina dessa era de R$5000. 

Mobilidade – vai viajar? Por que não levar o seu jogo preferido junto? Mais um motivo para comprar um notebook gamer é justamente a mobilidade de poder levar o seu jogo para onde quiser! É bem verdade que não são todos os jogos que podem ser levados e que o desempenho pode ainda não ser o mesmo dos computadores gamers de mesa, mas já é um grande avanço e uma oportunidade de se divertir em diferentes espaços. 

Alto desempenho para outros aplicativos – você pode até achar que comprar um notebook gamer é uma bobeira, afinal, é possível que daqui algum tempo você não queira mais saber de jogar (o que é muito difícil, mas pode acontecer, não é?). Pois saiba que um computador gamer é indicado para o uso de outros aplicativos que não são jogos, mas que exigem um bom desempenho, como os de edição de fotos e vídeos.  

Ou seja, jamais será perdido! 

E aí, pronto para escolher o seu notebook gamer? Quer mais dicas como estas? 

É só conferir aqui no nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?