Atenção, player! Veja os cuidados que você precisa ter para que a maratona gamer não prejudique sua saúde

saúde gamer

Suas atitudes antes, durante e depois da sua maratona gamer influenciam bastante a sua saúde, descubra o porquê.

 

Se você está pensando em fazer uma maratona gamer com os principais jogos de 2020 no seu PC, PlayStation, Nintendo Switch ou Xbox, por exemplo, é preciso levar em consideração alguns cuidados para que seu momento de relaxamento e diversão não se torne um transtorno no futuro. 

 

Eventualmente você já deve ter sentido diversos tipos de fadiga após passar muito tempo jogando, as partes do corpo que mais sofrem geralmente são a coluna e os olhos. Mas tal problema não se restringe apenas a isso, e pode ir além de dores momentâneas. Com o passar do tempo, é possível que questões de saúde mais graves se desenvolvam. 

 

E vale pontuar que não necessariamente isso está ligado à qualidade do setup que você possui para jogar. É claro que cadeiras muito desconfortáveis não trarão conforto, mas a depender da sua utilização, uma cadeira gamer cara não ajudará. Trata-se, portanto, de algo que depende do seu comportamento como jogador. 

 

A seguir, você confere alguns detalhes aos quais você deve prestar atenção antes de iniciar a jogatina para garantir que você se divertirá e a finalizará sem transtornos.

 

 

Olha a postura!

 

A primeira coisa a ficar atento, claro, é ao ambiente onde você costuma  jogar a sua maratona gamer. Antes de passar horas e horas no computador ou no videogame, é melhor certificar-se de que o local é confortável e, principalmente, se é adequado à sua postura. 

 

Porém, não é necessário investir em itens feitos para isso, como a cadeira gamer. Alguns pequenos ajustes, como a altura do monitor e a distância que você fica do computador, já são capazes de trazer melhoras significativas.

 

É fácil acabar se “esparramando” no sofá ou na cadeira durante o jogo. No entanto, manter uma posição em que as pernas estão a 90º em relação ao chão, os braços ficam apoiados e a televisão ou monitor está totalmente dentro do campo de visão é essencial.

 

 

Cuidado com os olhos

 

Outro cuidado essencial é com a saúde dos olhos, já que passar muito tempo em frente às telas pode trazer muitos prejuízos para a visão. Então, antes de começar sua maratona gamer, tenha certeza de que você não está sofrendo de falta de vitamina A, que é a “vitamina dos olhos”. Neste caso, a boa alimentação ou a suplementação podem ajudar a prevenir problemas futuros e permitir que você jogue sem preocupações.

 

Para não prejudicar os olhos, também é importante tomar cuidado com a distância que você fica da tela e, evidentemente, com o tempo gasto nos jogos. Tente não exagerar, já que isso pode prejudicar o seu próximo dia de games, causando até fortes dores de cabeça. Se você estiver disposto a investir, pode cogitar os modelos de monitor específicos para prevenção de problemas na visão.

 

Além disso, é importante manter uma boa iluminação de ambiente. Há quem diga que quanto menos luz no ambiente, melhor para a imersão no mundo do jogo. Porém, isso tende a ser extremamente extenuante para os olhos. 

 

As cores brilhantes e trocas rápidas de imagem envolvidas na maioria dos videogames forçam os olhos a operar com grande esforço no escuro. É imprescindível minimizar o contraste relativo entre as luzes do ambiente e a sua tela.

 

 

Atenção ao excesso de som

 

Os jogos estão cada vez mais imersivos, com tecnologias como Dolby Atmos proporcionando experiências sensacionais. Com os headsets gamers, muitos deles capazes de entregar som Surround 7.1, é possível se sentir dentro de uma outra realidade, realmente. 

No entanto, da mesma forma que ocorre com os seus olhos, os seus ouvidos funcionarão muito melhor caso não precisem “trabalhar” de forma extenuante. Igualmente, é preciso evitar danos irreversíveis. Dessa forma, ajuste o seu controle de volume de forma que os ruídos importantes mais sutis possam ser ouvidos, mas não deixe tão alto que os sons mais altos se tornem desconfortáveis.

 

 

Durma, movimente-se, coma bem

 

É fácil ficar “preso” no jogo, todos sabemos. Porém, fazer intervalos é muito importante para a saúde. Passar alguns minutos em pé pode evitar diversos tipos de problema, e você pode fazer isso mesmo enquanto joga. 

 

Para ficar ainda mais preparado para aguentar a maratona gamer, fazer um alongamento antes de começar a jogar pode fazer toda a diferença. Isso inclui alguns exercícios ergonômicos simples para as mãos, dedos e punhos, que tendem a sofrer lesões por esforço repetitivo.

 

Além disso, dê uma atenção especial à alimentação e não se esqueça de fazer pausas para comer. Uma dieta balanceada pode até ajudar na performance da jogatina, já que alguns alimentos são capazes de melhorar a capacidade de foco e de concentração. Evite comer alimentos muito gordurosos ou com muito açúcar, pois isso pode aumentar os prejuízos para nosso corpo. 

 

Também não se esqueça de ter boas noites de sono antes da maratona gamer. Muitas vezes perdemos a hora de parar de jogar. Mas esse é outro fator que pode te prejudicar muito, e não apenas na saúde física a longo prazo: a sua disposição e concentração sofrerão logo no dia seguinte se você dormir por poucas horas.

 

Agora que você já sabe tudo que é preciso ser levado em consideração para garantir que a sua maratona gamer só trará diversão, basta partir para o ataque. Mas antes, conte para a gente nos comentários qual título você pretende jogar!

 

Nos siga também no Instagram e Facebook!