Lâmpada de projetor queimada: saiba o que causa e como evitar

lampada do projetor

As lâmpadas de projetor são sensíveis e requerem cuidados básicos. Saiba o que pode causar sua queima e como evitar que isso aconteça.

 O uso de projetores para apresentações corporativas, seminários em sala de aula ou até mesmo reprodução de conteúdo multimídia em casa vem se popularizando cada vez mais. A facilidade e versatilidade que conquistou os consumidores é um dos pontos fortes do projetor, mas para que sua vida útil seja prolongada é preciso que sejam tomados alguns cuidados. Para que a experiência audiovisual proporcionada pelo dispositivo não tenha um fim precoce na sua casa ou empresa, são necessárias medidas preventivas.

 Atenção para as lâmpadas dos projetores

 Se tratando de um equipamento caro e delicado, seus componentes internos devem ser tão bem cuidados quanto o exterior. Além da atenção com o manuseio do projetor em si, deve-se ter uma atenção especial com a lâmpada do aparelho. Mais cara e avançada tecnologicamente que a lâmpada convencional, que encontramos facilmente a baixo custo, a lâmpada do projetor multimídia é composta por vários itens como o tubo ARC, o vapor de mercúrio, a fiação elétrica, o globo de quartzo ou refletor e os fixadores.

 Vida útil das lâmpadas: fique atento

 Mesmo tomando os cuidados adequados, é importante saber que toda lâmpada tem uma estimativa de vida útil. Ao comprar seu projetor, procure informações com o fabricante sobre. A durabilidade da sua lâmpada é medida em horas. Os modelos mais econômicos têm mais horas de vida útil, com algumas lâmpadas podendo chegar a 50.000 horas, por exemplo. 

 Um dos problemas mais comuns que pode afetar seu projetor é a queima da lâmpada. Confira algumas das possíveis causas e como evitá-las:

 Desligar o projetor assim que terminar de usar

 Um pouco de paciência e pequenos truques a serem colocados em prática podem te poupar de muita dor de cabeça no futuro com uma lâmpada queimada. Após usar o projetor, antes de desligá-lo completamente, aperte o botão de stand-by para que a temperatura possa se regularizar aos poucos. Dessa forma, você permite que o sistema de ventilação interno do projetor consiga refrigerar a lâmpada, diminuindo os riscos de queimá-la.

Transportar o projetor inadequadamente

 

Além dos riscos mais óbvios de queda e dano exterior ao projetor, o seu transporte inadequado também pode causar problemas internos. Por ser um componente sensível, a lâmpada precisa esfriar antes que o aparelho seja guardado. Como já falamos no tópico anterior, se a lâmpada estiver fria, os riscos de queima estão reduzidos. Para que não ocorram danos, espere alguns instantes após o uso para mover o projetor e guardá-lo em sua maleta de transporte. 

 

Fixar o projetor no teto próximo de paredes ou forros

 

Para o projetor funcionar corretamente, é preciso que suas saídas de ventilação e cooler não estejam sendo bloqueadas por paredes, objetos e nem mesmo a própria capa de proteção do projetor. Quando seu projetor estiver em funcionamento, evite mudá-lo de lugar até o final da projeção, evitando o seu superaquecimento. O aparelho precisa ser refrigerado para controlar sua temperatura interna e, para que isso ocorra, precisa ser posicionado de forma adequada permitindo a circulação de vento. 

 

Ligar e desligar repentinamente

 

Um dos fatores que pode afetar negativamente a vida útil da lâmpada do projetor é o hábito de ligar e desligar constantemente o aparelho. Durante as pausas nas projeções, é mais vantajoso manter o aparelho ligado mesmo sem uso naquele momento do que desligá-lo para ligá-lo novamente em um curto período de tempo. Uma dica que pode aumentar a vida útil da lâmpada do seu projetor multimídia é utilizar o aparelho no modo economia de energia, quando possível. Dessa forma, você não perde muito na qualidade da projeção e ganha em economia e vida útil da sua lâmpada.

 

Projeções em lugares muito empoeirados

 

Se seu projetor está sendo utilizado em um ambiente fechado empoeirado, é provável que o acúmulo de poeira afete seu desempenho. Os filtros de ar trabalham para impedir que o pó entre em contato com os componentes internos do projetor e cause danos mais sérios. Se as saídas de ventilação estiverem empoeiradas, o sistema de refrigeração não funcionará de maneira correta e causará danos no dispositivo. Para evitar problemas com o projetor e sua lâmpada, mantenha-o em um ambiente em que não haja acúmulo de poeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *