Resistente à água X à prova d’água: qual a diferença?

resistente a água

Aprenda a diferença entre as especificações e ao que você deve se atentar na hora de comprar seu eletrônico

Se você está considerando adquirir uma caixa de som, um relógio ou até mesmo um novo smartphone, deve ter se deparado com os conceitos de water resistent e water proof em suas pesquisas de modelos e preços. 

Muitos consumidores acabam adquirindo produtos sem entender o que essas especificações significam, podendo danificar permanentemente seus eletrônicos. É preciso entender as limitações de cada um e a relação de custo benefício dos eletrônicos resistentes à água e à prova d’água.

 

Primeiramente, vamos entender as especificações!

Apesar da similaridade sonora entre os conceitos, eles não podem ser considerados equivalentes. Além da clara diferença na média de preço normalmente mais alta dos produtos à prova d’água em comparação aos que são apenas resistentes, as primeiras diferenciações são observadas e pontuadas no design dos eletrônicos.

Sabemos que eletrônicos e água podem ser verdadeiros inimigos. A certificação internacional com código IP (Ingress Protection Marking) estabelece, através de uma escala numérica, quão protegido contra a água, e também poeira, é um dispositivo eletrônico.

 

NÍVEIS DE PROTEÇÃO CONTRA ÁGUA – IP

0 ou X

SEM PROTEÇÃO

1GOTAS D’ÁGUA
2GOTAS D’ÁGUA EM ÂNGULO DE 15 GRAUS
3SPRAY DE ÁGUA
4RESPINGOS D’ÁGUA
5JATOS D’ÁGUA
6JATOS D’ÁGUA POTENTES
7ATÉ 1 METRO DE IMERSÃO
81 METRO OU MAIS DE IMERSÃO
9kJATOS D’ÁGUA POTENTES E EM ALTA TEMPERATURA

 

O primeiro número após o IP representa a resistência à poeira e o segundo, à água. Se o dispositivo tiver resistência a apenas um dos itens, a ausência é indicada por um X na sigla. Por exemplo, o IPX7 indica que o dispositivo eletrônico em questão não tem certificação de resistência à poeira, mas tem resistência 7 em relação à água.

 

Resistente à água

Fatores como borrachas hidrofóbicas, vedação cuidadosa, uso de metais inoxidáveis na construção do dispositivo e diversos outros elementos relacionados ao design dos eletrônicos influenciam diretamente no nível de resistência a líquidos deles.

Podem ser considerados resistentes, por exemplo, as caixas de som que convencionalmente vão até o nível seis de proteção na escala IP. Assim, seu aparelho pode passar por respingos, gotas e até jatos mais fortes de água a depender da proteção, mas não tente deixá-lo submerso ou testá-lo para além do convencionado.

Se você não necessariamente precisa da proteção extra para garantir que jatos potentes ou uma chuva fina não danifique seu aparelho, a certificação de resistência à água deve ser suficiente para o dia a dia. Durante a pesquisa por uma caixa de som ou smartphone, é importante estar atento às especificações para não comprar um aparelho apenas resistente achando que é à prova d’água.

 

À prova d’água

Seguindo a certificação, podem ser considerados à prova d’água os dispositivos com IPXX maior ou igual a sete. É importante lembrar que, para serem utilizados na praia, deve-se observar outros fatores como certificação contra poeira e água salgada. Normalmente, os eletrônicos não possuem essa mesma segurança em relação à água do mar, que pode ter uma ação seriamente corrosiva no interior dos dispositivos. 

Se você pretende utilizar o eletrônico para praticar esportes ao ar livre, pode querer investir um pouco mais e garantir um produto à prova d’água. Evidentemente, os dispositivos que possuem essa proteção extra são um pouco mais caros do que os que são apenas resistentes a líquidos. Atualmente, o mercado conta com uma enorme variedade de empresas, modelos e faixas de preço de caixas de som e outros eletrônicos com certificação IP. 

Vale lembrar que apesar de possuir a mesma certificação, dois dispositivos de som diferentes podem se comportar de maneiras diferentes. Informações relativas a profundidade que a caixa pode ficar submersa na água e por quanto tempo, por exemplo, variam de acordo com o fabricante do produto. 

Agora que você já sabe a diferença entre os dois conceitos, suas principais características e propostas, já pode continuar de pesquisar para escolher o modelo que mais se encaixa nas suas necessidades e orçamento!

 

Acompanhe nosso blog!

Acompanhe nosso blog para mais conteúdos relacionados ao mundo dos eletrônicos, dicas para aumentar a vida útil dos dispositivos, novidades no universo gamer e muito mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
1
Olá! Obrigado por entrar em contato com a MECA FIX!
Como podemos ajudar?