Epic Games anuncia Unreal Engine 5

unreal engine 5

Novo motor gráfico promete melhorias na iluminação e na geometria dos elementos, com previsão para 2021

Em meados de maio, a Epic Games apresentou a nova geração de motor gráfico para games. O Unreal Engine 5 deve trazer melhorias significativas na iluminação e nos detalhes geométricos, que devem atingir um efeito mais realista em larga escala.

A norte americana demonstrou no vídeo de apresentação do UE5 as novas tecnologias do motor gráfico rodando no PlayStation 5 a 1440p e 30 frames por segundo (fps). Na demo de gameplay, chamada “Lumen in the Land of Nanite”, vemos a personagem explorando uma caverna, escalando paredes e ruínas e se deparando com um portal. Durante a demo, o diretor de gráficos Brian Karis e o diretor de arte Jerome Platteaux explicam e demonstram para o público algumas das mudanças que foram pensadas para a nova geração do Unreal Engine.

 

Novas tecnologias

Mais do que apenas ouvir sobre as novas tecnologias do novo motor gráfico da empresa, podemos vê-las em ação na demo. Da iluminação global a renderização próxima a um visual cinematográfico dos detalhes geométricos, grandes expectativas foram criadas para o que pode ser criado com o Unreal Engine 5. Desenvolvedores devem ter acesso a uma prévia do motor gráfico no início de 2021.

 

Lumen

Em relação ao Unreal Engine 4, uma das principais novidades é a ferramenta batizada pela Epic Games de Lumen. Com tecnologia de iluminação dinâmica global, o motor gráfico consegue calcular como a luz incide e reflete nos elementos da cena. Desta forma, a ferramenta permite, através de sua tecnologia, uma reação imediata às mudanças de iluminação no ambiente e luz do jogo.

 

Nanite

Como falamos anteriormente, outra grande mudança e salto quando comparamos essa geração com a anterior é a possibilidade de criar detalhes ultra realísticos. Com a nanotecnologia Nanite, é possível que pelo menos 16 bilhões de triângulos sejam renderizados em tempo real na cena demonstrada na demo. Os desenvolvedores de jogos devem se beneficiar bastante dessa nova tecnologia no motor gráfico. Com ela, as mudanças e ações no ambiente que atualmente são previamente renderizadas por conta do peso dos arquivos agora podem rodar simultaneamente ao jogo.

 

Compatibilidade

O novo Unreal Engine 5 será compatível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X, PC, Mac, iOS e Android. A Epic Games afirmou que terá retrocompatibilidade entre as gerações do motor gráfico, uma boa notícia para os desenvolvedores. Aqueles que já estão com projetos em andamento com o motor atual, podem migrar para o novo motor e finalizá-los. Os fãs de Fortnite, um dos jogos mais populares da produtora, devem ficar felizes com a previsão de migração para a nova engine na metade de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
1
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?