Notícias

The Game Awards 2019: Saiba tudo que aconteceu na 6ª edição da premiação

The Game Awards

Além do anúncio de Jogo do Ano, novos jogos e lançamentos marcam o TGA 2019

Uma das premiações mais importantes do mundo gamer, o Game Awards, teve sua 6ª edição realizada em Los Angeles no mês de dezembro de 2019. A cerimônia homenageia os melhores jogos eletrônicos do ano eleitos em votação do público. 

Foram diversas categorias de premiação com dezenas de games concorrendo. Desde “Melhor jogo para celular”, “Melhor Trabalho de Áudio”, a “Jogos com Mensagem” e o tão esperado “Jogo do Ano”. Além das aguardadas premiações, gigantes do meio utilizam a plataforma para anunciar novidades para os fãs como jogos inéditos e novos conteúdos para jogos existentes. Na cerimônia, a Microsoft noticiou o lançamento do Xbox Series X, previamente conhecido como Project Scarlett, sucessor do aclamado Xbox One. 

O evento é um dos maiores do setor, atingindo um público de 45,2 milhões de pessoas ao redor do mundo. Os votos dos fãs nos jogos preferidos em cada categoria somaram 15,5 milhões. São 29 categorias que abarcam questões técnicas, performance, trabalho de áudio e muito mais. Os fãs puderam votar em seus games preferidos através do site oficial da premiação.

Confira os destaques da premiação e detalhes dos anúncios mais aguardados da noite:

Jogo do Ano

Um dos momentos mais aguardados do TGA 2019 é o resultado da votação de Jogo do Ano. Concorrendo com nomes como Control, Resident Evil 2, The Outer Worlds, Super Smash Bros. Ultimate e Death Stranding, Sekiro: Shadows Die Twice, da FromSoftware/Activision levou o título.

O grande ganhador foi lançado em março de 2019 e é compatível com Xbox, PS4 e Microsoft Windows. O enredo se passa no Japão, em uma versão mágica e ficcional, ao final do período Sengoku. A história se desenrola a partir de um shinobi, ou ninja, que busca vingança de um clã samurai que sequestrou seu lorde. 

Aclamado pela crítica e pelos fãs, seus maiores pontos positivos são sobre a jogabilidade, história e cenário. Seu gameplay é focado em furtividade, exploração e combate, mas seu alto nível de dificuldade rendeu críticas. 

O Jogo do Ano no TGA 2019 vendeu mais de dois milhões de cópias nos dez primeiros dias do seu lançamento e já conquistou fãs ao redor do mundo. Além da categoria principal da noite, Sekiro: Shadows Die Twice conseguiu arrematar mais uma premiação das 5 em que estava concorrendo na categoria de “Melhor Jogo de Ação-aventura”

No Brazil Game Award 2019, o game também se destacou em diversas categorias como “Jogo do Ano”, “Melhor Jogo Original”, “Jogo de Ação e Aventura” e “Trilha Sonora”. 

Destaques da premiação

Concorrendo em diversas categorias, Disco Elysium se destacou ao levar quatro prêmios para a ZA/UM. Elogiado pela crítica, o game também conquistou os fãs, conseguindo arrematar a premiação em todas as categorias que concorreu. 

O jogo, escrito e desenvolvido pelo romancista Robert Kurvitz, foi lançado em setembro de 2019 e se passa na cidade fictícia de Revachol. Em um contexto marcado por uma revolução comunista na cidade, o bairro costal de Martinaise está cheio de pobreza, crime e corrupção. Disco Elysium recebeu grande destaque no meio pela profundidade de escolha, personagens memoráveis, mundo aberto e escrita.

Além dele, outros jogos também tiveram notoriedade no evento. Death Stranding, desenvolvido pela Kojima Productions e publicado pela Sony Interactive Entertainment para PS4 em novembro de 2019. A narrativa se passa em um mundo apocalíptico, completamente impactado pelo Death Stranding. O personagem principal, Sam Bridges, segue uma jornada para reconstruir o mundo em que vive. 

Os críticos especializados elogiaram a experiência do game, sua dublagem, trilha sonora, história e gráficos. Os fãs elegeram o jogo como favorito em três das dez categorias em que concorreu no The Game Awards 2019. Dentre elas, “Melhor Direção de Jogo” e “Melhor Trilha Sonora”.

Xbox anuncia Xbox Series X

A Microsoft anunciou seu mais novo console no evento, o Xbox Series X. Previamente conhecido como Project Scarlett, o aparelho está sendo aguardado pela comunidade gamer com grandes expectativas.

A nova geração de consoles da marca vai rivalizar com o PlayStation 5 e tem lançamento previsto para o final do ano. Apesar da mudança de nome, o novo projeto da Xbox continua prometendo performance de destaque. Em trailer exibido no evento, o Xbox Series X apresenta um visual preto e retangular, com joysticks similares aos da geração anterior. A fabricante afirma que o novo console tem poder de processamento até quatro vezes maior que Xbox One X e já teve até seu primeiro jogo anunciado, o Senua: Hellblade II. Além de mais potente, promete ser mais silencioso e eficiente. 

Halo Infinite também será outro jogo compatível com o aparelho. A Microsoft promete também que irá lançar jogos retrocompatíveis para a nova geração Xbox Series X. Ainda não foi falado muitos detalhes técnicos sobre o aparelho e o seu preço de lançamento. 

Games anunciados

Muitos jogos tiveram seu lançamento anunciado na premiação. Godfall, produzido pela Gearbox, é um jogo inédito exclusivo para PS5 e PC. Ainda não se sabem muitos detalhes sobre o roteiro do game, mas é esperado que sua jogabilidade seja cooperativa, com sistema de recompensas e mais. 

Bravely Default 2 foi outro lançamento na The Game Awards 2019. Com produção da Square Onix, é um jogo de RPG pensado para o Nintendo Switch. A continuação do conhecido Bravely Default segue o mesmo estilo do game, mas com novos mundos para os jogadores explorarem e gráficos 3D em alta definição. 

Além desses, dezenas de outros games foram anunciados. Dentre eles, Prologue, Magic: Legends, Dungeons & Dragons: Dark Alliance, Sons of The Forest e Ruined King: A League of Legends Story.

O que podemos esperar do Game Awards 2020? 

A premiação The Game Awards 2019 excedeu muitas expectativas. Recorde em número de views e votação dos fãs, a cerimônia do próximo ano tem grandes números a alcançar e muitos fãs a surpreender. 

Geoff Keighley, anfitrião da noite, demonstrou interesse em expandir o festival para todas as plataformas digitais em 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *