O que são os lúmens em projetores?

lúmens

Está pesquisando projetores e não sabe o que as especificações significam? Confira o que são os tão falados lúmens e como saber a quantidade adequada para o que você procura.

Se você está em busca de um projetor novo, seja 4k, portátil ou convencional, deve ter se deparado com algumas informações novas. Uma das especificações que merece uma atenção especial na hora das pesquisa é a quantidade de lúmens.

Para casa ou para o escritório, para tomar sua decisão é importante ter em mente o tipo de espaço no qual serão projetadas as imagens. Tamanho, iluminação do ambiente e até o tipo de conteúdo podem influenciar na sua escolha do melhor projetor para as suas necessidades.

 

Afinal, o que são lúmens?

Os lúmens são uma unidade de medida relativa à potência luminosa do projetor, ou seja, o brilho. Padronizada pela American National Standards Institute (ANSI), o lúmen indica a quantidade de brilho que sai de uma fonte de luz, como o projetor. Assim, quanto maior o número de lúmens, maior será a capacidade de projetar em ambientes mais claros, de mais difícil visualização.

A capacidade luminosa, medida em lúmens, é um dos principais pontos a se observar na hora de adquirir um projetor. Além do brilho em si, ela determina o tamanho de ampliação da imagem projetada, afetando configurações como cor, contraste e nitidez.

 

De quantos lúmens meu projetor precisa?

Antes de tomar uma decisão, saiba suas necessidades e condições de uso para seu projetor. Será projetado em um ambiente fechado ou ao ar livre? Em um espaço grande ou pequeno? Em um ambiente escuro ou claro? 

 

500 a 1.000 lúmens

Os modelos de 500 a 1.000 lúmens exigem um local escuro e fechado para sua projeção, um local preparado e específico para esse fim. Quanto menor o número de lúmens em seu projetor, mais controlado deverá ser o ambiente da projeção.

 

2.000 a 3.000

Os projetores com capacidade luminosa de 2.000 a 3.000 lúmens já conseguem um desempenho melhor em ambientes mais claros, mas ainda controlados. Devem funcionar bem em uma sala fechada com luzes apagadas e cortinas impedindo a entrada de luz externa no ambiente.

 

3.000 a 4.000

Com estes modelos, as projeções podem ser realizadas em ambientes mais claros ou sem controle de iluminação, mas ainda em salas fechadas. Um bom uso para os projetores de 3.000 a 4.000 lúmens é no ambiente profissional, como em salas de reunião.

 

A partir 4.000

Se seu objetivo para o projetor é conseguir projetar em área externa, procure modelos com uma quantidade acima de 4.000.

 

A partir de 5.000

Modelos com 5.000 ou mais conseguem projetar em locais como auditórios, em que o projetor terá que ficar distante do local da projeção. Com essa quantidade de lúmens, é possível ter uma boa qualidade de imagem mesmo em ambientes com alguma iluminação, sem estar completamente escuros. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
1
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?