Fonte queimada do Xbox: conheça 4 causas desses problemas

A fonte, aquele tijolo preto que conecta o seu Xbox à tomada, tem a função de transformar a corrente elétrica fornecida pela companhia de energia, que é alternada, para o tipo que o console utiliza, que é a corrente contínua. Além disso, serve como uma barreira de proteção para o Xbox. Mas, em muitos casos, proteger o aparelho pode resultar em uma fonte queimada.

Como a energia que alimenta o console passa pela fonte, se ela não estiver funcionando corretamente, o aparelho vai apresentar problemas, como desligamentos repentinos. E se estiver completamente queimada, não vai sequer ligar, acabando com a jogatina até o problema ser resolvido.

Por isso, é importante conhecer as causas mais comuns de problemas na fonte e assim evitar maiores dores de cabeça. Para ajudar você a não ter que deixar o Forza Horizon ou o Gears of War de lado, preparamos esta lista para que não seja preciso lidar com uma fonte queimada. Boa leitura!

1. Superaquecimento

A principal causa de problemas com a fonte do Xbox é o superaquecimento. Ele pode ocasionar um fusível queimado ou, ao longo do tempo, descolar as soldas dos componentes, encurtando a vida útil do acessório. Por isso, mesmo que não cause um impacto imediato, o superaquecimento deve ser sempre evitado.

Quando está funcionando corretamente, a fonte conta com ventoinha embutida, que faz o resfriamento do aparelho. É desse componente que vem o zumbido baixo quando o console está ligado. Mas se esse zumbido começa a aumentar, significa que há algum problema. Isso ocorre porque as hélices estão rodando mais rápido, pois a fonte está esquentando mais que o normal.

Isso pode ser causado por vários motivos. O bloqueio da entrada de ar é o mais comum. Ele pode ser ocasionado pelo uso da fonte na posição errada, dificultando o fluxo, ou por colocá-la em uma superfície macia, onde ela vai afundar. Mas a sujeira também é uma causa comum, que, além disso, pode diminuir a efetividade da ventoinha ou mesmo servir como isolante térmico, em casos extremos.

Mas mesmo sem o zumbido alto, é possível que a fonte esteja superaquecendo, caso o problema esteja na própria ventoinha, por exemplo. Assim, verificar ocasionalmente a temperatura quando desligar o Xbox pode evitar uma fonte queimada por bobeira.

2. Necessidade de redefinir a alimentação interna

Não conseguir ligar o console quando se está preparado para uma noite de jogatina é um pesadelo de muitos gamers. Mas nem sempre o problema é uma fonte queimada. Existem outros fatores que podem fazer com que o Xbox não receba energia e que apresentam resultados semelhantes.

O problema pode ser muito simples, como uma tomada que não está funcionando. O LED, a luzinha na lateral da fonte, é o indicador dessa e outras situações. Se o LED da fonte não estiver aceso, significa que ele não está recebendo corrente, então troque de tomada por uma que você sabe que está funcionando para verificar se esse é o caso.

Outra situação é a fonte receber energia, mas não estar a transmitir para o console. Pode ser que seja necessário redefinir a alimentação interna. É um processo simples e que não envolve abrir o aparelho, então pode ser executado sem medo de causar maiores problemas.

Primeiro, desligue os cabos que ligam a fonte à tomada e ao console. Espere 10 segundos para o sistema descarregar as configurações. Depois, religue apenas a energia e verifique o LED. Se ele está aceso com uma luz continua, ligue o console, se continuar, o Xbox deve voltar a funcionar normalmente. Se ao ligar na tomada, a luz ficar piscando ou não acender, provavelmente você terá que chamar a assistência técnica.

3. Curto-circuito

Muitos dos problemas que causam uma fonte queimada não se originam no item, mas sim na rede elétrica. Um erro que pode causar a queima imediata da placa é colocar uma fonte de 110v numa tomada de 220v. Verifique as correntes antes de conectar o equipamento na tomada. Pode parecer besteira, mas muita gente perde a fonte por causa disso.

Não é apenas isso que pode ocasionar um curto-circuito. Conectar muitos aparelhos na mesma tomada soma uma corrente muito forte no mesmo ponto, podendo levar ao derretimento das proteções dos fios e consequentemente a um curto. Aqui, ainda existe um risco de incêndio.

Além disso, essas proteções vão sendo danificadas pelo tempo, então uma rede elétrica que está há um grande período sem manutenção tem mais chances de trazer problemas. Embora isso não possa ser prevenido sem uma reforma, sabendo que a fiação da sua casa não está muito boa, é possível tomar um cuidado maior com situações de risco, como quando começa a chover.

4. Picos de energia

Com as fortes chuvas que temos no Brasil, é comum a luz acabar ou estourar um transformador. Mesmo sem isso, podem ocorrer os famosos picos de energia, em que há a possibilidade de fritar todos os tipos de eletrodomésticos. Proteger o seu console contra esses danos é uma das funções da fonte, mas isso pode causar a queima dos fusíveis dela.

Nesses casos, não há muito que fazer para salvar a fonte, mas é possível pedir um ressarcimento para a companhia elétrica caso seja provado que o dano foi causado pela queda de energia. É um processo demorado e que pode ser negado pela empresa, mas dependendo do tamanho do dano, é uma solução para não perder o investimento alto que um console de última geração, como o Xbox One X, traz.

Caso a intensidade do pico seja muito alta, é possível que mais do que a fonte seja afetada. Para verificar isso, tente ligar o Xbox em uma outra fonte, que esteja funcionando. Assim você consegue verificar se ele continua rodando. Se houver algum dano, a assistência técnica especializada sempre é a melhor opção.

Uma fonte queimada significa ficar sem poder curtir seus jogos preferidos até conseguir resolver a situação. O que, em alguns casos, pode fazer você perder a folga que você tinha para aproveitar aquele jogo super esperado. Mas sabendo as causas desse problema, é possível evitar dores de cabeça no futuro. Afinal, ninguém quer perder o console por uma bobeira.

Se algum desses problemas aconteceu com você, não se desespere! Entre em contato conosco, podemos ajudá-lo!

Atenção! Não recomendamos o manuseio da fonte caso você não tenha experiência. As peças internas são sensíveis e podem ser danificadas no processo, levando a novos problemas. Vale lembrar que o rompimento do lacre, independente do tempo, anula a garantia do aparelho.

Na dúvida, procure ajuda especializada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
1
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?