Cuidados com aparelhos de som: saiba como proceder!

aparelhos de som

Os cuidados com aparelhos de som são importantes não apenas para deixá-los com uma boa aparência. Eles também são fundamentais para o bom funcionamento de todo o conjunto, a durabilidade dos componentes e, até mesmo, para garantir a qualidade do que vai ser reproduzido.

Porém, não é raro encontrarmos pessoas que fazem uma limpeza equivocada ou guardam tudo de forma errada. Fazer isso pode, em curto espaço de tempo, danificar seu aparelho sem que você perceba.

A seguir, selecionamos algumas orientações que você pode levar em consideração na hora em que for cuidar de seu equipamento. Acompanhe e saiba o que não pode ser deixado de lado!

Limpar os plugs

Os plugs são os componentes responsáveis por fazer a conexão entre os cabos e o aparelho de som. Quando esse item está sujo ou até mesmo enferrujado, a conexão pode ficar comprometida e, assim, o áudio pode sair picotado ou com ruídos estranhos. Além disso, corre-se o risco de que os demais plugs sejam danificados.

Não são muitas pessoas que têm esse hábito, mas é preciso limpar os plugs com uma boa frequência. Um pano seco já é suficiente para retirar a poeira e a oleosidade causada pelo manuseio com as mãos.

Caso exista algum resíduo que não queira sair, um pano úmido pode ser usado. Agora, se o problema for a ferrugem, é possível fazer a limpeza com produtos abrasivos específicos. Porém, é preciso um pouco de atenção, pois esses compostos não devem ser usados com muita frequência para esse fim.

Cuidar da temperatura

Ao contrário do que muitos imaginam, os aparelhos de som não são imunes ao calor. Às vezes, temperaturas muito altas podem fazer com que a cola que agrupa alguns componentes no interior do equipamento derreta.

Essa situação é muito mais comum nos modelos com preços mais baixos ou, ainda, nos que não contam com um bom design térmico. Para evitar esse tipo de problema, evite deixar seu equipamento em contato direto com o sol ou em locais sem ventilação adequada. Além disso, lembre-se de sempre deixar as saídas de ar desbloqueadas.

Guardar os cabos corretamente

Se por algum motivo você precisa guardar os cabos que integram seu aparelho de som ou até mesmo organizá-los, é preciso ficar atento ao jeito certo de fazer isso. Do contrário, a estrutura interna pode ser danificada e nada mais vai funcionar.

O recomendado é tentar manter tanto quanto possível os cabos esticados, mas isso seria muito complicado até mesmo por questões de espaço. Nesse caso, a saída é enrolá-los com cuidado, deixando-os um pouco frouxos, pois assim eles não serão afetados pela tensão.

Uma sugestão é usar carretéis próprios para esse fim, caso você tenha um aparelho com muitas caixas ou com cabos feitos sob medida e que sejam longos. Eles são muito úteis, especialmente se você tiver que embalar tudo para transportar o equipamento para outro local.

Usar uma capa protetora externa

Esse item é muito fácil de ser encontrado e é especialmente útil para proteger seu conjunto de som. Basicamente, o único trabalho que você terá é encontrar um modelo que seja do tamanho ideal.

Aqui uma sugestão que pode ser muito legal é procurar por empresas que fazem modelos de capas sob medida, assim você poderá escolher o material de acordo com suas necessidades, por exemplo, um que seja impermeável.

Evitar usar os cabos e fios de maneira errada

Essa orientação está mais relacionada com os hábitos do dono do aparelho de som. Algumas pessoas usam os cabos que conectam as caixas e outros fios para práticas inadequadas, como amarrar coisas!

Mesmo que você ache que não tem problema ou que está tomando cuidado, não é nada indicado fazer isso. Nesse sentido, também não é recomendado usar cabos impróprios ou de origem duvidosa. Eles até podem funcionar, mas a qualidade do som provavelmente será inferior e, além disso, podem danificar seu aparelho.

Ter atenção ao revestimento

Existem diversos revestimentos, tanto do aparelho de som propriamente dito quanto das caixas. No entanto, alguns modelos específicos precisam de uma atenção extra. Por exemplo, se o revestimento for de MDF, os cuidados ficam por conta de esse ser um material muito sensível à umidade. A dica é sempre dar uma olhadinha sobre o que diz o manual de instruções para não correr o risco de fazer algo que danifique seu equipamento.

Limitar o volume

Limitar o volume também é uma atitude que deve fazer parte dos cuidados com seu aparelho para garantir uma vida útil mais extensa. O ponto principal é que um modelo é diferente do outro, sendo assim, nem todos suportam a mesma intensidade de som.

Além disso, tomar cuidado com o volume ajuda a manter a qualidade do que você vai ouvir. Cada tipo de caixa tem uma maneira própria de uso que deve ser respeitada, caso contrário, é bem provável que ela acabe apresentando problemas muito antes do previsto.

Não existe fórmula mágica nesse sentido, a dica é ficar atento ao que você está escutando. Caso note algum tipo de distorção, é o momento de diminuir a intensidade para garantir a integridade de seu aparelho.

Já que estamos falando sobre volume e qualidade, lembre-se sempre de equalizar o som corretamente e configurá-lo de acordo com seu gosto e o seu equipamento. Isso vai garantir que você tenha uma experiência bem mais ampla!

Tomando os cuidados que citamos, além daqueles que são próprios de seu modelo e recomendados pelo fabricante, você terá uma série de benefícios. Entre eles, podemos destacar um equipamento com mais eficiência, menos chances de dar defeitos, uma qualidade maior e, claro, uma durabilidade mais extensa.

No mais, os cuidados com aparelhos de som começam antes mesmo da compra. Para não errar e não correr o risco de adquirir algum que não atenda às suas necessidades, fique atento sobre como vai usá-lo e em que local de sua casa ele será instalado. Além disso, confira quais as funcionalidades mais importantes para você. Depois, é só fazer a escolha certa e aproveitar a diversão!

Se você tem alguma dúvida sobre como cuidar de seu aparelho de som ou precisa resolver algum problema no equipamento, entre em contato conosco. Estamos à disposição para ajudá-lo!

Atenção! Não recomendamos o manuseio doS aparelhos de som caso você não tenha experiência. As peças internas são sensíveis e podem ser danificadas no processo, levando a novos problemas. Vale lembrar que o rompimento do lacre, independentemente do tempo, anula a garantia do aparelho. Na dúvida, procure ajuda especializada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?