Como proteger seu videogame durante picos de luz

Confira o que você pode fazer para evitar danos em seu videogame durante um pico de luz

Nada pior que planejar uma tarde de jogatina do seu game preferido e um imprevisto atrapalhar seus planos, não é mesmo? Com as fortes chuvas, seu console pode estar correndo sérios riscos. Picos de luz e quedas de energia são grandes vilões quando se trata de eletrônicos.

Cortes repentinos no fornecimento de energia e flutuações na tensão da rede elétrica podem danificar seriamente seu videogame, ou até mesmo queimá-lo. A fonte do seu console é responsável por protegê-lo deste e muitos outros males. No entanto, os picos de energia podem causar a queima dos fusíveis dela. Além de ficar sem seus jogos, você sofre com o gasto que não estava previsto no orçamento e o estresse para resolver os problemas do seu console. 

Buscando te ajudar a evitar problemas no seu video game causados por picos de luz e demais oscilações energéticas na sua casa, separamos algumas dicas sobre o que fazer para proteger seu console de danos nesses casos. Seja PS4, Xbox ou Nintendo Switch, não perca essas dicas!

Retire da tomada!

O primeiro passo para proteger seu amado videogame de queimar ou danificar seriamente durante um pico de luz é retirar da tomada quando perceber uma tempestade se formando. Claro que nem sempre os picos de luz são acompanhados de chuva, mas quando forem você já pode se prevenir. 

Se você estiver jogando durante uma forte chuva, pense duas vezes antes de não querer desligar seu console. Parar o jogo durante um momento importante pode ser chato na hora, mas você pode estar salvando seu console de problemas futuros que te tirariam muitas horas de jogatina.

Estabilizador resolve?

Muita gente compra um estabilizador e acha que, por isso, pode ficar tranquilo em relação aos picos de energia e oscilações que fazem parte do cotidiano brasileiro. Ao contrário do senso comum, os estabilizadores não tem capacidade para operar na qualidade da energia elétrica. 

Uma outra alternativa comumente discutida no mundo dos eletrônicos é a utilização de filtros de linha. Apesar de mais eficientes que os estabilizadores, os modelos que são as melhores opções são os que possuem filtragem eletromagnética, característica rara de ser encontrada no mercado nacional e que adiciona muito no valor do final do produto. Sem essa filtragem, muitos dispositivos não cumprem corretamente seu papel e atuam apenas como extensões maiores. 

No-break pode ser a solução!

O que realmente pode salvar seu videogame de um pico de luz é o no-break. Mais caro que as opções anteriores, esse componente elétrico possui proteção em quatro frentes diferentes. Além de proteger contra queda de energia, protege contra quedas e surtos de tensão e oscilação da frequência. Os no-breaks offline, comuns em residências, conseguem manter o sinal estável e limpo por um valor um pouco mais alto que as demais opções. 

É preciso lembrar que, apesar das prevenções, nenhum console está livre de fatalidades devido a picos de luz inesperados. Caso aconteça com você, entre em contato com a M.E.C.A! Somos uma assistência técnica especializada pronta para te salvar nesses momentos. 
Faça já um orçamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?